terça-feira, 23 abril, 24
HomeSaúdePara emagrecer, correr é melhor que caminhar?

Para emagrecer, correr é melhor que caminhar?

Quando se trata de saúde, é normal pensarmos em mil possibilidades que podem agregar ou prejudicar nosso bem-estar físico, por isso, a busca por orientações profissionais e cuidados devem ser realizados.

Uma dúvida que por vezes acaba surgindo quando o assunto emagrecer, o que é melhor: a corrida ou a caminha?

Segundo Orlando Laitano, fisiologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univast), Pernambuco, em entrevista à Abril Saúde:

Andar é essencial para preparar o corpo de quem deseja apertar o ritmo depois. Mas aquela história de que a corrida sempre promoverá mais benefícios do que a caminhada não faz sentido, inclusive porque são práticas distintas, da intensidade à própria mecânica dos movimentos.

Saúde: Para emagrecer, correr é melhor que caminhar? | Foto: Reprodução.

O Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos, reuniu uma série de estudos com milhares de corredores e caminhantes e, então, comparou o efeito dessas modalidades em relação ao coração, olhos e barriga. No entanto, a combinação de caminhada e corrida geralmente é o ideal, pelo menos entre os resultados.

Corrida

No caso de quem quer começar com a corrida, de acordo com o Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nesta modalidade os corredores emagrecem com facilidade e conseguem se manter em forma por anos a fio.

A corrida pode liberar uma quantidade de endorfina capaz de melhorar a qualidade do sono. | Foto: Reprodução.

Isto acontece devido ao gasto calórico que a intensidade do exercício propícia. A corrida também favorece a queima de gordura e leva o praticante a sentir mais saciedade, já que regula os hormônios que diminuem o apetite.

Além disso, a corrida pode liberar uma quantidade de endorfina capaz de melhorar a qualidade do sono, contudo, maiores quantidades dessas substâncias são liberadas em quem está preparado fisicamente.

Caminhada

O Laboratório Nacional Lawrence Berkeley notou uma considerável redução na taxa de colesterol, assim como o risco de sofrer com diabete, hipertensão e infarto.

"O impacto das passadas estimula a produção de massa óssea”. | Foto: Reprodução.
“O impacto das passadas estimula a produção de massa óssea”. | Foto: Reprodução.

Victor Matsudo, médico do esporte e diretor do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul na região metropolitana de São Paulo, comenta que “O impacto das passadas estimula a produção de massa óssea”.

Alguns exercícios dessa modalidade, quando não executados corretamente, podem causar lesões devido à sobrecarga. Por este motivo, é importante começar por um exercício prévio de fortalecimento da musculatura, e só então passar para os exercícios mais intensos. Vale lembrar que os resultados alcançados nestes estudos se referem a corredores e caminhantes que gastavam quantidades muito parecidas de energia.

Por Redação – Fala!Universidades