Natação: confira tudo sobre o Troféu José Finkel de 2021
Menu & Busca
Natação: confira tudo sobre o Troféu José Finkel de 2021

Natação: confira tudo sobre o Troféu José Finkel de 2021

Home > Notícias > Esporte > Natação: confira tudo sobre o Troféu José Finkel de 2021

O torneio de natação teve início nesta terça-feira (10) e servirá de seletiva para o Mundial de Abu Dhabi em dezembro

natação
A Associação Bauruense de Desportos Aquáticos (ABDA) irá sediar a competição. | Foto: Reprodução/abdabauru.com.br.

Poucos dias após o final do Jogos Olímpicos de Tóquio, os nadadores brasileiros voltam às piscinas para o início de um novo ciclo, já de olho nas Olimpíadas de Paris em 2024. O Troféu José Finkel é o Campeonato Brasileiro Adulto de Piscina Curta (25m) e será disputado na Arena ABDA, em Bauru (SP), entre os dias 10 e 14 de agosto. Além da sua importância nacional, o torneio também será o meio de classificação para o 15º Campeonato Mundial da categoria, que será realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, entre 16 e 21 de dezembro. O Brasil optou pelo índice “A” de classificação e poderá mandar até 20 atletas para a competição internacional de natação.

História da competição de natação

José Finkel foi um nadador nascido em 1954 e que foi muito promissor na sua época. Em 1968, aos 14 anos de idade, ele ajudou a equipe do Centro Israelita, localizada em Curitiba (PR), a conquistar o 12º Jogos Abertos do Paraná. Dois anos depois, seu time foi para Porto Alegre (RS), para a disputa de uma competição no Grêmio Náutico União, em um momento que Finkel era considerado o melhor nadador de peito do clube.

Porém, em um dos treinos para o torneio, José começou a se sentir mal e voltou à capital paranaense para fazer exames. Lá, foi constatado que o jovem estava com câncer nos vasos linfáticos, o que causou a sua morte pouco tempo depois.

Para homenagear o atleta, Berek Krieger, presidente da Federação de Desportos Aquáticos do Paraná (FDAP), idealizou a criação do Troféu José Finkel, que também seria útil para suprir a falta de uma competição de âmbito nacional durante o inverno.

Com o sucesso, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos passou a organizar o torneio, que passou a ser dominado por clubes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O maior vencedor da história é o Pinheiros, da capital paulista, com 15 conquistas, seguido do Flamengo (12), Minas Tênis Clube (12), Botafogo (4), Vasco (2), Hebraica-SP (1) e Fluminense (1).

Atual edição

Fernando Scheffer
Fernando Scheffer, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, estará presente no Troféu José Finkel. | Foto: Satiro Sodré/CBDA.)

Na edição de 2021, participarão um total de 331 atletas de 52 clubes diferentes, reunindo os principais nadadores do país. As maiores ausências serão de Bruno Fratus, que voltou aos Estados Unidos (onde mora) para descansar, e de Etiene Medeiros, maior nome da natação feminina do Brasil e que se recupera de uma lesão.

Dentre os presentes, destaques para os medalhistas Fernando Scheffer, nos 200m livre, e de Ana Marcela Cunha, ouro na Maratona Aquática 10km em Tóquio. Além deles, olho em atletas como Breno Correia, Giovanna Diamante, Guilherme Costa, Gabrielle Roncatto, João Gomes Júnior, entre outros, que irão vir com tudo para conseguir a classificação para o Mundial de Abu Dhabi.

A transmissão do Troféu José Finkel será realizado pelo Canal Olímpico do Brasil, através da plataforma da TV NSports em site e aplicativo. As eliminatórias de cada prova de natação acontecerão pela parte da manhã, a partir das 9h20, enquanto as finais serão disputadas no final da tarde, a partir de 17h20. Lembrando que apenas nas finais que os nadadores poderão tentar bater o índice e formar a equipe de 20 atletas que irão representar as cores do Brasil no Mundial.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_____________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC- SP

Tags mais acessadas