O futebol alemão está de volta: Relembre como está a Bundesliga
Menu & Busca
O futebol alemão está de volta: Relembre como está a Bundesliga

O futebol alemão está de volta: Relembre como está a Bundesliga

Home > Notícias > Esporte > O futebol alemão está de volta: Relembre como está a Bundesliga

Relembre a situação da Bundesliga antes da parada e um breve resumo da rodada 26 que marcou a volta da competição

A bola não rolava nos campos da Alemanha desde o dia 08/03/2020, última rodada da Bundesliga antes da paralisação das competições esportivas por causa da pandemia do Covid-19. De lá pra cá, foram pouco mais de 2 meses sem futebol ao vivo e muitas incertezas sobre o futuro do esporte.

No dia 6 de maio, em uma reunião com ministros federais da Alemanha, a chanceler Angela Merkel aprovou a volta das duas primeiras divisões do campeonato alemão a partir do dia 16. Após a liberação e uma série de protocolos estabelecidos pela Federação Alemã, o campeonato retornou exatamente de onde parou, seguindo os jogos já programados. Vamos relembrar como estava a competição e descobrir como foram os primeiros jogos após a volta do futebol?

Relembre como está a Bundesliga

A Bundesliga foi paralisada com um líder que carrega uma hegemonia de 7 anos no topo do competição, o Bayern de Munique, com 55 pontos e uma vantagem de 4 pontos sobre o segundo colocado, o Borussia Dortmund. A principal surpresa do campeonato nos últimos anos, o RB Leipzig, figurava em terceiro com 1 ponto de diferença para o vice-líder. O Borussia Monchengladbach, muito tradicional na competição, fechava o grupo dos 4 primeiros que se classificam para a Liga dos Campeões, com 49 pontos.

A artilharia da competição é liderada pelo atacante polonês Robert Lewandowski, que balançou as redes 25 vezes para a equipe do Bayern de Munique, seguido por Timo Werner, do RB Leipzig, com 21 gols, e Jadon Sancho, que marcou 14 gols em 24 partidas pelo Borussia Dortmund.

A zona de rebaixamento para a 2.Bundesliga, a segunda divisão do campeonato alemão, tem uma disputa bastante acirrada para as próximas 8 rodadas: Augsburg e Mainz são os primeiros fora da zona da degola, com 27 pontos; Fortuna Düsseldorf é o 16º colocado, com 23 pontos; e figurando na zona de rebaixamento temos Werder Bremen, com 18 pontos, e Paderborn, que acabou de subir da segunda divisão, é o lanterna, com 17 pontos.

A rodada da volta do futebol ao vivo: comemorações inusitadas, vitória do líder e o cometa Haaland brilha mais uma vez

Entre comemorações inusitadas, muitas máscaras e o silêncio ecoando em arquibancadas acostumadas a receber muitos fanáticos por futebol, a volta da Bundesliga teve uma chuva de gols.

No Revierderby, a mãe de todos os clássicos, o Borussia venceu o Schalke 04 por 4×0, com o primeiro gol dessa nova era do futebol marcado por ele, o cometa Haaland, provando que o mundo não mudou tanto assim. Raphael Guerreiro marcou duas vezes para os aurinegros e Thorgan Hazard também deixou o dele com mais uma assistência decisiva de Julian Brandt, provando que o time segue na luta pelo título.

Bundesliga
Comemorações do time Borussia. | Foto: Reprodução

O RB Leipzig tropeçou em casa, amargando um empate contra o Freiburg. Também teve golaço de brasileiro, Matheus Cunha, na vitória por 3×0 do Hertha Berlim sobre o Hoffenheim. O Wolfsburg venceu o Augsburg por 2×1, com direito a gol no finalzinho, pra não faltar emoção. A bola só não balançou na Düsseldorf Arena, onde Fortuna e Paderborn amargaram o empate sem gols.

retorno bundesliga
Bundesliga. | Foto: Getty Images.

No domingo, dia 17, o Colônia recebeu o Mainz 05 e abriu 2×0, mas acabou levando o empate no segundo tempo, dando um pouco mais de alívio para a equipe do Mainz na luta contra o rebaixamento. 

O líder, Bayern de Munique, também entrou em campo no domingo e venceu o Union Berlin por 2×0. No começo da partida, Thomas Müller marcou, mas o VAR invalidou o gol porque o atacante estava impedido. Mas esse gol acabou não fazendo falta, porque, aos 39 minutos, o polonês Robert Lewandowski, artilheiro isolado com 26 gols, marcou de pênalti, cometido por Subotic. No segundo tempo, Pavard ampliou para os bávaros, que seguem na liderança com 58 pontos, mantendo a diferença de quatro pontos para o vice, Dortmund.

Bayern de Munique
Bayern de Munique vence Union Berlin por 2×0. | Foto: Getty Images.

Fechando a rodada, na segunda, dia 28, o Werder Bremen recebeu o Bayer Leverkusen e foi goleado por 4×1, com dois gols de Havertz. A derrota complicou ainda mais a vida dos donos da casa, porque o Werder Bremen mantém a distância de 9 pontos para o Mainz, primeiro colocado fora da zona de rebaixamento, e segue na luta pra tentar permanecer na primeira divisão da Bundesliga.

A bola volta a rolar na Bundesliga na sexta, dia 21, com mais uma promessa de jogos cheios de gols e com os olhos atentos dos amantes de futebol ao redor do mundo, sonhando com o dia em que as arquibancadas voltem a ficar cheias com toda a emoção que o futebol pode nos proporcionar.

__________________________________
Por Rafaela Souza – Fala! UFMG

Tags mais acessadas