Outubro Rosa: conheça a história e a importância da campanha
Menu & Busca
Outubro Rosa: conheça a história e a importância da campanha

Outubro Rosa: conheça a história e a importância da campanha

Home > Lifestyle > Saúde > Outubro Rosa: conheça a história e a importância da campanha

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama. Anualmente, instituições  promovem ações afirmativas a fim de compartilhar informações para que haja uma atenção maior com a saúde, levando as mulheres a realizarem os exames necessários para saberem o diagnóstico. 

A história do Outubro Rosa 

Em 1990, nos Estados Unidos, alguns estados realizavam campanhas isoladas sobre a prevenção do câncer de mama. No entanto, após uma decisão do Congresso Americano, outubro se tornou oficialmente o mês em que as entidades se uniriam para que as mulheres pudessem receber encorajamento para realizarem os exames preventivos. 

Dessa forma, ainda no mesmo ano, a Fundação Susan G. Komen for The Cure lançou o símbolo do laço rosa, que foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura em Nova York. Na ocasião, os corredores receberam os laços para participarem do evento e outros cidadãos em locais públicos também ganharam o símbolo para utilizar no peito. 

Outubro Rosa. | Foto: Reprodução/Pexels.

Segundo o portal oficial do Outubro Rosa, a partir de 1997, as autoridades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram a promover ações oficiais para sensibilizar a sociedade sobre a temática. 

Desde então, em vários lugares do mundo, monumentos históricos, praças públicas, restaurantes, entre outros locais, são iluminados com a cor rosa a fim de lembrar a população sobre o mês da conscientização. Além disso, nessa época, diversos movimentos sociais organizam debates para que dialogar com a população sobre outras questões que remetem à feminilidade e a discriminação de gênero. 

No Brasil, a primeira ação oficial foi realizada com a iluminação na cor rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo. Em 2002, na comemoração dos 70 anos do  fim da revolução, a estátua foi brevemente iluminada para incentivar a campanha internacional. 

Qual a importância da campanha? 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres no Brasil e no mundo. Em 2020, ainda conforme o INCA, a estimativa do Instituto, no início do ano, era de mais de 600 mil óbitos por esse tipo de câncer. 

Nesse sentido, o Outubro Rosa tem o objetivo de ressaltar a importância do combate à doença a partir da prevenção. Com o diagnóstico precoce, a possibilidade de cura aumenta em 90%. Por isso, várias organizações se unem para incentivar que as mulheres possam recorrer aos exames necessários para viverem com uma saúde de qualidade. 

_____________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!

Tags mais acessadas