Bundesliga volta neste fim de semana: o que esperar da grande liga?
Menu & Busca
Bundesliga volta neste fim de semana: o que esperar da grande liga?

Bundesliga volta neste fim de semana: o que esperar da grande liga?

Home > Esporte > Colunas > Bundesliga volta neste fim de semana: o que esperar da grande liga?

A Bundesliga confirmou a sequência do campeonato, com portões fechados, a partir de sábado (16). Apesar de 175 mil casos do novo coronavírus na Alemanha, o país conseguiu controlar bastante o número de mortes, que beira os 8 mil. Apesar da situação da potência europeia não ser a mais crítica do mundo, 57% da população não é favorável ao retorno da competição, segundo pesquisa do canal televisivo local ARD.

A Liga de Futebol Alemã (DFL) montou uma força-tarefa para coordenar as recomendações de saúde para o retorno do futebol. Sob o comando do médico Tim Meyer, ela montou uma série de protocolos para a realização das atividades, incluindo o uso de máscaras por todos os presentes no estádio exceto árbitro e jogadores em campo e distância mínima de 1,5m entre os atletas no vestiário, no banco de reservas e no transporte para o estádios.

Por mais que o retorno da liga divida opiniões entre os alemães, é indiscutível que o campeonato ganhará grande visibilidade. A Bundesliga será a primeira das grandes ligas europeias a retornar e a única chance do fã de futebol do mundo todo assistir ao esporte em alto nível. 

O que esperar do retorno da Bundesliga

Publicidade

Certamente, a competição será um cardápio recheado de atrações para os espectadores. A temporada 19/20 vinha sendo uma das mais disputadas dos últimos anos. Faltando 11 jogos para seu encerramento, ainda há muita coisa em disputa.

Classificação Bundesliga
Classificação Bundesliga. | Foto: Reprodução.

Engana-se quem acredita que o poderoso Bayern já assegurou mais um título alemão, que seria o oitavo seguido do clube bávaro. Apesar de favorito, o time de Munique é seguido de perto pelo Borussia Dortmund e pelo RB Leipzig. Prova do equilíbrio da competição é a diferença de apenas 8 pontos do líder para o quinto colocado Bayer Leverkusen.

O Bayern é uma das grandes atrações do campeonato, pois, desde que o técnico Hans Flick assumiu o time, ele se tornou uma verdadeira máquina. A equipe apresenta um futebol ofensivo e alegre, com um trio de ataque letal formado por Müller, Gnabry e Lewandowski. O centroavante polonês caminha para sua terceira artilharia seguida, mas vê o excelente Timo Werner, do RB Leipzig, apenas 4 gols atrás. 

Publicidade
Lewandowski comemora
Lewandowski segurando a taça da bundesliga. | Foto: Reuters.

Apesar do favoritismo do poderoso Bayern, muitos olhos estarão voltados para o Borussia Dortmund. Os auri-negros contam com o jovem Sancho, um dos favoritos ao prêmio de melhor jogador do campeonato. O inglês é o terceiro na tabela de artilharia, com 14 gols, e o segundo maior garçom, com 15 assistências.

Além de Sancho, os fãs estão ansiosos para ver o norueguês Haaland. A promessa chegou ao Dortmund no meio da temporada muito badalado e superou as expectativas. Ele disputou apenas 8 jogos pelo campeonato, nos quais marcou incríveis 9 gols. O centroavante anotou um gol a cada 57 minutos, feito simplesmente inacreditável.

Haaland comemora
Haaland. | Foto: DeFodi Images.

Com a diferença de pontos entre os cinco primeiros colocados tão apertada, a briga pela quarta vaga de classificação para a Champions League será enorme. Nem mesmo o líder Bayern de Munique pode dar como garantida sua presença na próxima edição da principal competição de clubes do mundo.

A vaga para a outra competição continental, a Europa League, também será muito acirrada. A segunda vaga, ocupada no momento pelo Schalke 04, é disputada intensamente por pelo menos 4 clubes. A diferença do clube de Gelsenkirchen para o Wolfsburg e para o Freiburg é de apenas 1 pontos, já para o Colônia é de 2.

Na parte de baixo, a definição dos rebaixados para a segunda divisão parece um pouco mais encaminhada. O lanterna Paderborn encontra-se 6 pontos atrás do 16º colocado Fortuna Düssledorf. Na Alemanha, os dois últimos lugares são automaticamente rebaixados para a divisão inferior, enquanto o anti-penúltimo disputa uma repescagem contra o terceiro colocado da Bundesliga 2.

O retorno da Bundesliga promete trazer muitas emoções para o fã de esportes, mas no momento o mais importante é que tudo corra bem e a volta do esporte não comprometa o combate ao novo coronavírus. 

Abaixo a data e local de transmissão dos jogos deste fim de semana, com destaque para o clássico de maior rivalidade do país entre Borussia Dortmund e Schalke 04:

Sábado (16)

  • 10h30 – Borussia Dortmund x Schalke 04 (Fox Sports)
  • 10h30- RB Leipzig x Freiburg (ESPN Brasil)
  • 10h30- Augsburg x Wolfsburg (Fox Sports 2)
  • 10h30- Hoffenheim x Hertha Berlin (Watch ESPN)
  • 10h30- Förtuna Dussledorf x Paderborn (App Fox Sports)
  • 13h30- Eintracht Frankfurt x Borussia Mönchengladbach (Fox Sports)

Domingo (17)

  • 10h30- Colônia x Mainz 05 (ESPN Brasil)
  • 10h30- Union Berlin x Bayern de Munique (Fox Sports)

Segunda-feira (18)

  • 15h30- Werder Bremen x Bayern Leverkusen (ESPN Brasil)

___________________________________________
Por Pedro Werneck Brandão – Fala! UFRJ

Tags mais acessadas