Ficar com o ouvido entupido é comum e pode ter várias causas, decorrentes de inflamações de diversos tipos e graus. Em geral, esse tipo de queixa acompanha coceira intensa e vertigem. Além de ser incômodo, em casos mais agravantes, pode acarretar em febre e dor de ouvido. Por isso, veja quais são os principais sintomas e dicas de como desentupir ouvido entupido!
Principais sintomas de ouvido entupido
Cera de ouvido
O cerume, popularmente conhecido como cera de ouvido, funciona como uma proteção para o ouvido contra micro-organismos e poluentes. Contudo, a cera também pode causar ouvido entupido, quando seu funcionamento é afetado.
Exposição à água
No verão, seja no mar, na piscina ou no rio, a alta exposição à água exige cuidados extras. Evite que o ouvido seja entupido por fluidos e gere infecções, como a otite externa. Esses tipos de inflamações são ocasionadas pelo excesso de umidade e de resíduos líquidos, que provocam a maceração da pele e a quebra da barreira da cera. Esse tipo de situação leva a proliferação de bactérias para os canais auditivos, o que acarreta a dor de ouvido.
Barotrauma
O Barotrauma é uma lesão ontológica provocada pelo desequilíbrio entre a pressão do ambiente e dos canais auditivos. O ouvido pode não resistir à pressão de forma adequada, decorrente da alta exposição. Como modo de proteção, permanece entupido até que as condições de pressão se normalizem.
Excesso de catarro
A presença de catarro no ouvido provoca otites, infecções no aparelho auditivo e é recorrente, na maioria das vezes, de gripes, resfriados, rinites alérgicas e aumento das amígdalas.
7 dicas para manter a saúde do aparelho auditivo:
1. Limpe o ouvido
Para manter uma boa saúde, é importante limpar o ouvido cuidadosamente no dia a dia. Não limpe excessivamente a cera do ouvido, principalmente, em sua parte interna. Nesse caso, o excesso pode fazer com que o corpo tenha uma resposta inversa e aumente a produção de cerume. Além disso, não use hastes flexíveis com algodão nas pontas, pois esse tipo de produto pode causar inflamação.
2. Otorrinolaringologia: lavagem especializada
Uma vez que o ouvido está entupido por cera, é preciso ir até um otorrinolaringologista. O profissional especializado em orelha, nariz e garganta saberá como desentupir o ouvido entupido da maneira correta. Ele realizará uma lavagem para retirar o acúmulo de cera sem danificar o aparelho auditivo.
3. Pano quente sob orelha
Uma dica de como desentupir o ouvido entupido quando a água entrar nele é aplicar um pano quente e deitar sobre ele até que os fluidos saiam. Se a água permanecer ou a dor no ouvido persistir, procure por um otorrinolaringologista.
4. Evite álcool e hastes flexíveis
Apesar de ser comum colocar álcool no ouvido entupido para evaporar a água e introduzir hastes flexíveis com algodão nas pontas, isso pode, na verdade, irritar a região e agravar a dor de ouvido.
5. Remédio
Em muitos casos, a dor de ouvido cessará somente com o uso de algum medicamento. Por isso, é imprescindível consultar um otorrinolaringologista, que também irá investigar a origem do entupimento.
6. Obtenha hábitos saudáveis
O ouvido entupido por catarro é muito comum em crianças e pode ser evitado, por meio da amamentação, que passa para o bebê os anticorpos necessários para combater a infeção. Não fumar, lavar as mãos e manter a vacinação em dia são importantes para reduzir as chances de ter o ouvido entupido por infecções.
7. Dicas caseiras
Algumas técnicas caseiras podem ajudar a desentupir o ouvido em situações específicas, como andar de avião ou subir a serra. Nesses casos, tente bocejar, mascar chiclete ou beber água. Se o entupimento persistir, procure um médico especialista em otorrinolaringologia.
Faça exames regularmente
Por fim, faça exames regularmente. Em caso de ouvido entupido, procure um otorrinolaringologista. Esse profissional saberá como desentupir o ouvido, sem danificar o aparelho auditivo. A clínica Otorrino Paulista possui uma equipe de médicos especialistas no assunto, com prática humanizada, que poderão indicar o melhor tratamento para manter a saúde do seu ouvido.
________________________________
Por Camila Nascimento – Fala! Cásper