Quais os 5 pratos árabes mais deliciosos?
Menu & Busca
Quais os 5 pratos árabes mais deliciosos?

Quais os 5 pratos árabes mais deliciosos?

Home > Entretenimento > Cultura > Quais os 5 pratos árabes mais deliciosos?

Esfiha, Kafta, Kibe… Você com certeza já ouviu falar desses pratos árabes com sabores e temperos inconfundíveis.

Os pratos que dão água na boca só de imaginar, vêm de países como Síria, Turquia, Líbano e Egito, e compõem o ‘menu’ de refeições mais consumidas do Oriente Médio e Norte da África. Confira abaixo os 5 pratos típicos mais saborosos da culinária árabe!

Pratos árabes
Carnes e temperos são características comuns nos pratos árabes. | Foto: Reprodução

Os melhores pratos árabes

1) Esfiha de carne

A origem da Esfiha é contestada: ou veio da cidade de Baalbeck, no Líbano, ou veio da cidade de Homs, na Síria. Outros dizem que provém do Pão Chato Iraquiano, e recebeu um recheio de carne nos países vizinhos. Apesar dessa divergência, não dá para negar que esse salgado com textura macia e quentinha agrada todos os paladares. Existe algo mais tradicional e árabe do que as Esfihas?

Servidas em jantares, festas, restaurantes, elas fazem sucesso e é fato que se adaptaram muito bem à culinária brasileira.

esfiha de carne
Esfiha Árabe. | Foto/ Reprodução: Globo/ Ana Maria Braga

2) Kafta

Aah, esse irresistível bolinho árabe, feito principalmente com carne moída e bastante tempero, é uma receita das mais versáteis. Pode ser servido como uma almôndega ou até mesmo como um espetinho! De origem persa, o nome Kafta significa “moído”, em árabe, e diz respeito a um dos pratos mais conhecidos mundialmente, estando presente em países como Índia, Bulgária, Israel, Líbano, Marrocos, Turquia, Romênia, entre outros. A iguaria chegou ao Brasil após o fim da Primeira Guerra Mundial e a onda de imigração sírio-libanesa.

Kafta
Kafta. | Foto/ Reprodução: Globo/ Ana Maria Braga

3) Kibe (frito ou cru) é dos pratos árabes mais conhecidos

Outro clássico árabe. Conhecido como “bolinho de carne”, seu nome vem da palavra kubbeh, que em árabe significa “bola”, e é o prato nacional de vários países árabes, como Líbano, Síria e Iraque. Também foi introduzido no Brasil a partir da imigração sírio-libanesa, após o desmantelamento do Império Turco-Otomano.

pratos árabes
Kibe Árabe Frito. | Foto/ Reprodução: Globo/ Ana Maria Braga

4) Maamoul

E como não falar da sobremesa árabe mais deliciosa? Este doce libanês é preparado comumente no fim do jejum praticado na celebração islâmica do Ramadã. São muito semelhantes a pequenos biscoitos recheados com nozes, tâmaras, ou ambas. Utilizam essência de laranjeira e baunilha, além de bastante açúcar. Essa é para os amantes de doces beeeem doces.

Mamool
Maamoul. | Foto/ Reprodução: Revista Casa e Jardim

5) Kebab

O Kebab é um tipo de espetinho, feito com pequenos pedaços de carne assados ou grelhados, que podem ou não acompanhar vegetais. Surgiu na década de 1960, na Turquia e na Grécia, e se tornou a principal refeição árabe desde então. Aqui no Brasil, é comum substituir a carne de vitela ou peru pelo frango, cordeiro e filé mignon, ou, em alguns casos, até por salmão! O espeto é assado e fatiado para compor o recheio de um delicioso pão sírio, servido com salada ou purê de batatas.

Pratos árabes
Kebab. | Foto/ Reprodução: Globo/ Ana Maria Braga

__________________________________________
Por Maísa Siena – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul 

Tags mais acessadas