quarta-feira, 24 abril, 24
HomeEsportePiero Hincapié e a nova geração do futebol no Equador

Piero Hincapié e a nova geração do futebol no Equador

Aos 19 anos, o jovem zagueiro mudou a defesa de seu país nas Eliminatórias

O talentoso zagueiro Piero Hincapié atuando pela Seleção Equatoriana.
O talentoso zagueiro Piero Hincapié atuando pela Seleção Equatoriana. | Foto: Reprodução/El XI Ideal.

Nesta última terça-feira (16), o Equador venceu o Chile, em Santiago, e conquistou a sua sétima vitória nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Com 23 pontos conquistados, os equatorianos estão muito próximos da classificação para o torneio, depois de estarem ausentes na Rússia, em 2018. Um dos jovens atletas que ganharam espaço e mudaram o patamar da Seleção Equatoriana foi o zagueiro Piero Hincapié, de apenas 19 anos. A seguir, saiba mais sobre a trajetória do jovem e como ele representa o futuro do futebol para o Equador.

Conheça Piero Hincapié, o grande destaque da seleção do Equador

Início da carreira

Nascido no extremo norte do país, na cidade de Esmeraldas, Piero Hincapié começou sua carreira atuando em escolinhas de futebol de grandes clubes do Equador, como Barcelona e Emelec, por exemplo, localizadas em sua cidade, aos sete anos de idade. Aos 10, ele se mudou para Guayaquil para jogar no pequeno Norte América durante um ano, e depois no Deportivo Azogues, onde permaneceu por três anos.

Em novembro de 2016, Hincapié se juntou às categorias de base do Independiente del Valle, o principal clube formador de jovens talentos no Equador. Lá, ele foi desenvolvendo o seu futebol e aprimorando os atributos técnicos, físicos e mentais, subindo para o time profissional apenas em 2019. Sua estreia aconteceu no dia 10 de agosto contra o Mushuc Runa SC, em partida válida pela 21ª rodada da liga nacional.

O jovem comemorando o título da Libertadores sub-20 pelo Independiente Del Valle. | Foto: Reprodução.

No ano seguinte, Piero voltou para a equipe sub-20 e ajudou o Independiente Del Valle na conquista da Libertadores da categoria de forma invicta, derrotando o Flamengo na semifinal e o River Plate na decisão. Com esse grande destaque, o Talleres, da Argentina, se interessou pelo jovem zagueiro e o contratou, pagando 1,35 milhões de euros em agosto de 2020. Em território argentino, Hincapié estreou apenas em janeiro deste ano, em uma vitória por 2×1 contra o Colón, em um jogo da Copa Diego Armando Maradona. Porém, a partir desse momento, o equatoriano foi ganhando seu espaço no time titular e passou a jogar com bastante frequência. Ao todo, ele atuou em 13 partidas da Copa da Liga e seis na Copa Sul-Americana.

Ida ao Bayer Leverkusen de Piero Hincapié

Mesmo com pouquíssimas partidas com a camisa do Talleres, Piero Hincapié  já começou a atrair a atenção de clubes europeus por conta de sua qualidade técnica e segurança dentro de campo com tão pouca idade. Em agosto deste ano, um ano após a sua ida ao Talleres, ele foi contratado pelo Bayer Leverkusen, da Alemanha, por 6,35 milhões de euros, com um contrato assinado até junho de 2026.

Sua estreia na atual temporada ocorreu logo na 1ª rodada da Liga Europa contra o Ferencváros, atuando como lateral-esquerdo. Até o momento, já são 10 partidas em que Hincapié esteve em campo, com um gol marcado.

Piero Hincapié sendo apresentado pelo Bayer Leverkusen, da Alemanha.
Piero Hincapié sendo apresentado pelo Bayer Leverkusen, da Alemanha. | Foto: Reprodução.

Seleção Equatoriana

Piero Hincapié começou a ser convocado pela seleção nacional na categoria sub-15 em 2017. Dois anos depois, o jovem zagueiro foi o capitão do Equador nas disputas do Sul-Americano e da Copa do Mundo sub-17. Sua estreia pela equipe principal ocorreu na Copa América deste ano, em um empate em 0x0 com a Colômbia. De lá pra cá, foram 12 jogos vestindo a camisa da Seleção Equatoriana e um gol marcado recentemente contra a Venezuela.

*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala! Universidades. Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP