Por que a Tailândia é um excelente destino de viagem?
Menu & Busca
Por que a Tailândia é um excelente destino de viagem?

Por que a Tailândia é um excelente destino de viagem?

Home > Lifestyle > Viagens > Por que a Tailândia é um excelente destino de viagem?

Localizada no Sudoeste Asiático, a Tailândia foi o 10º país mais visitado no mundo no ano de 2017 e o mais visitado da região, segundo dados da Organização Mundial de Turismo. Mas, afinal, o que é que atrai turistas de todo o mundo para o país?

Com a extensão um pouco menor que o estado da Bahia, a Tailândia é um destino de viagem que consegue agradar turistas de todos os tipos. Desde aqueles que gostam de imergir na história e cultura do país visitado, até aqueles que buscam passar as férias em uma praia paradisíaca. 

Aspectos culturais e religiosos

Templos budistas

Tailândia
Wat Pra Kaew, o Templo do Buda Esmeralda, localizado dentro do Grande Palácio de Bangkok. | Foto: Willy Thuan.

Apesar de ser um dos únicos países do sudoeste asiático a não possuir uma religião oficial, 95% da população é adepta ao Budismo, e o Monarca do país é obrigado por lei a ser Budista Theravada. Por esse motivo, só em Bangkok há, aproximadamente, mais de 400 templos, desde construções mais simples até estruturas luxuosas que atraem os olhares de turistas. 

Alguns dos templos mais visitados são: 

  • Wat Pra Kaew;
  • Wat Pho, Buda Deitado;
  • Wat Arun, Templo do Amanhecer; 
  • Wat Traimit, Buda de Ouro.

Mercados de Rua

mercados de rua na Tailândia
Maeklong Railway Market. | Foto: Flickr. 

Outro aspecto cultural que encanta os turistas são os mercados de rua espalhados pela capital. Neles, é possível conhecer um pouco mais da culinária local, além ter contato com a dinâmica da população da cidade. Os principais mercados de Bangkok possuem diferenciais que os fazem ainda mais interessantes, como os mercados flutuantes localizados em canais, e o mercado localizado em uma linha de trem ainda ativa. 

Dentre os mercados mais visitados, estão:

  • Damnoen Saduak Floating Market;
  • Talad Rom Hub Railway Market;
  • Khao San Road Night Market.

Luta de Boxe

boxe na Tailândia
Luta de boxe. | Foto: Divulgação/One.

E, para os fãs de esportes, a Tailândia é o lugar perfeito para se ver uma legítima luta de origem milenar: O boxe tailandês, conhecido no Brasil como Muay Thai. O principal esporte do país conta com dois estádios na capital destinados para as disputas do campeonato nacional.

A luta conta com uma série de rituais que marcam sua culturalidade como a saudação antes do combate e a Sarama, música tradicional tocada durante a luta. Os turistas que tiverem interesse em assistir uma luta tailandesa podem procurar os campos e lutas que melhor cabem em seus orçamentos, já que há opções como o Novo Lumpinee Boxing Stadium e o Rajadamnern Boxing Stadium, palcos de lutas de grandes nomes do esporte no país, nos quais os preços dos ingressos podem ser um pouco mais salgados, e lugares como o Estádio do encaixotamento do canal 7, onde é possível assistir às lutas de graça.

Natureza

Outro aspecto que vem atraindo muitos turistas para a Tailândia é sua riqueza natural. O país possui clima tropical e temperaturas quentes em quase todo o ano, o que é um fator positivo para quem deseja conhecer as lindas praias do local e seus parques naturais.

Praias

praias na Tailândia
Bamboo Island (Ko Mai Phai). | Foto: happylanta.com.

Nos anos 2000, Leonardo Dicaprio estreou o filme A Praia, que conta a história de um jovem americano que, de férias na Tailândia, recebe um mapa para um lugar que seria o paraíso na terra. A praia Maya Bay, onde o filme foi gravado, se tornou a praia mais famosa do país e destino favorito dos turistas.

Por esse motivo, em 2018, a praia teve que ser fechada para a visitação devido à necessidade de recuperação ambiental, sendo permitido apenas o passeio a barco. Mas, na Tailândia, há outras praias incríveis, como: Sunrise Beach em Koh Lipe, Bamboo Island em Koh Phi Phi, Hong Beach em Krabi, e muitas outras.

Parques e Santuários

A Tailândia é um destino ideal para quem também gosta de fazer trilhas e caminhadas ao ar livre. No país, é possível conhecer diversos parques nacionais de preservação da floresta tropical e manutenção da fauna local, como o Parque Nacional KhaoYai (Patrimônio da Humanidade pela Unesco), Parque Nacional Pha Taem, Parque Nacional Khao Sam Roi Yot e muitos outros. 

elefantes na Tailândia
Elefantes no Elephant Nature Park. | Foto: Elephant Nature Park.

No país, também há muitos Santuários de Elefantes. Símbolo nacional da Tailândia, os elefantes vêm sendo, há muitos anos, uma das atrações preferidas dos turistas. Por esse motivo, a criação de santuários que promovem a retirada desses animais de situações exploratórias e abusivas é uma ótima opção para quem deseja os conhecer de forma respeitável.

Esses lugares promovem visitações com número limitado de pessoas, nos quais é possível observar os animais em um hábitat o mais natural possível, e até mesmo interagir com eles. Dois santuários muito procurados por turistas são o Elephant Nature Park e o Patara Elephant Park.

Vida Noturna

o que fazer na tailândia
Soi Cowboy. | Foto: Shutterstock.

E para quem gosta de curtir a vida noturna da cidade, Bangkok é um destino que agrada a muitos. Na capital, é possível encontrar ruas com bares, boates e casas noturnas que promovem shows para o público adulto com atrações como o Ping Pong Show e Strip-Tease. Os bairros da cidade mais famosos e frequentados por estrangeiros que procuram diversão são: Patpong, Nana Plaza e Soi Cowboy. Além também das avenidas Royal City e Khao San Road.

Com paisagens dignas de cinema, construções de arquiteturas incríveis, uma história milenar e atrações para todos os gostos, sem dúvidas, a Tailândia é um destino dos sonhos!

__________________________________
Por Maria Luiza Gonçalves Penna Guedes dos Reis – Fala! UFMG

Tags mais acessadas