Conheça as 10 doenças mais letais de todo o mundo
Menu & Busca
Conheça as 10 doenças mais letais de todo o mundo

Conheça as 10 doenças mais letais de todo o mundo

Home > Lifestyle > Saúde > Conheça as 10 doenças mais letais de todo o mundo

Em meio a uma persistente pandemia de Covid-19, uma das doenças mais letais na atualidade, que se estende desde meados de 2019, é possível que a percepção acerca da vida e sua fragilidade se torne uma constante em muitas cabeças. A gente não costuma pensar a respeito da morte até que ela aja sobre um dos nossos ou que tenhamos que nos deparar com ela. Contudo, apesar do Coronavírus, o planeta Terra, em sua trajetória, já se deparou com outras epidemias e pandemias que acometeram muitas vidas em diferentes períodos da história humana.

Além do novo coronavírus, conheça outras doenças letais na história da humanidade.
Além do novo coronavírus, conheça outras doenças letais na história da humanidade. | Foto: Reprodução.

Algumas doenças foram listadas como letais a partir do número de mortes que causaram, segundo os sites Geobites e academiamedica.com.br, que apontam as 10 principais doenças causadoras de morte na história. Devido ao desconhecimento da ciência médica sobre muitas dessas doenças na época, muitas pessoas vieram a óbito até a descoberta de medicações e tratamentos eficazes no combate ou mesmo na erradicação de algumas delas.

As 10 doenças mais letais na história da humanidade

10º lugar – Varíola

Em décimo lugar, a Varíola surge como uma das doenças mais letais, totalizando uma atuação agressiva que levou à morte mais de centena de milhares de pessoas por mais de 10.000 anos em momentos distintos da história. Hoje, felizmente, ela foi erradicada, embora existam algumas amostras guardadas em laboratórios pelo mundo como aparato militar, no caso de haver guerras químicas e biológicas.

9º lugar – AVC

Acidentes Vasculares Encefálicos (vulgo Acidente Vascular Cerebral – AVC ou Derrame Cerebral) promovem um alto índice de mortalidade em todo o mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, a média anual de mortes por AVC gira em torno de 140.000.

8º lugar – Sarampo

Na década de 1980, antes das campanhas intensivas de vacinação empreendidas pelo Governo Federal a partir de 1990, a taxa mundial anual de mortalidade por sarampo era de 2,6 milhões. Já no ano de 2011, o índice apontava 150.000 óbitos por ano.

7º lugar – Malária

Transmitida através do mosquito, a Malária acomete de 300 a 500 milhões todos os anos. Cerca de 1 milhão de pessoas vêm a óbito anualmente, sendo assim, a doença está entre as mais letais na história da humanidade.

6º lugar – Tuberculose

A Tuberculose, apesar do avanço da ciência e da descoberta de tratamento, prossegue como uma das doenças letais e que mais ceifam vidas.  No ano de 2021, mais 8,5 milhões de casos foram notificados em todo mundo, resultando em 1,3 milhões de vidas perdidas.

5º lugar – AIDS

Identificada na década de 1980, a AIDS foi responsável pela morte de milhões de pessoas até a descoberta da medicação antirretroviral. Atualmente, apesar dos investimentos em campanhas de conscientização e do emprego de medicação adequada, são mais de 35 milhões de infectados e 1,5 milhões de mortos anualmente em razão das condições associadas à síndrome da imunodeficiência adquirida.

4º lugar – Tifo

O Tifo (ou Febre Tifóide) já matou cerca de 3 milhões de russos no início do século XX e, segundo a OMS, ela ainda acomete 0,2 pessoas por milhão de habitantes no mundo anualmente.

3º lugar – Câncer

O Câncer mata aproximadamente 7,6 milhões de pessoas todos os anos no mundo. Ainda não há uma cura definitiva para essa doença, apenas tratamentos que ajudam a combater e evitar que novos tumores cancerígenos surjam.

2º lugar – Peste Negra

A Peste Negra explodiu no século XIV, no continente europeu e, no decorrer de 5 anos, matou aproximadamente 20 milhões de pessoas, dizimando cerca de 1/3 do continente. Em outros momentos da história e em diferentes regiões do planeta ela ainda ressurgiu outras vezes.

1º lugar – Gripe Espanhola

A pandemia da Gripe Espanhola ocorreu entre os anos de 1918 e 1919 e matou algo em torno de 100 milhões de pessoas, nem mesmo a Primeira Grande Guerra Mundial a superou em número de mortes. Sendo assim, ela está em primeiro lugar entre as doenças mais letais do mundo.

___________________________________________________________

Por Tassia Malena Leal Costa – Fala! Universidade Federal do Amapá

Tags mais acessadas