Os Jogos Olímpicos são uma tradição da Grécia Antiga. Na época, há mais de 700 anos antes de Cristo, as disputas ocorriam em homenagem aos deuses gregos e ocorriam na cidade de Olímpia, por isso o nome Olimpíadas.
Nas primeiras edições, o único esporte era a corrida. Ao longo do tempo, novas modalidades foram surgindo. O primeira atleta a vencer uma prova em Olímpia foi Corobeu, em 776 a.C., em uma prova de corrida.
Nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, o “stadium” se converteu na primeira disputa oficial. A prova era basicamente uma corrida de aproximadamente 192 metros. As provas aconteciam em linha reta dentro do estádio e eram divididas. Estádio, a primeira delas, correspondia a uma volta, diaulo, duas voltas, e a dólico, corrida considerada de longa distância, aproximadamente 20 vezes o comprimento do estádio.
Olimpíadas atualmente
O formato como conhecemos hoje, com provas que englobam uma variedade de provas de corridas, saltos, arremessos e eventos combinados voltou a ganhou força no final do século XIX, com as escolas e academias militares passando a incorporar como parte dos programas educacionais.
Para um esporte fazer parte das Olimpíadas, ele precisa estar regulamentado por uma associação internacional. Também precisa ter um número mínimo de países e continentes que praticam o esporte profissionalmente, tanto por mulheres quanto por homens.
De todos os esportes que estão presentes nas Olimpíadas de Tóquio, apenas nove deles estavam na primeira Olimpíada da era moderna, com vários atletas se enfrentando. Entre esses esportes, estão: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica artística, natação, remo, tênis, tiro e wrestling, esses esportes eram todos praticados apenas pelos homens, já que não era permitida a presença das mulheres.
______________________
Por Lívia Ferreira de Almeida – Fala! Mack