O que são e quais as modalidades dos Jogos Paralímpicos?
Menu & Busca
O que são e quais as modalidades dos Jogos Paralímpicos?

O que são e quais as modalidades dos Jogos Paralímpicos?

Home > Notícias > Esporte > O que são e quais as modalidades dos Jogos Paralímpicos?

Os Jogos Paralímpicos são o maior evento esportivo para atletas de alto rendimento que possuem algum tipo de deficiência. Em algumas das 22 modalidades, presentes neste evento, esses competidores são separados de acordo com o grau e tipo de deficiência, podendo ser visual, intelectual e funcional. Essa classificação é feita por um grupo de profissionais do Comitê Paralímpico Brasileiro, seguindo as regras estabelecidas pelo Comitê Paralímpico Internacional.

Conheça os Jogos Paralímpicos, um dos maiores eventos esportivos do mundo.
Conheça os Jogos Paralímpicos, um dos maiores eventos esportivos do mundo. | Foto: iStock / Divulgação.

Como surgiu os Jogos Paralímpicos?

O embrião daquilo que hoje chamamos de Jogos Paralímpicos ou Paralimpíadas surgiu em 1948, na Inglaterra. A ideia começou com um médico neurocirurgião. O alemão Ludwig Guttmann desenvolveu um método de reabilitação utilizando atividade física. Inicialmente, o tratamento servia para militares que sobreviveram à Segunda Guerra Mundial e apresentavam alguma sequela. 

Este tratamento envolvia a prática esportiva adaptada. Assim, durante a abertura dos jogos Olímpicos de Londres, o médico judeu organizou os Jogos de Stoke Mandeville, para pessoas em cadeira de rodas, incluindo homens e mulheres. A primeira modalidade escolhida por Guttmann foi o tiro ao arco. Posteriormente, foram criados oficialmente os Jogos Paralímpicos, que teve sua estreia oficial em Roma, no ano de 1960, logo após os Jogos Olímpicos.

Quem participa?

Os participantes deste torneio são atletas que possuem deficiências físicas, mentais e visuais. Dependendo das modalidades, os competidores são avaliados e separados para a disputa. 

Na primeira vez em que os Jogos Paralímpicos ocorreram, a competição era exclusiva para atletas em cadeiras de rodas. Foi apenas em 1976 que houve maior inclusão para portadores de outras deficiências, como visuais, físicas (incluindo amputados), com lesão na medula espinhal, entre outras. 

Os surdos, por sua vez, apesar de serem portadores de alguma deficiência, não participam das Paralimpíadas, pois possuem um evento exclusivo organizado para surdos, as Surdolimpíadas. A próxima edição desta disputa acontecerá entre os dias 1 e 15 de maio de 2022, com sede em Caxias do Sul, no Brasil.

Modalidades dos Jogos Paralímpicos

Atualmente, fazem parte do grid dos Jogos Paralímpicos 22 modalidades. São elas: Atletismo, Badminton, Basquete em cadeira de rodas, Bocha, Canoagem, Ciclismo, Esgrima em cadeira de rodas, Futebol de 5, Goalball, Hipismo, Judô, Levantamento de peso, Natação, Remo, Rugby, Parataekwondo, Tênis de mesa, Tiro esportivo, Tiro com arco, Triatlo e Vôlei sentado.

Os Jogos Paralímpicos estão sendo realizados este ano em Tóquio. A competição ocorre do dia 24 de agosto a 5 de setembro, sendo transmitido pelo SportTV e pelo Globoplay.

________________________________________________________

Por Victória Romanelli Amorim – Fala! Cásper

Tags mais acessadas