Os gatos na Cultura Pop
Menu & Busca
Os gatos na Cultura Pop

Os gatos na Cultura Pop

Home > Entretenimento > Cultura > Os gatos na Cultura Pop

Os felinos domésticos povoam o imaginário popular: a aura mística que envolve os gatos passa por sua veneração, no antigo Egito, até superstições populares hodiernas. Sabendo das simbologias associadas ao animal, separamos algumas de suas representações mais icônicas na literatura e no cinema. Confira! 

gatos
Os gatos já foram apresentados na literatura e no cinema diversas vezes. | Foto: Reprodução

Obras cinematográficas e literárias com gatos

1) O GATO DE BOTAS – CHARLES PERRAULT

O gato de botas
Pôster do filme da Dreamworks. | Foto/ Reprodução: The Movie Database

O clássico conto é protagonizado pelo astuto felino do título, dado por herança ao caçula de três irmãos quando o pai deles vem a falecer. Nas versões mais conhecidas, a esperteza do felino é responsável por transformar seu jovem dono em rei. O personagem tornou-se ainda mais conhecido pela participação na franquia de animação Shrek, dos estúdios Dreamworks: o sucesso do personagem foi tanto que rendeu a ele seu próprio spin-off.

2) OS GATOS – T. S. ELIOT

Os gatos
Capa do livro. | Foto/ Reprodução: Skoob

O livro de poemas do escritor inglês apresenta diversos personagens felinos por meio de versos, em geral, curtos e espirituosos. A obra foi a inspiração para o bem-sucedido musical da Broadway, Cats – também adaptado para os cinemas pelo diretor Tom Hooper (vencedor do Oscar por “O discurso do rei”). A trilha sonora é do compositor Andrew Loyd Webber, ícone do teatro musical: destaque para a música “Memory”.

3) SOBRE GATOS – CHARLES BUKOWSKI

Sobre gatos
Capa do livro. | Foto/ Reprodução: Skoob

A obra traz, além de textos do autor sobre os felinos, fotos do próprio Bukowski com seus gatos de estimação. Sabe-se que o autor alemão era um admirador dos felinos domésticos que homenageia 

4) O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ – JORGE AMADO

O gato malhado e a andorinha sinhá
Capa do livro. | Foto/ Reprodução: Skoob

Livro infanto-juvenil do renomado escritor baiano, a história seria um presente de Amado para seu filho João Jorge, na ocasião do primeiro aniversário do menino. A obra conta a história de amor impossível entre os dois personagens do título.

5) AS HORAS NUAS – LYGIA FAGUNDES TELLES

As Horas Nuas
Capa do livro. | Foto/ Reprodução: Skoob

Na obra da premiada escritora paulista, o gato Rahul é a principal companhia da protagonista Rosa Ambrósio. O felino personificado é um dos personagens centrais do romance, trazendo reflexões e reminiscências de vidas pregressas.

6)  ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS – LEWIS CARROLL

Gatos
Pôster do filme de 1951. | Foto/ Reprodução: The Movie Database

A clássica obra infantil conta as aventuras da menina que, ao seguir o misterioso Coelho Branco, cai na toca desse e chega a um “mundo de absurdos”, onde conhece personagens peculiares. Entre esses, está o enigmático Gato de Cheshire – famoso por seus conselhos misteriosos e pelo icônico sorriso, que permanece “flutuando no ar” quando seu corpo desaparece. O personagem também está presente nas adaptações cinematográficas do livro – dentre essas, destaca-se a clássica animação dos estúdios Disney (1951), além da versão dirigida por Tim Burton (2010).

7) HARRY POTTER – J.K. ROWLING

Harry Potter
Pôster do filme. | Foto/ Reprodução: The Movie Database

Nos livros de J.K. Rowling, bem como em suas adaptações cinematográficas, destaca-se o gato Bichento, felino de estimação da personagem Hermione Granger – a melhor amiga do protagonista. Bichento tem uma participação importante, sobretudo no desenrolar do mistério de Prisioneiro de Azkaban, o terceiro capítulo da saga. Destaca-se também que a professora Minerva McGonagall é uma animaga (bruxa capaz de se transformar em um animal): sua forma animaga é, justamente, um gato.

8) ARISTOGATAS – DISNEY

gatos
Pôster do filme. | Foto/ Reprodução: The Movie Database

Como o próprio título indica, a animação de 1970 é protagonizada pelos felinos de estimação de uma milionária francesa: a gata Duquesa e seus filhotes Toulouse, Berlioz e Marie. Eles contam com a ajuda de Thomas O’Malley para deter o mordomo Edgar, vilão da história, que quer apoderar-se da herança que a patroa deixará aos animais de estimação. 

_______________________________________
Por Gabriela Brahim Correa – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul 

Tags mais acessadas