5 curiosidades sobre a maquiagem no antigo Egito
Menu & Busca
5 curiosidades sobre a maquiagem no antigo Egito

5 curiosidades sobre a maquiagem no antigo Egito

Home > Lifestyle > 5 curiosidades sobre a maquiagem no antigo Egito

Saiba onde foi criado um dos cosméticos mais usados no mundo, a maquiagem

Não é novidade pra ninguém que para nós mulheres a maquiagem já se tornou parte de nossa rotina, podemos dizer que mais de 37% das brasileiras usam maquilagem todos os dias durante o dia inteiro, segundo pesquisas realizadas pelo site Brazilian Beauty News, ele ainda afirma que por ano gastamos em média 1530 reais em dinheiro comprando maquiagem. Pensando nisso, separamos para você as principais curiosidades sobre a maquiagem no antigo Egito, confira!

As principais curiosidades sobre a maquiagem no antigo Egito

1. A maquiagem nasceu no antigo Egito

Saiba as principais curiosidades sobre a maquilagem do antigo Egito.
Saiba as principais curiosidades sobre a maquilagem do antigo Egito. | Foto: Reprodução.

A partir de um dos mais antigos registros arqueológicos, mais claramente dizendo 3000 anos a.C. podemos dizer que a maquiagem foi criada e popularizada há quase 5 mil anos no antigo Egito, com a chamada Kohl, que é um pigmento preto que ainda hoje é usado como sombra para os olhos pelas egípcias, que costumam usá-lo também para preencher as sobrancelhas e delinear os olhos com aquele famoso delineado egípcio.

2. Cleópatra era reconhecida pela maquiagem

Podemos dizer que Cleópatra é um dos grandes símbolos de beleza e inteligência, historiadores afirmam que além de sua grande beleza, a líder falava 6 idiomas diferentes. O que é muito importante ressaltar é que ela sabia manusear cosméticos como ninguém, algumas de suas técnicas são usadas até mesmo nos dias de hoje, naquela época ela usava a maquiagem para seduzir grandes líderes que eram seus rivais.

3. Sombra azul e delineado eram a marca de Cleópatra

Cleópatra, rainha do antigo Egito.
Cleópatra, rainha do antigo Egito. | Foto: Reprodução.

Como citamos acima, Cleópatra foi responsável por tendências de maquiagem muito importantes e na maquiagem não seria diferente, no Egito antigo eles acreditavam que os olhos eram a alma humana e por isso na hora de se maquiar ela não deixava de destacar seus olhos.

4. Ajudava a prevenir doenças

A revista científica Analytical Chemistry,após estudos, concluiu que a maquilagem pesada usada nos olhos das egípcias tinha como propósito prevenir doenças oculares pois as maquiagens tinham componentes que em grande dosagem estimulavam a defesa ocular, agindo como um tratamento medicinal.

5. A maquiagem servia como um culto aos deuses

Maquiagem no Egito.
Os egípcios utilizavam diversos tipos de cosméticos. | Foto: Reprodução.

Com seus rituais funerários de vida após a morte aos deuses, as egípcias também utilizavam das pinturas como uma forma de oferenda, com o intuito de prestar culto aos deuses, sendo assim, a maquiagem era um item que estava sempre presente na lista de presentes. Nas tumbas egípcias, por exemplo, já foram encontrados muitos potes que guardavam maquiagens fabricadas pelas egípcias.

Sabemos que sem sua origem no antigo Egito, a maquiagem não teria sua grande evolução estética que podemos ver, hoje não é apenas um item de beleza como também virou uma profissão muito respeitada e essencial.

_________________________________________________

Por Melissa Evelyn Prado Silva – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul

Tags mais acessadas