Como criar um website do absoluto zero!
Menu & Busca
Criar um website: tudo que você precisa saber!

Criar um website: tudo que você precisa saber!

Home > Notícias > Mercado > Criar um website: tudo que você precisa saber!

No início, idealizar e criar um website era uma tarefa bem difícil, pois exigia bastante conhecimento de linguagens de programação. Com o tempo e o avanço da tecnologia, inúmeras alternativas foram surgindo para solucionar esse problema. Agora é muito simples criar um site, registrar seu nome, produzir imagens de qualidade para colocar na página e deixá-la visualmente mais agradável.

Impulsionar a presença da sua marca nas buscas do Google para trazer a audiência que está presente nas redes sociais, é muito importante. Isso porque ter um site só seu, além de te proporcionar segurança, permite que a marca tenha a sua cara. Com essa entrada no nas buscas do Google,  seu negócio começa a entrar, de fato, no Marketing Digital de resultados, permitindo que possa ter a criação de páginas de conversão e de um blog para conseguir atrair tráfego orgânico.

O site se tornou um dos canais mais importantes do Marketing Digital, seguido das redes sociais, por causa disso ele deve ser construído com muito cuidado e bastante focado no que a sua empresa quer conquistar e demonstrar ao público. Saber o que quer transmitir e o que a área na qual sua marca está posicionada, é imprescindível na hora de optar por um site. 

Ter ideia de como os concorrentes estão dentro desse mercado digital também é importante, você pode crescer com os erros apontados pelos clientes deles e transformar seu website em algo ainda maior e mais certeiro.

No mundo da internet, quem não tem uma rede social ou um website acaba ficando para trás. Sendo assim, trouxemos neste post uma ajuda para quem tem vontade de criar um site com personalidade por conta própria, mas não tem ideia de como criar um website.

Iniciar um site sozinha pode ser desafiador, mas não chega a ser difícil.  Se você seguir as dicas dadas aqui vai ver que tudo vai funcionar muito bem.

criar um website
Criação do domínio e da hospedagem do website são alguns conceitos de vale de web. | Foto: Freepik.

Por que é importante ter um site profissional?

A maior parte do público prefere comprar de uma marca que tenha presença na web e, às vezes, só uma rede social (como o Instagram e o Facebook) não é suficiente. Isso acontece porque as pessoas querem ter uma maior segurança no momento da compra e pesquisam os produtos e/ou serviços na internet antes de fazer uma compra.

Caso você não tenha um site, o potencial de negócio está se perdendo. Pode até ser que alguns indivíduos não comprem o seu na hora em que realizam a pesquisa de mercado, mas se seu website tiver uma construção legal, ela vai se lembrar da marca em outro momento. 

Veja abaixo algumas razões pela qual você deve investir em um website.

Acessibilidade

Ter um site é deixar sua loja acessível para seus clientes 24h por dia. É comum pensar em alguma loja e no momento em que se dirige ao local ela está fechada. A sensação de não poder comprar por esse motivo não é legal. Logo, se ela tivesse um website, tudo estaria resolvido, já que a compra ainda poderia ser feita. 

Credibilidade

O site também é importante pois ajuda a estabelecer a credibilidade da marca dentro do universo dos negócios. Se você não tem um site para recepcionar os clientes que estão procurando pelo seu produto, eles supõem que o seu negócio é amador, sem nome no mercado e, portanto, sem credibilidade.

Vendas

Com o aumento da visibilidade, é normal que as vendas aumentem e um site, como já falamos, proporciona vendas 24h por dia. Essa ação acaba agregando bastante, uma vez que as compras vão poder ser realizadas fora do horário comercial normal.

Investimento

Ainda há pessoas que acreditam em um alto custo dos websites, mas isso não passa de um grande mito. Mesmo que haja um valor significativo, o dinheiro vai retornar rapidamente com o funcionamento do site, sendo um ótimo investimento a curto/médio prazo. 

Com ajuda da internet e do ProjetoWeb você vai conseguir construir um website do zero, sem custo algum. 

Tudo que precisa saber sobre criar um website!

Por que criar um site? Agora já entendemos a importância de um site, vamos ver qual o caminho para criar um website. Se liga abaixo.

Os quatro passos essenciais para tirar a ideia do site do papel são:

Fazer o registro do seu domínio

O domínio é o nome que você vai dar ao seu site, a identidade dele. Por esta razão, é necessário que ele seja escolhido com muita cautela. Normalmente, o nome do domínio é o nome da sua própria empresa, seguido de uma terminação que simula a web. As mais populares – e, também, recomendadas – são: .com ou .com.br. 

Um ponto a ser destacado aqui é: quando for criar o seu site é muito mais vantajoso que você busque comprar o domínio que criou ao invés de utilizar as plataformas que os disponibilizam em suas versões gratuitas. Isso porque ao utilizar o nome dessas plataformas gratuitas no seu domínio, a autoridade é automaticamente transferida para elas.

Dica: seu domínio deve ser simples, fácil, curto e, disponível. 

Contratar um serviço de hospedagem

Hospedar o site em algum lugar é torná-lo acessível para todos que querem acessá-lo. As opções de hospedagem são muitas e podem até ser personalizadas. Você pode optar por hospedar o seu site e registrar o domínio com a mesma prestadora de serviços.

Algumas alternativas de hospedagem são: compartilhada (quando há o seu site e vários outros no mesmo servidor), dedicada (o seu site será o único no servidor), VPS (nesse caso, o servidor é compartilhado, mas cada um deles é privado). 

Escolher um bom construtor de sites

Um bom construtor de sites iniciais será aquele que não vai exigir profundos conhecimentos de HTML e que também vai proporcionar facilidade na hora de criar o template e a logo. Para o projeto de um site, algo que pode trazer aumentar a produtividade é o uso de um CMS, ou seja, Content Management System. Trata-se de um sistema utilizado para conseguir gerenciar o conteúdo e o comportamento dos elementos do site de maneira mais simples e intuitiva sem intervenção de um programador.

Existem vários CMSs pagos e gratuitos no mercado. No entanto, cada um possui as suas especificidades e se adequam a diferentes objetivos de negócio.

Definir um template para usar

Para criar seu site do zero o ideal é sempre escolher um template responsivo, o que se tornou uma realidade do Marketing Digital da atualidade. O que são esses templates responsivos? Eles são aqueles que conseguem se adaptar à tela do navegador que está sendo usado para abrir o site. 

Celulares, notebooks e tablets funcionam de maneira diferente e possuem tamanhos distintos e é preciso se adequar a isso. Na hora de criar um site e a sua identidade visual, não esqueça de fazer uma combinação com a logomarca, deixando tudo bem conectado.

Depois de ter visto como criar um website, saiba mais com a ProjetoWeb. A empresa é responsável por criar e hospedar sites e pode te ajudar a começar um vale na web. Dessa forma, você vai ser capaz de criar sites com uma das melhores empresas do mercado e proporcionar uma experiência única para o seu público.

Tags mais acessadas