Com a diversidade de redes sociais que estão surgindo e ocupando cada vez mais a rotina das pessoas, há quem ainda não entenda porque ter um site. Atualmente, mesmo com outras redes sociais com mais engajamento e ferramentas de marketing, empresas de grande sucesso optam por ter site próprio, com isso, pode-se perceber a importância de um site para a empresa.
Se você é dono de uma empresa e ainda não criou seu próprio site, você está perdendo tempo e dinheiro. Antes que surjam na sua cabeça argumentos que invalidam a criação do seu próprio site, como: “minha empresa ainda é pequena e local”, “já tenho páginas em outras redes sociais, por que ter um site é importante?”, é necessário que você entenda que a criação do site é uma estratégia de marketing.
Você pode estar se perguntando como a criação de um site é uma estratégia de marketing. Neste post, vamos responder por que ter um site e como essa ferramenta pode alavancar a sua marca e/ou empresa. Boa leitura!
Para que serve um site?
Antigamente, era comum usarmos sites somente para vendas. Realmente, essa é uma das funções possíveis para você utilizar seu site, mas com o avanço das estratégias de marketing, essa não é mais a única função possível para o seu site. O site pode ser utilizado para atrair novos clientes, ser um portfólio dos seus trabalhos e uma ótima maneira de se relacionar com sua audiência.
As ferramentas do Google atreladas às do marketing também irão te ajudar a alavancar a sua empresa, uma vez que uma pesquisa realizada por base de palavras-chave pode dar “match” com as informações do seu site e atingir novos clientes. Ter um site próprio é sinônimo de profissionalismo para o cliente que está conhecendo a marca/empresa.
Quer fazer um site para a empresa? Então, antes de você entender alguns motivos de porque ter um site, é importante que você tenha em mente que o site não anula as outras plataformas de conteúdo digital, elas são complementares como ferramentas de marketing e, dessa forma, o segredo é a constância.
12 motivos para criar um site para sua empresa
1. Aumenta a chance da sua marca ser encontrada
Sua empresa precisa ser encontrada para poder crescer. Seu produto pode ter uma qualidade impecável e o atendimento da sua marca pode ser perfeito, então, atingir o maior número de pessoas possível é encontrar esse reconhecimento.
Sabemos que nem sempre é tarefa simples alcançar o nível de reconhecimento que se deseja em um curto período de tempo. Mas com as ferramentas certas como aliadas, esse processo pode ficar um pouco mais rápido. Um exemplo de ferramenta de marketing que ajuda nisso é ter um site bem estruturado e que otimize as respostas em sites de pesquisa, como o Google.
2. Ganhar autoridade no seu nicho
Ter um site, além de passar profissionalismo, como já dito antes, aumenta a chance de conquistar autoridade no mercado. Isso porque se um cliente busca uma solução na internet e encontra um site que transmite autoridade no que está sendo dito, e para somar encontra exemplos de sucesso, é muito provável que você passe na frente dos possíveis concorrentes que não utilizam essa ferramenta.
3. Ótima chance de expandir sua empresa
O site utilizado como ferramenta de marketing é uma maneira muito eficiente de fazer sua marca expandir. Se você está se perguntando como isso acontece, é simples: o site, na maioria das vezes, é a primeira plataforma de contato com futuros clientes. Com isso, os clientes estão conhecendo a marca sem que você precise buscá-los com ações mais diretas.
4. Melhorar o relacionamento com o cliente
Desde que a internet dominou o cotidiano, a forma de se relacionar com o cliente e a maneira que as pessoas consomem se alteraram drasticamente. Agora, com o avanço das estratégias de marketing, é possível que os clientes pesquisem mais sobre a sua empresa antes de concluir uma compra de produto ou serviço no site da sua empresa.
Então, é muito importante que se tenha um relacionamento frequente e agradável com o seu público dentro do seu próprio site e, para isso, existem algumas maneiras. Por exemplo, divulgar em uma parte do seu site quais são os problemas frequentes que o público enfrenta, interagir em comentários feitos nas redes sociais e posts, criar uma parte que já responda as dúvidas mais comuns, ter o famoso FAQ (do inglês, Frequently Asked Questions) e ter um chat em tempo real para possíveis dúvidas.
5. Menor custo para encontrar clientes
Como já foi dito anteriormente, qualquer pessoa que busque palavras-chave que se relacionem com seu site tem a chance de encontrá-lo. Toda visita no site pode ser um possível cliente e sua marca conquistou-os sem gastar uma grande quantidade de dinheiro, isso, a um ritmo de longo prazo, pode ser um ótimo negócio para a sua empresa. Sem contar que criar um site é uma das ferramentas de divulgação utilizadas pelo marketing que menos te custará.
