sábado, 20 abril, 24
HomeCulturaQuais opções de intercâmbio são oferecidas pela sua universidade?

Quais opções de intercâmbio são oferecidas pela sua universidade?

O intercâmbio estudantil vem sendo muito comum durante a graduação e os universitários podem ter uma experiência acadêmica em instituições de outros países, sendo capazes de melhorar o idioma, conhecer novas culturas, fazer novas amizades e até melhorar o currículo, uma vez que, quem tem experiência desse porte, de imediato, sai na frente dos concorrentes.

Portanto, é importante ficar atento se a sua universidade oferece esse tipo de programa. Se ela oferecer, é necessário que o estudante vá ao departamento dela, que é responsável por esses acordos. Em algumas universidades se chama “Departamento de Mobilidade Acadêmica” e em outras “Departamento de Relações Internacionais”.

Intercâmbio
Oportunidades de intercâmbio podem ser conquistadas por meio de programas das universidades. | Foto: Reprodução

Intercâmbio na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) – universidade que possui convênios formais com várias instituições estrangeiras, distribuídas por diversos países – os intercâmbios na graduação são organizados pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) que é responsável desde a orientação de estudantes e professores, que buscam informações sobre as opções e procedimentos necessários para estudar no exterior, até a coordenação do trabalho de elaboração de acordos internacionais.

Então, sempre que o estudante tiver dúvidas que não tenham sido elucidadas após a leitura dos editais e for autenticar históricos escolares traduzidos para o inglês, procurar a DRI é a melhor alternativa.

Lembrando que nem todos podem participar do programa de mobilidade estudantil e, para serem aceitos, precisam seguir alguns pré-requisitos como: estar regularmente matriculado em curso de Graduação da UFPE ; ter integralizado os componentes curriculares obrigatórios previstos de serem cursados no primeiro ano do curso ao qual está vinculado, conforme perfil curricular registrado no sistema de gestão acadêmica vigente; apresentar o desempenho acadêmico exigido pelo programa do qual pretenda participar; possuir plano de estudo e/ou estágio previamente aprovado pela Coordenação do Curso; apresentar comprovação de proficiência na língua estrangeira, caso solicitado pelo programa do qual pretende participar.

Os tipos de mobilidade existentes podem ser por meio de bolsas de estudo, utilizando-se de um auxílio financeiro, com valor variável, a fim de auxiliar o aluno a cobrir gastos como passagem, alojamento, alimentação, locomoção e/ou taxas acadêmicas durante seu período de intercâmbio. E através do Programa de Mobilidade Internacional (PMI), que não prevê nenhum tipo de auxílio financeiro ao estudante, que terá que arcar com todos os custos do período de estudos no exterior. Além disso, os estudantes também podem participar de intercâmbio internacional por meio de Projetos Bilaterais, que são coordenados por professores pesquisadores da UFPE.

intercâmbio UFPE
Alunos da UFPE em Projeto Bilateral. | Foto: Reprodução

O intercâmbio só pode ter duração máxima de quatro semestres letivos, não podendo ser prolongado sob nenhuma hipótese.

Após todos esses procedimentos e depois de ser aprovado em sua universidade de interesse, o estudante passa a desfrutar de uma incrível experiência intercultural, inserindo-se em um novo ambiente acadêmico, com sistemas e métodos diferentes, convivendo com outras realidades e culturas durante determinado período de sua vida universitária. Assim, ao retornar à universidade, traz consigo novas experiências e perspectivas que enriquecem o campus dentro e fora das salas de aulas e expandem as suas possibilidades tanto na vida pessoal e acadêmica quanto na carreira profissional.

____________________________________
Por Camilla Peixoto – Fala! Universidade Federal de Pernambuco