Olimpíadas: tudo sobre a introdução do futebol na competição
Menu & Busca
Olimpíadas: tudo sobre a introdução do futebol na competição

Olimpíadas: tudo sobre a introdução do futebol na competição

Home > Notícias > Esporte > Olimpíadas: tudo sobre a introdução do futebol na competição

Em 1896, em Atenas, exibia-se as primeiras partidas dos Jogos Olímpicos. Considerado um dos maiores eventos do planeta, reúne mais de 200 países em uma mesma cidade, constituindo-se nos dias de hoje em um dos eventos mais populares e prestigiados em todo o mundo. Essa popularidade e esse prestígio devem-se à grande conexão que as Olimpíadas têm com a massa de espectadores que acompanham as competições tanto presencialmente nos estádios e/ou arenas quanto pela televisão.

Futebol nas Olimpíadas

Mesmo sendo um evento em que reúne diversas modalidades de esportes, apenas em 1900, o futebol foi disputado pela primeira vez em Olimpíadas, nos Jogos de Paris, como um esporte de exibição. Durante a época, o futebol ainda não era tão popular, como vemos nos dias atuais; tanto que, apenas três nações estiveram representadas na modalidade: Grã-Bretanha, França e Bélgica. A Grã-Bretanha derrotou os franceses na decisão, por 4 a 0.

Contudo, foi apenas em Londres, no ano de 2008, que a modalidade passou a fazer oficialmente parte do calendário dos Jogos Olímpicos. Além disso, a criação da Copa do Mundo levou a Fifa a limitar a participação de jogadores nas Olimpíadas, para que o torneio não passasse a competir com o Mundial organizado a cada quatro anos.

Em uma tentativa de igualar as condições de todas as seleções nas Olimpíadas, a partir dos Jogos de 1992, em Barcelona, a Fifa determinou que somente atletas com no máximo 23 anos podem defender as seleções masculinas. Desde 1996, foi permitida a entrada de três atletas acima do limite de 23 anos. Foi também em 1996, que começou a ser disputado o torneio de futebol feminino nos Jogos Olímpicos, e na categoria feminina, não há restrições de participação de atletas.

Olimpíadas
Saiba tudo sobre a introdução do futebol na competição. | Foto: Reprodução.

Futebol masculino brasileiro

O Brasil fez sua estreia nas Olimpíadas na edição de 1952, em Helsinque, quando acabou eliminado nas quartas de final pela Alemanha Ocidental. Em 1984, o Brasil conquistou sua primeira medalha no futebol em Jogos Olímpicos. A seleção era formada, basicamente, por jogadores do Internacional e aproveitaram o entrosamento para chegar à final. Na disputa do título olímpico em Los Angeles, os brasileiros ficaram com a prata ao perderem para a França por 2 a 0, e em 1988, conquistou mais uma medalha de prata.

Depois de ficar fora do torneio de 1992, em Barcelona, a Seleção Brasileira voltou às Olimpíadas em 1996. Na edição de Atlanta, o time que contava com Rivaldo, Bebeto e Ronaldo no ataque conquistou uma medalha de bronze. O Brasil estava ganhando da Nigéria por 3 a 1 na semifinal, mas sofreu uma virada, sendo eliminado. Na disputa de terceiro lugar, o time comandado por Zagallo goleou Portugal por 5 a 0.

Em 2000, a equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo, mesmo com dois jogadores a mais, perdeu para Camarões na prorrogação das quartas de final. Depois de não se classificar para os Jogos Olímpicos de 2004, o Brasil esteve no pódio nas três edições seguintes. Em 2008, a Seleção Brasileira, liderada por Ronaldinho Gaúcho, caiu para a Argentina, de Riquelme e Lionel Messi, nas semifinais. O bronze foi conquistado com vitória sobre a Bélgica, por 3 a 0.

Quatro anos depois, em Londres, o Brasil voltou à final do torneio de futebol das Olimpíadas. O time que contava com Neymar foi derrotado pelo México, por 2 a 1. O tão sonhado ouro veio em casa! Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, o Brasil foi campeão ao vencer a disputa de pênaltis com a Alemanha, no Maracanã.

Futebol feminino brasileiro

Enquanto o primeiro torneio de futebol masculino nas Olimpíadas foi disputado em 1900, a disputa entre mulheres começou apenas em 1996, em Atlanta. O Brasil esteve presente em todas as edições, mas ainda não conquistou a medalha de ouro. Em 1996 e em 2000, a Seleção Brasileira ficou em quarto lugar, depois de perder a disputa pelo bronze para a Noruega e Alemanha, respectivamente.

Já em 2004 e em 2008, o Brasil, liderado por Marta, ficou perto de ser campeão olímpico. Porém, nas duas finais contra os Estados Unidos, as norte-americanas levaram o ouro com vitória na prorrogação.

Nos Jogos Olímpicos de 2012, o Brasil ficou fora das semifinais pela primeira vez, eliminado pelo Japão nas quartas de final. Jogando em casa, a Seleção Brasileira não conquistou medalhas na Olimpíada do Rio, em 2016. O time nacional foi eliminado pela Suécia nas semifinais, na disputa de pênaltis. Na disputa de terceiro lugar, o time feminino do Brasil perdeu para o Canadá, por 2 a 1.

Olimpíadas 2020

Por conta da pandemia da Covid-19, os Jogos Olímpicos foram adiados para este ano, 2021. A seleção brasileira de futebol masculina segue na disputa pelo ouro. A equipe Fala! Universidades deseja sorte na final das Olimpíadas!

________________________
Por Vitória Moura – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul

Tags mais acessadas