quarta-feira, 1 maio, 24
HomeEsporteOlimpíadas 2021: Conheça os mascotes dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Olimpíadas 2021: Conheça os mascotes dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Você já ouviu falar de Miraitowa e Someity? Esses dois personagens são os mascotes das Olimpíadas 2021, que irão ocorrer em Tóquio. Os dois, no entanto, não são mascotes convencionais, eles não representam a fauna japonesa, mas sim sua inventividade.

Quem são Miraitowa e Someity, os mascotes das Olimpíadas 2021.
Quem são Miraitowa e Someity, os mascotes das Olimpíadas 2021? | Foto: Divulgação.

Dito isso, conheça os mascotes dos Jogos Olímpicos de Tóquio e a história e significado por trás deles.

Conheça os mascotes das Olimpíadas 2021 e a história por trás deles

É comum , a cada 4 anos, nos depararmos com mascotes que representam seu país nos Jogos Olímpicos. Essa tradição começou em 1968, durante as Olimpíadas de Inverno em Grenoble, uma comuna francesa localizada na região do Auvérnia-Ródano-Alpes.

O primeiro mascote se chamava Schuss e era um esquiador, um símbolo dos jogos de inverno. Nos anos seguintes, os países sede passaram a idealizar símbolos que representassem o espírito da competição e, de quebra, mostrassem um pouco de sua cultura. Animais nativos desses locais tornaram-se a opção mais óbvia e, desde então, somos apresentados a diversas espécies.

As figuras escolhidas para as Olimpíadas 2021, no entanto, fogem da tradição dos jogos. Os japoneses decidiram apresentar uma nova face de sua cultura, deixando de lado os animais populares. Miraitowa e Someity, mascotes representantes dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos, respectivamente, surgiram a partir do logo da competição.

Inovação

Diferente de outros países, o governo japonês deu a oportunidade do público participar ativamente da criação de seus mascotes. Um concurso foi aberto e mais de 2 mil desenhos foram enviados aos organizadores e idealizadores da competição.

Mesmo com uma gama de opções, o governo optou pela ideia do artista japonês Ryo Taniguchi. Assim que o comitê das Olimpíadas de Tóquio decidiu pôr seus mascotes favoritos, foi a vez das crianças escolherem apenas dois. Os desenhos do artista foram enviados para escolas por todo o país e a decisão foi, praticamente, unânime.

Miraitowa e Someity, no entanto, não vivem em nossa realidade. Ambos os personagens são criaturas cibernéticas, criadas a partir de elementos da cultura japonesa. Foi essa proximidade com a tecnologia que tornou os mascotes tão queridos pelas crianças.

Miraitowa

O personagem Miraitowa será o representante das Olimpíadas 2021. Seu nome é a junção de duas palavras em japonês, mirai (futuro) e towa (eternidade) e isso representa tudo o que esse mascote é: a representatividade do futuro no Japão. Criado a partir do provérbio aprenda com o passado e desenvolva novas ideias, ele possui a capacidade de se teletransportar, transitando entre o mundo real e o digital.

Miraitowa, um dos mascotes das Olimpíadas 2021, representa o passado e o futuro do Japão. | Foto: Divulgação.

O intuito de Taniguchi foi criar um mascote que representasse algo muito importante para a atualidade japonesa, a modernização de sua cultura milenar. Sendo assim, esse mascote representa as tradições japonesas e o avanço do país no desenvolvimento tecnológico. Sua cores, o branco e o azul, mostram esses dois aspectos do Japão: o passado e o futuro.

Para apresentar Miraitowa ao mundo, o comitê dos Jogos Olímpicos em Tóquio criou um vídeo, em que o mascote praticava algumas modalidades populares da competição. É possível, além disso, compreender como funciona a questão da vivência do personagem no mundo digital.

Someity

A mascote Someity, por sua vez, é a representante dos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2021. Assim como Miraitowa, ela vem de um mundo digital, representando essa capacidade do povo japonês de se conectar com seu passado, mas sempre olhando para o futuro.

Someity, uma das moscotes das Olimpíadas 2021, representa um aspecto milenar da cultura japonesa.
Someity, uma das mascotes das Olimpíadas 2021, representa um aspecto milenar da cultura japonesa. | Foto: Divulgação.

Seu nome é inspirado em um dos maiores símbolos do Japão, a flor de cerejeira, que em japonês se chama somei-yoshino. Essa, no entanto, não é a única inspiração para o nome dessa fofa mascote, pois seu nome também remete às palavras so mighty, que em inglês significam “tão poderosa(o)”.

As cores utilizadas para a mascote das Paraolimpíadas foram o branco e o rosa, tons apresentados pelas flores de cerejeira no Japão. Com uma personalidade tranquila e apaixonante, Someity possui o dom da telepatia, sendo capaz de se comunicar com todas as pessoas do mundo.

Miraitowa e Someity são os mascotes oficiais das Olimpíadas 2021, que irão acontecer em Tóquio. O evento, que foi adiado devido à pandemia de Covid-19, começará no dia 23 de julho e terminará dia 08 de agosto. Serão 33 modalidades e 339 eventos realizados em 42 locais de competição.

Por Luiza Nascimento – Redação Fala!