Parar de ingerir fontes de gordura na alimentação para emagrecer é um mito. Sem contar que o macronutriente é essencial para diversas funções vitais e para o bom funcionamento do organismo. Entretanto, é preciso ter muita cautela para escolher os alimentos certos!
![Preciso mesmo parar de consumir gordura para emagrecer?](https://cdn.falauniversidades.com.br/wp-content/uploads/2020/06/03222507/gordura-emagrecer-1.jpg)
Em prescrições mais tradicionais, o indicado é ingerir mais carboidrato, uma quantidade média de proteína e pouca quantidade de gordura. Mas já é comprovado cientificamente que não precisa ser assim: diversos protocolos, por exemplo a dieta cetogênica, podem ser capazes de curar doenças e auxiliar um emagrecimento saudável e duradouro.
A dieta cetogênica tem uma pirâmide alimentar diferente: o consumo de gordura é maior, o de proteínas é médio e o de carboidratos é baixíssimo. Isso acontece porque, sem carboidratos, o organismo passa a “quebrar”, além da gordura advinda dos alimentos, aquela que já está acumulada no corpo.
Quais fontes de gordura posso consumir?
Fuja da gordura trans artificial encontrada em produtos industrializados. A mais “natural”, oriunda de produtos lácteos com baixo teor de gordura e de carnes magras, não é tão prejudiciais à saúde se consumida com moderação.
![Preciso mesmo parar de consumir gordura para emagrecer?](https://cdn.falauniversidades.com.br/wp-content/uploads/2020/04/01165129/vitamina-B-avocado.jpg)
Opte pelas gorduras insaturadas, as chamadas “gorduras boas”. Algumas fontes são: abacate, oleaginosas, azeite de oliva extra-virgem, peixes como o salmão e ovos.
Referências: “Dieta cetogênica: como colocar em prática?” – Revista Brasileira de Nutrição Funcional.