Produtividade no trabalho: O que é e como ser
Menu & Busca
Como ser mais produtivo no trabalho? Saiba mais

Como ser mais produtivo no trabalho? Saiba mais

Home > Notícias > Mercado > Como ser mais produtivo no trabalho? Saiba mais

A produtividade é alvo de busca constante por parte das empresas e de seus colaboradores, pois ela aumenta a capacidade de entrega de resultados e traz vantagens para todos os envolvidos. No entanto, muitos têm uma ideia deturpada sobre o que significa  produtividade no trabalho.

produtividade no trabalho
Descubra como ter produtividade no trabalho. | Foto: Unsplash.

Neste artigo, vamos te explicar melhor o que é produtividade no trabalho e quais os benefícios da produtividade para o colaborador. Além do mais, daremos dicas importantes de como aumentar a produtividade e produzir com qualidade. Fique com a gente e saiba mais sobre produtividade.

O que é produtividade no trabalho? 

Se formos ao dicionário Michaelis, encontramos que a definição de produtividade no trabalho é o quociente da produção pelo tempo utilizado para obtê-la. Apesar de ser a ideia dominante no imaginário popular, esta é uma definição bastante rasa sobre o que realmente é produtividade.

Calcular a produtividade através da relação quantidade de resultados entregues e tempo gasto faz todo sentido quando falamos das linhas de produção do século XX. Assim, montadoras e indústrias viam quão produtivo seus funcionários eram, por quantos produtos eles produziam em um dia de trabalho.

No entanto, essa definição não se aplica a todas as situações e a todos os tipos de ofícios. Para explicar melhor, podemos dizer que a produtividade está ligada com a capacidade de otimizar a entrega de resultados satisfatórios. Sendo assim, a quantidade não é o parâmetro principal para medi-la.

Pense, por exemplo, nas cadeias de fast-food. Elas produzem milhares de alimentos em poucas horas se compararmos aos restaurantes tradicionais. Isso significaria que as equipes deles têm mais produtividade que a dos outros estabelecimentos? Não necessariamente.

É preciso compreender que o modelo de negócio e, principalmente, a proposta de valor de cada um dos restaurantes são diferentes. Portanto, para mensurar a produtividade, é necessário compreender também esse contexto. Não adianta produzir mais se isso fere o valor do seu produto final.

Em suma, o que se entende é que ser produtivo está além de fazer as coisas no menor tempo possível. Na verdade, pode-se dizer que a produtividade está distante disso. Ser produtivo significa produzir resultados com qualidade e valor agregado em um tempo hábil.

Quais os benefícios da produtividade no trabalho

A cobrança de muitas empresas para a produtividade dos funcionários não se dá por acaso. Existem muitos benefícios em manter a equipe dando seu máximo na conclusão das tarefas, como, por exemplo, a entrega de um maior número de resultados de alta qualidade.

No entanto, engana-se quem acredita que os benefícios da produtividade se restringem apenas aos contratantes. Os colaboradores também colhem as vantagens de serem mais produtivos. Fique ligado, pois vamos te contar as duas principais vantagens de cultivar a produtividade. Veja a seguir.

Diferencial competitivo

Esta talvez seja a grande vantagem de ser um profissional produtivo. Como você consegue otimizar a sua entrega de resultados, sem prejudicar a qualidade dos mesmos, isso vira um diferencial ante seus colegas ou concorrentes que têm baixa produtividade. 

Ao se destacar na equipe e agregar valor ao seu trabalho, você pode ter mais chances de ser promovido ou passar ileso em uma demissão em massa. No caso dos trabalhadores autônomos e empreendedores, a produtividade também é percebida como um diferencial pelos seus clientes.

Maior capacidade de gestão do seus horário

Uma situação muito comum é irmos jogando atividades para adiante quando não conseguimos realizá-las no momento devido. Isso é uma atitude não recomendada, pois pode gerar sobrecarga em outro momento e baixa produtividade. 

Ao conseguir manter a produtividade, é natural que você entregue seus resultados sem necessidade de postergar ou ultrapassar o horário de trabalho. Dessa forma, você ganha uma maior autonomia para organizar seu tempo e fazer as coisas que gosta – logo, sua produtividade é melhor. 

