5 curiosidades sobre a Noruega que irão te surpreender
Menu & Busca
5 curiosidades sobre a Noruega que irão te surpreender

5 curiosidades sobre a Noruega que irão te surpreender

Home > Entretenimento > Cultura > 5 curiosidades sobre a Noruega que irão te surpreender

A Noruega é um país localizado na península da Escandinávia, no norte da Europa. Com uma longa história, que remonta o tempo dos vikings, os noruegueses possuem uma cultura característica. Nos noticiários a nação é retratada como um dos melhores lugares para se viver devido ao seu robusto estado de bem-estar social.

Conheça as principais curiosidades sobre a Noruega.
Conheça as principais curiosidades sobre a Noruega. | Foto: Unsplash.

Quando falamos sobre curiosidades, a Noruega pode nos surpreender com alguns fatos inesperados ou desconhecidos. Por isso, neste artigo vamos te contar algumas curiosidades sobre este país do norte da Europa. Fica com a gente e descubra mais sobre a Noruega e os noruegueses!

Principais fatos sobre a Noruega

Bandeira norueguesa.
Bandeira norueguesa. | Foto: Unsplash.
  • Nome oficial: Reino da Noruega (Kongeriket Norge)
  • Capital: Oslo
  • Idioma oficial: Norueguês (Saami e Kven são línguas minoritárias)
  • Moeda: Coroa Norueguesa
  • Monarca: Harald V
  • Primeira-ministra: Erna Solberg

5 curiosidades sobre a Noruega

1. Um pinguim condecorado cavaleiro

A Noruega possui um pinguim condecorado.
A Noruega possui um pinguim condecorado. | Foto: Reprodução.

Essa é uma curiosidade um pouco difícil de acreditar, mas é real. A Noruega condecorou um pinguim-rei com o título de cavaleiro. O Sir Nils Olav mora no Zoológico de Edimburgo, na Escócia. Apesar da distância, o animal foi condecorado com várias honrarias do governo norueguês.

Tudo começou em 1972, quando o pinguim-rei foi adotado como o mascote da Guarda Real Norueguesa. Desde então, a ave subiu rapidamente entre os cargos militares. O pinguim já acumula os títulos de brigadeiro e cavaleiro, ambos aprovados pelo rei e pelas forças militares da Noruega.

2. Os noruegueses inventaram o sushi de salmão

A pesca é uma atividade muito comum no País, imagem da secagem do bacalhau.
A pesca é uma atividade muito comum na Noruega, imagem da secagem do bacalhau. | Foto: Unsplash.

O sushi é um prato tradicional do Japão, consumido há tempos pelos japoneses. Mas você sabia que os noruegueses tiveram forte influência no prato? Pois saiba que eles foram os responsáveis por acrescentar uma novidade à tradição: o salmão.

Até os anos 1980, os sushis eram feitos em sua maioria com atum e outras espécies de peixe. O salmão, em solo nipônico, era delegado apenas para pratos fritos ou refeições baratas. Foi aí que a Noruega, na época produtora maciça do peixe, decidiu intervir para conquistar um mercado.

Vista de Bergen, uma das cidades da Noruega mais conhecidas.
Vista de Bergen, uma das cidades norueguesas mais conhecidas. | Foto: Unsplash.

Diversas tentativas foram feitas, desde campanhas publicitárias até um jantar promovido pela Embaixada da Noruega que serviu salmão para o príncipe do Japão. Contudo, nada surtia o efeito. O consumo da espécie só deslanchou após uma rede de supermercados passar a vender sushi de salmão congelado.

3. Noruega: o país dos orgamos

Vista de Alesund, uma das cidades mais bonitas da Noruega.
Vista de Alesund, uma das cidades mais bonitas da Noruega. | Foto: Unsplash.

Quando se trata do primeiro lugar em rankings internacionais, a Noruega sabe o que faz. O país costuma aparecer no topo em análises de qualidade de vida, democracia e liberdades individuais. No entanto, os noruegueses estão no topo de um ranking bem específico.

A Noruega é o país dos orgamos. De acordo com um levantamento feito para o Orgasm Day 2017, por um site especializado em sexo, 35% dos noruegueses relataram ter ao menos um orgamo por dia. Esse número os colocam no topo do ranking mundial.

Para se ter uma ideia, no Brasil, 30% dos participantes relataram ter apenas um orgamo por semana. Outro dado analisado pelo levantamento foi o barulho na hora H, neste tópico os líderes foram Brasil e Noruega. Nós ficamos em primeiro lugar como os mais barulhentos e os escandinavos vieram logo atrás.

4. A ilha mais remota do mundo pertence a Noruega

Conhecido por ser um país gelado.
A Noruega é conhecida por ser um país gelado. | Foto: Unsplash.

A Bouvet Island é considerada a ilha mais remota do planeta. Ela é inabitada e não possui aeroportos, o que dificulta a chegada de possíveis turistas. Contudo, a Noruega possui uma estação meteorológica ativa no local.

O fato mais curioso é que a ilha não fica no Atlântico Norte como muitos podem imaginar, afinal a Noruega é um país nórdico. Na realidade, a Bouvet Island fica localizada na porção do Oceano Atlântico, a cerca de 1.700km de distância da Antártica e 2.600km da África do Sul.

5. Rendimentos e pagamento de impostos são informações públicas

As Lofoten Islands possuem algumas das mais belas praias da Noruega.
As Lofoten Islands possuem algumas das mais belas praias do país. | Foto: Unsplash.

A Noruega sempre aparece como um dos países menos corruptos do mundo e talvez as bases estejam na publicização de certas informações. O país escandinavo compila todos os dados fiscais de seus cidadãos, armazenando informações sobre rendimentos e o pagamento de impostos.

Nesse cenário fica muito difícil sonegar impostos ou esconder ganhos, além de facilitar o trabalho da mídia norueguesa em tornar público os donos das maiores fortunas do país escandinavo. Cabe ressaltar que até 2013 qualquer pessoa poderia pesquisar anonimamente as informações de outro indivíduo.

Atualmente, é necessário logar no site da Administração Tributária da Noruega para conferir os dados de alguém. Ademais, agora os cidadãos são notificados sobre o número de pesquisas e quem está acessando suas informações. Ainda assim, o compilado de dados auxilia na diminuição da desigualdade social no país.

___________________________________________________

Por Jefferson Ricardo – Fala! UFPE

Tags mais acessadas