Olimpíadas: veja como surgiu a categoria Ginástica Rítmica
Menu & Busca
Olimpíadas: veja como surgiu a categoria Ginástica Rítmica

Olimpíadas: veja como surgiu a categoria Ginástica Rítmica

Home > Notícias > Esporte > Olimpíadas: veja como surgiu a categoria Ginástica Rítmica

Com o fim das Olímpiadas de Tóquio, surge, consequentemente, uma curiosidade acerca de como foi o nascimento de alguns dos esportes que hoje em dia fazem parte dos jogos. E pensando nisso, resolvemos contar a história de uma das modalidades mais interessantes das Olímpiadas, a Ginástica Rítmica

Ginástica Rítmica
Veja como surgiu a categoria a modalidade rítmica. | Foto: Reprodução.

Saiba como surgiu a Ginástica Rítmica

A Ginástica Rítmica surgiu no início do século XX, na Rússia, sendo inicialmente chamada de ginástica moderna. O esporte nasceu da combinação de movimentos de dança e relaxamento voltados especificamente para mulheres. No entanto, apesar de ter ganhado força, a ginástica só estreou em eventos como forma de apresentação no ano de 1948, em Londres, e, anos depois, ganhou a certificação do Comitê Olímpico Internacional. 

Atualmente, a modalidade tem seis categorias para serem exploradas nas Olímpiadas: exercícios em conjunto, corda, arco, bola, maças e cinta. No entanto, apenas quatro desses exercícios podem ser escolhidos para a disputa. 

Este ano, em Tóquio, as brasileiras não conseguiram se classificar e se despediram das Olímpiadas sem trazer uma medalha para casa, apesar da bela apresentação na Ginástica Rítmica. Por outro lado, a Ginástica Artística trouxe duas medalhas para casa: uma de ouro (para o salto feminino) e outra de prata (para artística geral – individual feminino) – ambas concedidas à jovem Rebeca Andrade.

______________________
Por Simony Maia – Fala! Fiam

Tags mais acessadas