Patson Daka: a nova esperança para o ataque do Leicester City
Menu & Busca
Patson Daka: a nova esperança para o ataque do Leicester City

Patson Daka: a nova esperança para o ataque do Leicester City

Home > Notícias > Esporte > Patson Daka: a nova esperança para o ataque do Leicester City

Aos 22 anos, Patson Daka chega à Premier League no maior desafio de sua carreira

Patson Daka
O atacante Patson Daka, novo reforço do Leicester City. | Foto: Reprodução/Sky Sports.

Entramos no mês de julho e, com ele, chega à janela de transferências de verão no futebol europeu, que sempre apresenta grandes novidades nos maiores clubes do planeta. Rapidamente, o Leicester City anunciou o atacante Patson Daka, vindo do Red Bull Salzburg, por 30 milhões de euros. O atleta assinou um contrato válido até junho de 2026. No momento, ele terá a companhia no ataque do espanhol Ayoze Pérez, do nigeriano Kelechi Iheanacho e do inglês Jamie Vardy.

Início da carreira de Patson Daka

Nascido em Kafue, no interior da Zâmbia, Daka começou sua carreira jogando no time da sua cidade natal aos 16 anos de idade. Mudou-se para a Áustria em 2017, chegando por empréstimo ao FC Liefering. Na nova equipe, ele marcou seis gols em 27 partidas, indo para o Red Bull Salzburg na temporada 2017–2018.

futebol
O talentoso zambiano Patson Daka na época em que atuava pelo FC Liefering, da Áustria. | Foto: Reprodução/Sport Report.

Passagem pelo RB Salzburg: 2017/2018 à 2020/2021

De cara, Patson não obteve tanto espaço, jogando apenas oito jogos na sua temporada de estreia. Em 2018/2019, o zambiano começou a atuar mais, anotando seis gols e duas assistências em 26 jogos, sendo campeão da liga nacional e da Copa da Áustria.

No ano seguinte, Daka engrenou de vez no futebol europeu e mostrou todo o seu faro de gol e talento. Foi novamente campeão da Liga Austríaca e da copa do país, agora marcando 26 gols e dando 11 assistências, somando números das duas competições. Ele ainda marcou um gol na Liga dos Campeões, torneio que ficou marcado pela ascensão do norueguês Erling Haaland para o mundo.

Na temporada 2020/2021, Daka melhorou ainda mais os seus números. Ele anotou 34 gols e 12 assistências em 42 jogos. Foi mais uma vez campeão nacional, agora sendo eleito o melhor jogador e o artilheiro da Liga Austríaca.

Seleção da Zâmbia

Em 2017, Daka fez uma excelente Copa das Nações Africanas sub-20, sendo campeão com a sua seleção e considerado o melhor jogador do torneio. Depois, ele ainda fez uma boa Copa do Mundo da categoria, onde a Zâmbia alcançou as quartas de final. Atuando pela equipe principal, já jogou 25 partidas e marcou sete vezes.

futebol europeu
Patson Daka vestindo as cores da seleção da Zâmbia. | Foto: Divulgação/Twitter/@CAF_Online.

Características e expectativas para a Premier League

Apesar do atacante entrar no nosso quadro “Craques do Futuro”, Daka já pode ser considerado uma grande realidade e um reforço para o Leicester City. Seu poder de movimentação e grande capacidade de finalização são essenciais para o seu sucesso na Premier League, que é uma liga que exige muito da velocidade e do raciocínio rápido por parte dos atletas.

Agora, aos 22 anos, resta observar se Patson Daka conseguirá manter sua alta média de gols e assistências em seu novo desafio. Provavelmente, será necessário um período de adaptação, porém o astro zambiano tem tudo pra ser mais uma estrela na melhor liga de clubes do mundo e ajudar o Leicester City a alcançar todos os seus objetivos.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas