quinta-feira, 2 maio, 24
HomeMercadoConfira dicas para organizar seu tempo de estudos

Confira dicas para organizar seu tempo de estudos

O momento dos estudos é sempre um momento tenso para qualquer universitário. No entanto, ainda há uma esperança: é possível sim organizar e manter um bom desempenho nos estudos. Separamos algumas dicas fundamentais para quem quer começar esse processo. Confira:

Organize seus horários e monte um calendário

Para aqueles que ainda não possuem horários fixos de estudo, o primeiro passo é descobrir qual é o seu tempo disponível para os estudos e quais os horários em que você necessita incluir outras atividades. Vale lembrar que nesse tópico você também deve pensar que você deverá renunciar algumas horas que antes eram “livres” para dar atenção aos estudos.

Para quem é adepto às planilhas, elas podem ajudar com essa organização, existem até mesmo modelos de planilhas na internet já prontos para baixar. Mas caso você não seja essa pessoa, basta comprar uma agenda e canetas coloridas para te dar aquela vontade de escrever seus compromissos e horários na hora de organizar os estudos.

Escolha um bom local de estudo

Definir um bom local para os estudos é essencial para garantir que você irá produzir. Uma sala silenciosa, com poucos pontos de distração pode ser uma boa opção, no entanto, cada pessoa se concentra de formas diferentes. O mais importante é manter seu material acessível para evitar qualquer tipo de estresse e ansiedade por ter que procurar por itens ou buscá-los pela casa e garantir que você não será interrompido durante seu momento de foco nos estudos.

Divida suas tarefas e divida o que é relevante

É importante ter em mente que embora você queira estudar o máximo de todas as disciplinas, nem todas se enquadram nas prioridades do momento. Por isso adquira o hábito de começar os estudos sempre pela matéria mais complicada, deste modo, seu esforço te ajudará a estar mais ativo para as próximas atividades.

Use todo o tempo disponível

Muitas pessoas pensam que os momentos de estudo é apenas aquele em que estamos tranquilos em casa ou em alguma biblioteca, porém, você também pode aproveitar momentos da caminhada, do cabeleireiro, da ida e volta do trabalho e faculdade para ler livros e textos. Desta maneira, os estudos posteriores sobre essa disciplina ficará de algum modo “adiantada”.