Quais foram os 5 primeiros filmes lançados pela Disney?
Menu & Busca
Quais foram os 5 primeiros filmes lançados pela Disney?

Quais foram os 5 primeiros filmes lançados pela Disney?

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Quais foram os 5 primeiros filmes lançados pela Disney?

A Disney é uma das maiores organizações hoje em dia, apenas em 2020 seu valor líquido era de mais de 201 bilhões de dólares. Com o lançamento de sua própria plataforma de streaming em 2019, agora é possível ver toda sua coletânea em um só lugar, das obras mais novas, como o filme solo da Viúva Negra, até os clássicos queridos por todos, como os filmes das famosas princesas. Todos esses trabalhos só foram possíveis por que nas primeiras décadas dos anos 1900, Walt Disney publicou suas primeiras obras. Conheça, a seguir, os 5 primeiros filmes lançados pela Disney e se encante com esse maravilhoso mundo!

Os 5 primeiros filmes de Walt Disney e sua equipe

1. Bambi

 Cartaz promocional de Bambi, o quinto filme lançado pela Disney.
 Cartaz promocional de Bambi, o quinto filme lançado pela Disney. | Foto: Reprodução.

O primeiro da lista é Bambi, é o quinto filme e foi lançado em 1942, baseado no romance Bambi, A Life in the Woods, escrito por Felix Salten. No longa-metragem acompanhamos a vida de Bambi, um cervo filhote conhecido como “O Príncipe da Floresta”, por ser o filho do cervo mais respeitado da região. Após a morte de sua mãe (algo corriqueiro quando tratamos de filmes da Disney), Bambi precisa aprender a viver com seus amigos e ajuda de seu pai. Em 2008, o jornal britânico Daily Mail fez uma pesquisa de quais filmes mais fizeram o público chorar, e Bambi liderava a lista.

2. Dumbo

Bambi, uma das maiores animações do estúdio.
Bambi, uma das maiores animações do estúdio. | Foto: Reprodução.

O segundo da lista é Dumbo, quarto filme da produtora e seu lançamento ocorreu em 1941, e é uma adaptação do livro infantil Dumbo, The Flying Elephant, de Helen Aberson. Feito para recuperar as despesas gastas nos filmes anteriores que não conseguiram lucrar o suficiente, Walt Disney ordenou que sua produção fosse a mais simples possível, por isso não apresenta nenhuma melhora técnica e é um dos mais curtos , com apenas 64 minutos de duração. Felizmente, o plano deu certo e Dumbo conseguiu reerguer a empresa. A história é sobre Dumbo, um elefante de circo conhecido por suas enormes orelhas. Após ser ridicularizado por sua diferença, ele descobre que graças a ela ele é capaz de voar, e recebe o apoio de sua mãe e seu único amigo, o ratinho Timothy.

3. Fantasia

Fantasia é o primeiro longa-metragem com Mickey, símbolo da Disney.
Fantasia é o primeiro longa-metragem com Mickey, símbolo da Disney. | Foto: Reprodução.

O terceiro da lista é também o terceiro da companhia, o famoso Fantasia, lançado em 1940. O filme consiste de 8 segmentos juntos: Tocata e Fuga em Ré Menor, Suíte Quebra Nozes, O Aprendiz de Feiticeiro (onde temos a aparição do famoso Mickey feiticeiro), Sagração da Primavera, Sinfonia Pastoral, Dança das Horas, Uma Noite no Monte Calvo e Ave Maria. Depois de tentativas frustradas para criar uma continuação que fizesse jus ao filme, o sobrinho de Walt Disney, Roy E. Disney, lançou em 1999 a sequência Fantasia 2000.

4. Pinóquio

Cartaz promocional de Pinóquio.
Cartaz promocional de Pinóquio. | Foto: Reprodução.

O quarto filme da lista é Pinóquio, segundo filme da Disney. Lançado em 1940 como o Fantasia, ele é adaptação de um romance italiano Le avventure di Pinocchio,do escritor Carlo Collodi. A história traz Geppetto, um carpinteiro que sempre quis ter um filho. Um dia, após esculpir um boneco de madeira, a Fada Azul traz ele a vida e lhe diz que se tornaria um menino de verdade se fosse corajoso, altruísta, sincero e leal a Geppetto, e também lhe apresenta o Grilo Falante, responsável por guiá-lo nessa jornada e ser sua consciência, e durante a trama acompanhamos a série de acontecimentos que colocam a prova todos esses valores passados pela Fada Azul.

5- Branca de Neve.

Branca de Neve e os Sete Anões é a obra-prima de Walt Disney e sua equipe.
Branca de Neve e os Sete Anões é a obra-prima de Walt Disney e sua equipe. | Foto: Reprodução.

O último filme da lista é o primeiro longa-metragem da Disney. Branca de Neve é a pioneira de tudo que conhecemos tanto das princesas quanto do resto das obras. O filme foi lançado em 1937 e é uma adaptação do conto dos Irmãos Grimm Branca de Neve

Arrecadou 8 milhões de dólares em bilheterias mundialmente, e por um tempo carregou o título de maior bilheteria em um filme sonoro. Além disso, foi o primeiro longa-metragem de animação totalmente colorido, não só da Disney, mas do mundo todo, e marcou o início das animações no cinema, e em 1989 foi escolhido pela National Film Registry para ser preservado na Biblioteca do Congresso, considerado um filme “culturalmente, historicamente e esteticamente importante”.  A clássica história traz Branca de Neve, uma jovem princesa considerada ser a mais bela do reino. Por inveja de sua madrasta, a Rainha Má, ela foge e se refugia na casa de sete anões, que a abrigam e apesar de terem desconfiança no começo, gostam dela. Após morder uma maçã envenenada, Branca de Neve cai em um sono profundo, sendo acordada apenas com o beijo de amor verdadeiro de seu príncipe.

________________________________________________________

Por Fernanda de Andrade Silva – Fala! Cásper

Tags mais acessadas