Conheça as provas de atletismo nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Menu & Busca
Conheça as provas de atletismo nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Conheça as provas de atletismo nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Home > Notícias > Esporte > Conheça as provas de atletismo nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Confira as disputas de atletismo e prepare a torcida

Presente desde o começo das Olimpíadas, o atletismo é uma dos esportes presentes no programa olímpico dos jogos de Tóquio. As provas são as mais variadas, indo desde corridas, saltos, e lançamentos de pesos, permitindo que atletas de diferentes biotipos possam participar. O local onde normalmente são realizadas as provas são os estádios olímpicos, no Rio de Janeiro foi o Estádio Nilton Santos, o Engenhão.

Provas de atletismo nas Olimpíadas

Uma das categorias mais famosas é, sem dúvida, a corrida. Realizadas nas pistas em volta do gramado, as corridas têm diferentes distâncias, indo desde os 100 metros rasos, que premiam o homem e a mulher mais rápidos do mundo, até os 10 mil metros. As provas podem ser rasas (quando não há nenhum tipo de obstáculo), barreiras (que obrigam o participante a pular a barreira) e com obstáculo, que além de saltar, há ainda um fosso com água. 

Bolt
A lenda Usain Bolt ganhou 8 medalhas de ouros e é considerado um dos maiores atletas do atletismo. | Foto: Reprodução. 

As distâncias são de 100, 200, 400, 800, 1500, 5 mil e 10 mil metros rasos, 100 para os homens, 110 para as mulheres, e 400 metros com barreiras e 3 mil com obstáculos. Ainda há os revezamentos de 4×100 m e 4×400 m em que cada um dos atletas corre a distância estipulada e passa o bastão para o corredor seguinte.

Outra corrida muito nobre que é disputada nos jogos é a maratona. A prova tem referência à Batalha de Maratona, ocorrida na Grécia, no ano de 490 a. C., quando um soldado correu 40 km para dar a notícia que as tropas gregas tinham derrotado os persas. Atualmente, a prova tem 42.195 m, os 2 km e 195 m a mais em relação ao percurso do guerreiro grego, foram acrescentados em 1908, quando a Família Real Britânica exigiu que a prova passasse pelo Castelo de Winston. Nas Olimpíadas, a largada é feita nas ruas da cidade, assim como quase todo o percurso, somente o final e a chegada são no estádio, para que o vencedor seja ovacionado pelo público. 

Agora a parte de saltos. São quatro tipos de saltos, dois em altura e dois em distância. O salto em altura é a competição que vê o atleta que pode saltar mais alto sem auxílio. Ele corre fazendo uma parábola e salta passando por cima do sarrafo. O salto com vara segue a mesma ideia, mas agora o esportista corre em linha reta e passa por cima do sarrafo utilizando uma vara. Nos dois casos quem salta mais alto vence.

atletismo olimpíadas
Brasileiro Thiago Braz levou ouro no salto com vara no Rio ao saltar 6,03m. | Foto: Reprodução.

Os saltos em distância são dois tipos, o triplo que o atleta dá três pulos antes de cair na caixa de areia e o de salto único. Nos dois, se o saltador pisa na linha vermelha presente na tábua de impulsão, o salto é invalidado, e o vencedor é quem alcança a maior distância. 

No lançamento e arremesso, quem lançar mais longe é o grande vencedor. São quatro tipos, no arremesso de peso, os atletas lançam uma esfera de chumbo que pesa 4 kg no feminino e 7,26 kg no masculino. O lançamento de dardo é quando os esportistas lançam um objeto com forma de lança, feita de fibra de vidro, fibra de carbono ou aço de 2,7 metros e 800 gramas no masculino e de 2,3 metros e 600 gramas no feminino.

olimpíadas
Croata Sara Kolak ganhou ouro no lançamento de dardo no Rio, com 66,18m. | Foto: Reprodução.

O lançamento de martelo usa uma esfera presa por um cabo e tem os mesmos pesos da esfera usada no arremesso de peso. Por último, no lançamento de disco, é usado um disco de até 22 cm de diâmetro pesando 2 kg para os homens e 1 kg para as mulheres.

Outra prova realizada nas ruas da cidade sede é a marcha atlética. Diferentemente dos outros tipos de corridas, nesta, o atleta, ou melhor marchador, está marchando. O praticante deve ter sempre um dos pés no chão, a perna que dá a passada deve estar reta e, ao desrespeitar essas regras, o marchador pode até ser desclassificado. No feminino, a marcha tem 20 km e no masculino, 20 km e 50 km.

atletismo 2021
Disputa da marcha atlética masculina no Rio 2016. | Foto: Reprodução.

As duas últimas provas do atletismo no programa olímpico são o heptatlo e o decatlo. O primeiro é disputado apenas pelas mulheres e reúne 7 modalidades – 100 m com barreira, lançamento de dardo, lançamento de peso, salto em altura, salto em distância, 200 e 800 m rasos. No masculino, são 10 provas: 100, 400 e 1500 m rasos, salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e 110 metros com barreiras.

atletismo modalidades
Britânica Jessica Ennis ganhou ouro em Londres 2012 e prata no Rio 2016 no heptatlo. | Foto: Reprodução.

__________________________
Por Raul Galetti – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas