Quando é o Ano Novo na Tailândia?
Menu & Busca
Quando é o Ano Novo na Tailândia?

Quando é o Ano Novo na Tailândia?

Home > Entretenimento > Cultura > Quando é o Ano Novo na Tailândia?

O Ano Novo tailândes tem o nome de Songkran e é celebrado no dia 13 de Abril, podendo se prolongar até o dia 15. A nomenclatura tem origem sânscrita e significa passo astrológico e transformação. A celebração coincide com muitos calendários do sul e sudeste asiáticos e é relacionada com o calendário solar budista-hinduísta.

standing statue and temples landmark during daytime
Wiang Kum Kam

Devido às correlações de calendários, no mesmo período em algumas partes da Índia também é celebrada a chegada do próximo ano. Marcando a mudança da estação, de acordo com o antigo calendário astrológico indiano, a época chuvosa costuma estar por vir.

o calendário tailandês, ou seja, calendário budista, está 543 anos a frente do ocidental. Então, enquanto nos encontramos em 2019, na Tailândia o ano é 2562. Quanta diferença, não?!

white printer paperr
Agenda

Mas como é comemorado?

É comum que os tailandeses ofereceram pratos de festa para os monges, em sua maioria budistas. Outro ato comum é lavar as estátuas de Buda com água e misturada com jasmim e pétalas de rosas.

Os habitantes molham as pessoas que estão de passagem nas ruas com mangueiras, baldes ou tudo o que estiver servindo para isso. Eles cobrem os passageiros com argila branca e talco, o que significa a renovação (purificação) e uma forma de se livrar das energias ruins juntadas ao longo do ano que termina.

O que os tailandeses fazem nestes dias do ano?

flying blue and green hummingbird

O Songkran lembra as festas de Ano Novo do Ocidente. A ideia é deixar para trás o que não deu certo e renovar esperanças e disposição. É um tempo de viajar, visitar os parentes e amigos queridos, fazer limpeza na casa, organizar o que usa e doar o que não usa e, por último mas não menos importante, orar nos templos budistas. A tradição é a libertação dos  pássaros engaiolados ou dos peixes em cativeiro.

No Brasil…

A data ainda é pouco lembrada. Porém, a cada ano que passa é mais conhecida e comemorada com flores, incensos, cardápios diferentes e pequenos rituais nos restaurantes tailandeses paulistanos.

Por: Izadora Del Bianco (@izadbr)

0 Comentários

Tags mais acessadas