O que acontece se estourar o limite do cartão? Entenda os perigos
Menu & Busca
O que acontece se estourar o limite do cartão? Veja aqui

O que acontece se estourar o limite do cartão? Veja aqui

Home > Notícias > Mercado > O que acontece se estourar o limite do cartão? Veja aqui

É notório que grande parte do lucro dos grandes bancos se faz através da ausência de educação financeira por parte significativa da população. Tendo uma fatia significativa que não conhece os “perigos” dos cartões de crédito e muito menos as vantagens que eles podem te trazer, é muito importante entender como utilizar seu cartão de forma responsável, para que isso não te gere dores de cabeça no futuro. Por isso, o tema a ser abordado é referente a o que acontece se estourar o limite do cartão e os perigos por trás disso.

Ter seu cartão recusado pode ser um sinal
Ter seu cartão recusado pode ser um sinal. | Foto: Freepik.

O que acontece quando se estoura o limite do cartão do cartão de crédito?

É comum a ideia de que quanto maior o limite de crédito que o banco oferece, melhor é a instituição. Na verdade, isso não tem muita relação, afinal os bancos que concedem limites de crédito baixos estão tentando se proteger de possíveis “calotes” e, de certo modo, protegem o cliente que aparentemente não possui condição e nem maturidade financeira para possuir um limite mais elevado.

As instituições de crédito ganham dinheiro com as anuidades e taxas que algumas delas cobram e também sobre juros de faturas em atraso, empréstimos e diversos outros serviços que são oferecidos que, para o cliente, pode parecer vantajoso. Mas a realidade é bem diferente disso!

Os bancos lucram com o endividamento dos seus clientes, mas até certo ponto, onde há esperança de que o valor seja realmente pago, com juros e correções. Portanto, as operações financeiras buscam beneficiar as instituições antes mesmo de pensarem nos próprios clientes. Por isso, é sempre importante se manter antenado aos serviços oferecidos e só utilizá-los quando for extremamente necessário ou vantajoso. 

O limite do cartão de crédito é um valor pré-estabelecido pela instituição que concedeu o crédito, no qual você pode gastar de forma mensal. Ou seja, é um valor mensal, pré-determinado, que você pode utilizar para realizar suas compras com a vantagem de pagá-las apenas ao final do mês, quando a fatura é fechada.

Apesar disso, muitas das vezes esse valor definido como limite não é suficiente para suprir os gastos do cliente, mas também pode ocorrer de ser um valor acima daquilo que o usuário pode pagar ao final do mês e acaba gerando dívidas.

Por isso, é importante entender que limite não é a mesma coisa que dinheiro na conta. O seu dinheiro na conta no momento em que ele acaba, você não consegue mais utilizá-lo para nada, já o crédito, funciona de forma diferente.

Por isso é bastante comum as pessoas acabarem gastando mais do que o valor estabelecido como limite, e em muitos casos sua compra é negada e em outros ela acaba sendo aprovada, mas no final da fatura vem com taxas adicionais referentes ao valor extra acima do limite do cartão de crédito.

É possível ultrapassar o limite do cartão de crédito?

O que é estourar o limite do cartão? É realmente possível passar desse valor pré-estabelecido ? A realidade é que normalmente o que acontece se estourar o limite do cartão crédito é ele ficar bloqueado para realizar novas compras até a “abertura” da fatura seguinte.

Ou seja, ao atingir o limite você não consegue gastar mais naquele período de tempo. Apesar disso, algumas instituições financeiras oferecem junto ao cartão de crédito uma avaliação emergencial, que pode conceder um limite extraordinário de modo temporário. Mesmo assim, a cobrança de juros e taxas em cima desse valor podem fazer com que não seja benéfico ao cliente utilizar essa modalidade, já que pode acarretar em mais dívidas, tornando a situação uma bola de neve.

Existem diversas dúvidas a respeito do limite de crédito, por isso confira algumas informações que podem responder suas perguntas a respeito dessa temática.

1. O que acontece se estourar o limite do cartão de crédito e não pagar?

Estourou o limite do cartão, e agora? A realidade é que essa premissa de poder comprar parcelado e pagar em partes só ao final do mês é algo bastante tentador e que precisa de muito autocontrole para que você não se comprometa com mais do que você tem condição de pagar, gerando dívida com o não pagamento da fatura. Apesar de ser uma situação um pouco complicada e delicada, ter dívidas é algo bastante comum principalmente na sociedade brasileira que possui pouca disseminação de conteúdo sobre educação financeira.

Com a criação de uma dívida, o cliente fica negativado e o seu CPF entra na lista de inadimplentes, ou seja, você terá muito mais dificuldade de conseguir empréstimos, financiamentos, alugar e comprar imóveis, além de novos cartões de crédito. Portanto, evite ao máximo estar nessa situação, afinal, uma vez negativado a tendência é que a sua dívida aumente cada vez mais, por conta dos juros e de novas dívidas, você pode contar com a Fimaster para te ajudar nesse processo!

2. O que acontece se estourar o limite do cartão de crédito e a dívida caducar?

Existe um artigo no Código Civil (Artigo 206) que afirma que as instituições negociadoras de crédito não podem continuar cobrando a sua dívida após o período de 5 anos. Depois desses 5 anos é quando pode se dizer que a dívida caducou, ou seja, você não será mais cobrado por ela. Apesar disso, isso não significa que você não tem mais dívidas, mas sim que você não precisa mais pagá-las.

Todos os prejuízos gerados pela criação da dívida continuam existindo mesmo após caducar. Então, com dívidas caducadas, você ainda tem muita dificuldade de financiar, parcelar e emitir novos cartões de crédito, por exemplo.

Portanto, agora que você sabe o que acontece se estourar o limite do cartão, não espere os 5 anos para que elas caduquem, procure a instituição financeira que concedeu o crédito e tente uma negociação viável para pagar todas as contas atrasadas.  Essa é uma das melhores formas de quitar a sua dívida e limpar seu nome.

Tags mais acessadas