O que fazer para aumentar a produtividade?

Com os benefícios apresentados no tópico acima, é evidente o porquê muitos profissionais desejam alcançar a produtividade no trabalho. Para te ajudar com isso, vamos te passar algumas dicas interessantes e bastantes úteis de como ser mais produtivo no trabalho.

Planeje seu dia de trabalho com antecedência

Esse é o passo inicial na conquista da produtividade no trabalho. Você deve esquematizar o cronograma dos seus dias de trabalho com antecedência, deixando listados de maneira evidente quais são os eventos que ocorrerão e seus respectivos horários.

Parece uma tarefa fácil, mas ela é ignorada por muitos. Saber o que vai acontecer no seu dia ajuda a manter o foco na conclusão das coisas importantes e a não atrasar compromissos. Por isso, tenha sempre em mãos informações sobre reuniões, entrega de resultados, entre outras coisas – assim você conseguirá aumentar sua produtividade no trabalho. 

Para fazer essa esquematização das atividades do dia, tradicionalmente, usamos a agenda de papel. Porém, nos dias atuais, há ferramentas digitais que desempenham este papel. Uma boa opção é o Google Agenda, nele é possível agendar eventos e ainda programar alertas.

Controle as tarefas que está fazendo

Nas nossas vidas laborais, muitas vezes, somos responsáveis por diversas ações, esquecer de alguma pode acontecer. No entanto, se você faz o controle das atividades que está fazendo, o risco de atrasar alguma por esquecimento ou procrastinação – o que só diminui sua produtividade – é menor.

A dica é que se tenha a lista atualizada das tarefas e processos pelo qual você é responsável no seu trabalho. Com ela em mãos, identifique quais são as prioridades, quais estão em andamento, quais ainda não foram iniciadas, quais os prazos e outras informações importantes – a organização é a chave da produtividade. 

Essa dica para aumentar a produtividade pode ser realizada através da metodologia kanban. Esse método de organização japonês ajuda no controle das tarefas executadas por uma equipe ou profissional. Para isso, usam-se cartões contendo informações sobre os processos e sinalização de prioridade.

Tradicionalmente, o método é aplicado por meio de bilhetes coloridos em um quadro branco. Contudo, a plataforma digital Trello é inspirada na metodologia e utiliza dos mesmos princípios. Ela funciona como um grande quadro virtual onde é possível colocar cartões que representam as tarefas.

Mantenha o foco

Outro ponto crucial na manutenção da produtividade no trabalho é o foco. Atualmente existem diversos pontos que tiram nossa atenção no que está sendo executado, talvez o maior deles seja o smartphone, que está sempre em nossas mãos e elimina boa parte da produtividade de muitos. 

Por isso, é interessante controlar o tempo de uso do celular durante o trabalho como forma de manter a produtividade. Pense quantas horas você perde por dia dando aquela conferida básica no feed do Instagram. Uma dica para evitar essas distrações é desativar notificações ou mesmo manter o telefone distante para não atrapalhar sua produtividade.

Tenha uma rotina saudável e produtiva

A produtividade no trabalho está muito além do uso de aplicativos e da organização do tempo, a sua rotina diária também influencia no seu rendimento e produtividade. Um dos pontos principais em como ser mais produtivo no trabalho está na forma com que você vive sua vida.

Busque realizar exercícios regularmente, não precisa ser nada muito pesado, apenas movimente seu corpo – 15 minutos por dia já é capaz de transformar sua produtividade. Preste atenção na sua rotina de sono e nos alimentos que você come, ademais, permita-se ter momentos de descanso e autocuidado para potencializar ainda mais a sua produtividade. 

A produtividade no trabalho está diretamente ligada à sua saúde mental e física. De nada adianta, controlar suas tarefas, organizar seu tempo e agendar os eventos, se você não está bem. Se seu corpo está descarregado fica mais difícil manter o foco na entrega de resultados – ou seja, na produtividade. 

Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre como manter a produtividade no trabalho.

______________________________
Por Jefferson Ricardo – Fala! UFPE

Tags mais acessadas