Olimpíadas: confira os novos esportes que irão estrear
Menu & Busca
Olimpíadas: confira os novos esportes que irão estrear

Olimpíadas: confira os novos esportes que irão estrear

Home > Notícias > Esporte > Olimpíadas: confira os novos esportes que irão estrear

Faltam poucos dias para o início das Olimpíadas. No dia 23 de julho (sexta-feira), a cidade de Tóquio receberá atletas de 206 países que estarão disputando em 46 modalidades em busca da tão sonhada medalha de ouro. Neste ano, algumas novidades farão parte dos Jogos. Nesta 32ª edição do maior evento esportivo do mundo, cinco esportes estrearão nas Olimpíadas. Saiba quais são e os representantes brasileiros destas modalidades. 

Cinco esportes que irão estrear nas Olimpíadas de Tóquio

1. Beisebol

O beisebol foi reinserido na lista de esportes das Olimpíadas. Essa modalidade esportiva estreou nos jogos de 1992 em Barcelona e teve sua última aparição em 2008, na edição de Pequim. Nessas Olimpíadas, o beisebol será disputado por seis países e apenas na categoria masculina. O Brasil não terá participação. 

beisebol
Assim como o basquete, o beisebol é um dos esportes mais praticados pelos estadunidenses. | Foto: Montagem/Reprodução.

2. Surfe 

Ítalo Ferreira, Gabriel Medina, Silvana Lima e Tatiana Weston Webb representarão o Brasil nas Olimpíadas no surfe. Eles enfrentarão alguns países que possuem conquistas mundiais no esporte como Austrália e EUA. Atualmente, Gabriel Medina lidera o ranking mundial de surfe e chega com grandes chances de levar a medalha de ouro. 

surfe olimpíadas
O Brasil tem se destacado nas competições mundiais de surfe e chega aos Jogos Olímpicos com expectativa. | Foto: Montagem/Reprodução.

3. Escalada esportiva

Técnica, equilíbrio, resistência e força. Esses são elementos fundamentais para aqueles que praticam a escalada esportiva. A modalidade faz sua estreia nos esportes das Olimpíadas com três disciplinas: velocidade, dificuldade e bouldering

Na competição de velocidade, dois esportistas percorrem um com outro um número de rotas fixas em uma parede de 15 m em um tempo limitado. Na disciplina de bouldering, os competidores devem subir em rotas fixas em uma parede de 4 m. Já na disputa de dificuldade, os escaladores devem subir o máximo que conseguirem em uma parede de 15 m com uma duração de tempo específica. O Brasil não terá representantes nessa modalidade. 

escalada esportiva
A escalada esportiva começou a ser praticada no Brasil na década de 80. | Foto: Montagem/Reprodução.

4. Caratê

Nascido no Japão, o caratê chega às Olimpíadas e se une ao judô e taekwondo, como esporte que segue o sistema de faixas. O caratê é uma das artes marciais mais praticadas ao redor do mundo, mas só agora fará sua estreia nos jogos olímpicos. No entanto, o Comitê Olímpico já anunciou que a modalidade estará fora dos esportes que serão competidos nos Jogos de Paris em 2024. Também não haverá representantes brasileiros na disputa. 

olimpíadas caratê
Em 2016, o Comitê Olímpico aprovou a inserção do caratê como modalidade para os Jogos. | Foto: Montagem/Reprodução.

5. Skate

O skate também fará sua estreia nas Olimpíadas. O esporte será divido em duas modalidades: street – prática de manobras com obstáculos encontrados nas ruas – e o park – com uma pista que tem uma formação semelhante a uma piscina onde os skatistas mostrarão suas habilidades. Na categoria masculina, o Brasil será representado por Luiz Francisco, Pedro Barros e Pedro Quintas. Já na feminino, Raysa Leal, Pâmela Rosa e Letícia Bufoni, Yindara Aps, Dora Varela e Isadora Pacheco estarão disputando. 

skate
26 países disputarão o skate nas Olimpíadas. | Foto: Montagem/Reprodução.

Assim, prepare sua torcida e não deixe de assistir a estes cinco esportes que estrearão nas Olimpíadas de Tóquio!

______________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!

Tags mais acessadas