Dependendo da plataforma escolhida, a elaboração desse site pode ser até mesmo gratuita. Caso você tenha que investir uma quantia para adquirir ferramentas que otimizam ainda mais o processo, ela te dará um bom retorno, uma vez que você não estará mais se limitando a barreiras geográficas e sim expondo sua empresa para um público bem maior e de regiões diversas.
6. Aumento das vendas
Quando sua empresa sai do mercado local e se expande para um mercado mais amplo, como através de um site de lojas virtuais, o alcance e retorno em vendas se tornam ainda maiores. Somado a esse ganho de faturamento, também ocorre um fortalecimento do nome da empresa em diversas outras partes que antes não eram atingidas pela marca.
7. Complemento com as redes sociais
É muito importante que a sua empresa saiba utilizar as ferramentas de marketing e redes sociais a seu favor. Juntamente com o marketing bem feito, as redes sociais podem fazer o papel de “vitrine” da sua marca, e o site é o lugar no qual o cliente irá conhecer mais a fundo sua empresa e ter contato com o que busca.
Dica: use e abuse do marketing em redes sociais e no seu site, tenha um perfil limpo, organizado e que chame a atenção do consumidor para que ele vá atrás daquele produto. Com isso, também fica mais fácil fidelizar clientes.
8. Conhecimento dos dados mais a fundo
Diversas plataformas de criação de sites disponibilizam algoritmos e outros dados de pessoas que visitaram seu site. Esses dados podem ser utilizados com o intuito de conhecer melhor o público que visita o seu site. Descobrindo de onde os seus consumidores vêm, em qual link eles clicaram para chegar até seu site, em que momento da compra/busca eles gastam mais tempo e quando há desistência, fica mais fácil de compreender quais os segmentos mais acessados e os produtos mais procurados.
9. Tenha sua empresa trabalhando 24 horas para você
A criação de um site possibilita a vantagem de ter sua empresa trabalhando para você todas as horas do dia, em todos os dias da semana. Isso porque a qualquer momento seu site estará disponível para futuros clientes. Esse bônus para a empresa também permite que você monte um horário de trabalho personalizado.
10. Um aliado: marketing de conteúdo
Provavelmente, quando você iniciou o estudo para abrir a sua própria empresa, você descobriu que existem diversas maneiras de fazer o marketing da mesma. O site chega apenas para somar e aumentar a eficiência desse marketing que já estava planejado.
O marketing de conteúdo é o grande diferencial das empresas, é aquela parte do seu site que você irá dedicar para vender/transmitir um conteúdo sem vendê-lo realmente. Com consumidores que buscam cada vez mais um site que surpreenda, ter anúncios que transmitam algum conhecimento e seja atraente já é um ótimo primeiro passo para conquistar esse comprador.
Mostrar no seu site que você entende do nicho que está atuando fortalece a sua imagem com o consumidor e aumenta a autoridade e confiança da sua marca.
11. Maneira mais fácil de fidelizar clientes
Existe uma outra ferramenta de marketing denominada landing page, também chamada de página de captura. Se essa ferramenta for bem feita e tiver um ponto estratégico no seu site, a sua empresa irá conseguir transmitir uma ótima quantidade de conteúdos educativos e que agregam valor ao cliente por meio de um contato, que normalmente é o e-mail. Tendo o contato daquele público que realmente quer consumir conteúdo da sua marca, fica mais fácil de gerar vendas e fidelizar esse cliente.
12. Competir frente a frente com a concorrência
Os algoritmos de sites de pesquisas são muito democráticos e permitem que empresas de diversos segmentos, tamanhos e estruturas sejam encontradas nas pesquisas do usuário. Você precisa ter em mente que os conteúdos que se destacam nessas plataformas são os mais relevantes e otimizados para SEO. Então, por mais que não seja um caminho fácil, alcançar esse posto de destaque só depende do conteúdo da sua empresa.
Dica bônus
Agora que você já entendeu porque ter um site, compreendeu a importância de um site para empresa, pois ter um site não é mais apenas questão de capricho. Ter um site é um grande passo para se destacar da concorrência. Tenha em mente que é importante que você também mantenha seu site atualizado e sempre gerando conteúdos de qualidade. Lembre-se, também, de que a primeira impressão é a que fica, principalmente nesse meio digital. Com o tempo, se atente a outras ferramentas do marketing que podem ser estudadas mais a fundo para ajudar nesse processo de crescimento.
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Por Letícia Gusman – Fala! Centro Universitário Belas Artes de São Paulo