O que é um cinema drive-in? Saiba mais sobre sua história
Menu & Busca
O que é um cinema drive-in? Saiba mais sobre sua história

O que é um cinema drive-in? Saiba mais sobre sua história

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > O que é um cinema drive-in? Saiba mais sobre sua história

Você já ouviu falar em cinema drive-in? Sabe o que é?  Com certeza, você já viu em algum filme ou série e deve ter ficado morrendo de vontade de ir em um com sua família, amigos ou com o crush. Este cinema te proporciona ver o filme e as estrelas e vem se espalhando pelo Brasil como uma nova alternativa de entretenimento neste período de distanciamento social.

Se você gosta de comer, conversar, ama assistir a um filme, mas com uma roupa confortável e sem se arrumar muito, ele é uma ótima opção. É só entrar no carro e aproveitar a sessão, pode até levar o cachorro.

cinema drive-in
Em 1933, foi aberto o primeiro cinema drive-in. | Foto:  J. R. Eyerman.

O que é um cinema drive-in?

Um cinema drive-in consiste em uma grande área de estacionamento para automóveis, uma tela de cinema ao ar livre e uma cabine de projeção. Outro fator muito importante para o seu funcionamento é o som. Assim que este tipo de cinema surgiu, o som do filme era transmitido por alto-falantes que ficavam junto da tela, mas, agora, a qualidade dele está bem melhor, você só precisa sincronizar o seu rádio na estação definida pelo drive-in e ouvir o áudio do filme saindo dos seus próprios alto-falantes.

Richard Hollingshead foi o primeiro a criar oficialmente o cinema drive-in. Sua mãe, Emma Lovett, sentia-se desconfortável sentada em uma sala de cinema comum, por estar acima do peso. Vendo esta situação, ele decidiu criar uma solução para que ela se sentisse confortável e aproveitasse ao ver um filme, então, começou a fazer experiências em sua própria casa.

Em uma das tentativas, ele amarrou um lençol entre duas árvores para simbolizar uma tela, estacionou seu carro de frente para ele e instalou um projetor de filmes Kodak de 1928 em cima do veículo. O resultado foi super positivo e, então, ele teve a brilhante ideia de patentear sua criação e levar este tipo de cinema para toda a população.

No dia 6 de junho de 1933, foi aberto o primeiro cinema drive-in, localizado em Camden, Nova Jersey. O pico de popularidade do drive-in só foi ocorrer no final dos anos 1950 e início dos anos 1960, particularmente nas áreas rurais, tendo mais de 4 mil drive-in espalhados pelos Estados Unidos em 1958. Porém, com o passar das décadas, o atendimento diminuiu com a chegada das novas formas de entretenimento doméstico. Consequentemente, muitos desses cinemas foram sendo fechados durante os anos.

No Brasil, a ideia só chegou em 1968. Os cinemas daqui tiveram o seu pico de sucesso, mas também entraram em declínio, não sendo mais tão populares. O único que ainda funciona foi inaugurado em 25 de agosto de 1973, em Brasília.

Em tempos de isolamento social, novos cinemas drive-in estão surgindo no Brasil

Com a chegada do coronavírus ao Brasil, todos pararam de ter uma rotina de lazer. Shoppings, parques, restaurantes, espaços de shows e peças teatrais estão todos fechados e, mesmo que ficar no sofá vendo séries, filmes e lives seja muito bom, uma hora, cansa.

Pensando nisso, estão sendo abertos cinemas drive-in pelo Brasil como uma solução de entretenimento fora de casa, durante e logo após a quarentena. Eles são uma ótima opção para driblar as aglomerações de pessoas, além de manter os espectadores seguros dentro de seus carros.

Em Brasília, o drive-in tradicional que já funcionava antes do período de quarentena voltou a funcionar no dia 24 de abril e a proprietária relata que nunca recebeu tanta gente como agora. Porém, é indicado o uso de máscara e só será permitida a entrada de uma pessoa por vez nos banheiros, além de estar proibida a venda de comida e bebida no local.

drive-in entretenimento
O cine drive-in se tornou uma alternativa de entretenimento em 2020. | Foto: Prefeitura de Brasília.

Na cidade do Rio de Janeiro, foi inaugurado um novo drive-in no dia 4 de junho. A estrutura do cinema foi montada em um estacionamento de uma casa de shows na Barra da Tijuca, Zona Oeste. Mas algumas restrições definidas pela prefeitura terão que ser seguidas como: obrigatoriedade do uso de máscara, distanciamento de 1,5 metro entre os carros, venda dos ingressos apenas pela Internet, saídas do carro apenas para o banheiro e vans estão proibidas, somente carros de passeio podem entrar.

No litoral paulista, foi inaugurado um na Praia Grande, as sessões ocorrem no Litoral Plaza Shopping e o projeto foi criado pela exibidora Cinesystem. Nele, está permitido a venda de alimentos, mas os funcionários usam touca, máscara e luva, e álcool gel acompanha os pedidos de comidas e bebidas.

Já na capital de São Paulo, o estádio do Palmeiras, Allianz Parque, está planejando um projeto de cinema drive-in que deve ser inaugurado no mês de junho. O evento, batizado com o nome de “Arena Sessions”, contará com uma super tela de LED de alta definição. As sessões contarão também com serviços de alimentação que poderão ser solicitados de dentro do veículo, sendo entregues na janela do carro, evitando qualquer tipo de contato. A previsão de início dependerá da liberação da licença para operar nesse formato, que deve vir junto com o relaxamento do isolamento social.

Essa alternativa segura e nostálgica ainda vai surgir em muitas outras cidades fazendo muito sucesso e melhorando sua quarentena, mas lembre-se é preciso seguir todas as recomendações dos locais e não esquecer de levar sua máscara.

onde tem cinema drive-in
Estar dentro do carro não anula os cuidados básicos para a prevenção do coronavírus. | Foto: Igor Estrela/Metrópoles.

______________________________________
Por Fernanda Fernandes – Fala! PUC

Tags mais acessadas