Personal trainer: Entenda a importância de ser auxiliado por um profissional com o Fala Fit
Menu & Busca
Entenda a importância de ser auxiliado por um personal trainer

Entenda a importância de ser auxiliado por um personal trainer

Home > Lifestyle > Saúde > Entenda a importância de ser auxiliado por um personal trainer

Conheça agora como trabalha um personal trainer e saiba como escolher o melhor profissional de acordo com seus objetivos e condição física. Confira! 

personal trainer
Saiba o que é personal trainer e sua importância. | Foto: Pexels.

O que faz um personal trainer? 

O personal trainer é aquele que trabalha com foco em treinamentos personalizados e individuais. Em nosso país, esse profissional normalmente é formado em educação física e também pode se especializar em vários setores de desenvolvimento físico, tais como artes marciais, corrida, dança, esportes coletivos, dança, fitness, musculação, pilates, reabilitação musculoesquelética e cardíaca, yoga, treinamento funcional, entre outros. 

Essa denominação teve origem por volta da década de 80, nos Estados Unidos, sendo usado como um termo para designar os profissionais que prestavam esses serviços aos famosos de Hollywood. Tem como principal função compreender quais são as limitações e necessidades de seus alunos, visando elaborar estratégias para que seja possível alcançar todos os resultados desejados. 

Para conseguir alcançar esses objetivos, o personal trainer precisa ter os conhecimentos adequados de como fazer avaliações, prescrições e supervisionamento de seus esquemas de treino, mas sempre com atenção às condições de cada aluno, para que tudo ocorra com bastante conforto e segurança. 

Diferentemente de um professor de academia, o personal trainer pode oferecer serviços personalizados, considerando que pode entender os limites e objetivos de cada aluno individualmente, fazendo com que os resultados desejados sejam alcançados mais rápido e de uma forma segura. 

Dessa forma, cada aluno precisa passar por uma avaliação física, normalmente realizada através de teste físico e entrevista com o profissional. Com esses dados coletados, o personal trainer irá elaborar o programa de exercícios adequando a intensidade, frequência e a duração que é ideal para aquele aluno.  Em média o valor da aula a cada hora para quem atua com personal training varia de R$ 70 até R$ 150 por aluno.

Como escolher seu personal trainer?

 1 – Verifique se ele é formado na área

Primeiramente, você deve consultar se o profissional possui registro no Conselho Regional de Educação Física e se tem formação nessa área. Assim, você consegue uma forma de garantia que ele tem as devidas habilidades para atuar. 

2 – Consulte suas especializações e métodos

Pesquise sobre como esse profissional trabalha e se ele possui técnicas adequadas e que serão eficientes durante os exercícios. Também é interessante que você verifique se ele possui especializações que irão se adequar às suas necessidades e objetivos ou, se você tiver algum problema de saúde, poderá questionar se o personal trainer consegue lidar bem com esse tipo de aluno. 

3 – Perceba se ele tem os ouvidos sempre abertos

Um bom personal trainer deve sempre escutar aos alunos para conseguir adequar os melhores treinos de acordo com cada um. Sendo assim, é muito importante que seja levado em consideração suas características físicas, individualidades, rotina e seus objetivos com os exercícios. Outra questão relevante, é que o profissional trabalhe com bastante paciência e saiba lidar com a expectativa de cada aluno, sempre explicando que os resultados demoram um certo tempo para serem alcançados e depende de como são realizadas as atividades físicas. 

4 – Ele deve disseminar conhecimento 

Esse profissional precisa explicar de forma detalhada e atenciosa todas as razões pelas quais ele está indicando certo exercício ou treinamento, em complementação à somente ouvir os seus alunos. Assim, você conseguirá compreender qual o objetivo de cada movimento que está realizando, aumentando o conforto e a motivação para cada exercício. Dessa forma, irá compreender todas as etapas de seu treino e a razão delas serem tão importantes para você, resultando em mais dedicação e foco. 

5 – É importante conversar com seu personal trainer e fazer uma aula teste

Dessa maneira você consegue ter um parâmetro de como são as dinâmicas e treinamentos desse profissional e compreende se eles estão de acordo com o que você está procurando, questionando todos os fatores que são relevantes para você, como por exemplo quais metodologias que serão utilizadas, quanto custa um personal trainer, se seus objetivos são possíveis, como funciona em caso de férias, atrasos, reposição de aula ou cancelamentos. 

A importância de ter um personal trainer

Quanto ganha um personal trainer
Quanto ganha um personal trainer: valor varia de acordo com o profissional e serviços. | Foto: Pexels.

Nos últimos tempos houve um aumento na procura por manter hábitos mais saudáveis, buscando se alimentar de uma forma melhor e realizar mais atividades físicas, onde essas atitudes promovem uma maior consciência sobre como os seus benefícios podem alterar comportamentos que promovem qualidade de vida, não sendo realizados somente por uma questão estética. 

Seguindo essa rotina, pode ser alcançada uma melhora na saúde em geral, no condicionamento físico e na qualidade do sono, além de promover maior disposição para realizar as atividades do dia a dia. 

Por esses motivos que um personal trainer é um profissional de tanta importância. Ele pode promover um grande desenvolvimento no corpo de seus alunos, sempre com as atividades certas para um melhor aproveitamento e bem-estar. 

O profissional mantém uma constante preocupação com a intensidade dos exercícios propostos, como eles podem afetar a sua coluna, a qualidade dos movimentos e uma série de informações fundamentais para que o aluno tenha os melhores desempenhos e qualidade de vida. 

Confira alguns benefícios para a sua rotina de treinos promovidos por esse profissional: 

  • Ter informações mais precisas sobre os treinamentos e exercícios; 
  • Ajustes dos exercícios de acordo com cada objetivo do aluno; 
  • Treinos mais dinâmicos, por ter um amplo conhecimento nessa área, evita a monotonia de exercícios; 
  • Pensa na segurança para evitar lesões musculares; 
  • Orienta qual deve ser o peso de cada equipamento e os movimentos corretos; 
  • Incentiva os alunos para não perderem o foco durante os treinamentos.

Fala Fit

Agora que você já conhece alguns benefícios que um personal trainer promove, basta estabelecer objetivos e procurar um profissional que cuidará de sua saúde física da melhor maneira possível e irá estabelecer uma rotina de exercícios adequada. Para obter mais informações e esclarecer outras dúvidas sobre o universo das atividades físicas acesse o site do Fala Fit.

__________________________
Por Glícia Santos – Fala! Cásper

Tags mais acessadas