Programa de futebol feminino: A vez delas
Menu & Busca
Programa de futebol feminino: A vez delas

Programa de futebol feminino: A vez delas

Home > Notícias > Esporte > Programa de futebol feminino: A vez delas

Projeto idealizado exclusivamente para meninas é gratuito e aberto para todas

Programa social de futebol feminino
Programa social de futebol feminino. | Foto: Reprodução.

Com o objetivo de atender a necessidade de meninas que também queriam ter um espaço para jogar futebol, surge, em 2015, a ACAFF, Academia de Futebol Feminino.

Inicialmente com 15 meninas, o projeto em parceria com a Secretaria de Esporte de São Bernardo do Campo, atende nos dias de hoje mais de 200 meninas. Sem nenhuma seleção física ou pagamento de mensalidade, o projeto é aberto para qualquer menina, com idade mínima de 7 anos, interessada em aprender e praticar a arte do futebol.

No início, o interesse das meninas era em participar de campeonatos. Porém, o professor e idealizador do projeto, Isaque Guimarães, 31, quis explorar uma iniciativa diferente, com foco na técnica que era pouco ensinada no futebol feminino.

Eu pensei: vamos começar do zero, fazer com elas o que tem muito no masculino e nada no feminino. Assim, eu comecei a desenhar um projeto de treinamento voltado só para as meninas.

Conta o professor

Nos dias de hoje, após estabelecer uma base técnica para as meninas, o projeto conta com diferentes campeonatos internos e externos. Os times sub-14 e sub-17 participam da Copa LIESP, assim como algumas categorias chegam a disputar também o Campeonato Paulista.

Para as mais novas, há a Copa Kids, idealizada pela própria Secretaria do Esporte. Dessa forma, são encontrados diversos talentos, que acabam conquistando espaço em times profissionais e até mesmo oportunidades internacionais.

A ACAFF, por sua vez, busca não enfatizar demais as conquistas pessoais e muito menos incentivar competitividade entre as meninas.

“Não fazemos propaganda em cima das meninas que conquistaram esses objetivos justamente para mostrar para as outras que existe espaço para todas aqui, independente de qual o objetivo delas”, afirma Isaque.

O principal objetivo é proporcionar um momento de lazer e mostrar para as meninas que elas são capazes de muito mais do que imaginam.

______________________________________
Por Bianca Antunes – Fala! Mack

Tags mais acessadas