sexta-feira, 26 abril, 24
HomeMercadoCriação de sites: 7 passos para criar seu logo profissional

Criação de sites: 7 passos para criar seu logo profissional

A criação do logo para empresas é um dos pontos chaves para a construção e criação de sites para marcas. Tanto o template quanto a logomarca precisam estar conectadas entre si para criar a identidade visual da marca. A logo é o símbolo da sua empresa, é através dela que os clientes vão conseguir lembrar e identificar a sua loja. 

Hoje, no mercado, diversas marcas são reconhecidas de longe apenas pelo desenho projetado na roupa, sapato, celular ou qualquer outro objeto. Temos como exemplo: a Apple, a Nike, a Adidas, o Spotify e a Amazon. Ter uma logomarca única e criativa te faz se destacar. As pessoas podem até esquecer o nome da loja, mas o formato do símbolo nunca passa despercebido e é por meio dele que as melhores propagandas virão. 

É bom frisar que, para uma logomarca cumprir, de forma apropriada, o seu papel, é necessário ter um ótimo planejamento e estudo de mercado. A gestão de marca é essencial na hora de buscar por um logotipo mais estratégico, já que ele é uma das peças mais essenciais do marketing e da publicidade.

Existem 7 tipos de logo. Veja abaixo!

criação de sites
Entenda como criar um logo e quais empresas que fazem logotipo. | Foto: Freepik.

Lettermark

Esse é um dos tipos de logo mais comuns. Ele utiliza as letras iniciais e as abreviações para criar uma representação única da marca. Nesse caso, o destaque vai para os  tipos de fonte que vão ser usadas, objetivando simplificar ao máximo o logo e facilitar sua aplicação e reconhecimento. Ex: CNN, HBO, P&G.

Símbolo ou ícone

Aqui acontece o descarte das letras e o foco se direciona unicamente para as imagens. Assim, quando uma empresa consegue promover seu símbolo a ponto de ser reconhecida por ele, temos uma estratégia muito bem-sucedida. É por esse motivo que os logos desse estilo são mais utilizados por empresas globais, que já possuem marcas  consolidadas. Ex: Rede Globo e Pepsi.

Wordmark

Esse é logo mais objetivo. Simplesmente, trata-se do nome da empresa, marca ou produto usado para representá-la. Obviamente, para que essa estratégia funcione, o designer responsável pela criação deve personalizar o logo de maneira que transmita a essência da marca pela fonte. Ex: Disney e Google.

Combination mark

Esse estilo é o mais popular dos tipos de logo, já que consegue combinar duas informações importantes para o reconhecimento da empresa: o texto e o símbolo. Ele é o logotipo que não erra nunca. Traz um ícone e o nome da marca acoplados para não deixar nenhuma dúvida sobre a questão da identidade. Ex: Amazon, Adidas e Burger King.

Emblema

Diferentemente do combination, nesse tipo de logo, é bastante comum que a marca esteja dentro do símbolo. Isso vai integrar perfeitamente os elementos em uma única construção visual. Ex: Ford e Nivea.

Mascotes ou garotos propagandas

Essa estratégia aposta em personagens e/ou personalidades que vão representar as marcas dentro do mercado. Essa é uma ótima forma de se criar um vínculo emocional poderoso com a marca, pois trazem a ludicidade. Ex: KFC e Pringles.

Lettle stacking

Esse é um tipo de logo bastante ousado que está em alta. Basicamente, se trata de um logotipo com as letras verticais empilhadas, as quais desafiam a compreensão do público em relação ao que está sendo dito. 

Por que é importante ter um logo profissional?

Possuir uma logo é se conectar com os consumidores. Como já vimos, é imprescindível ter uma para conseguir crescer dentro do mercado comercial. Mas por qual motivo devemos nos importar com a criação de uma logo profissional?

O logo oferece destaque em relação à concorrência e é por meio dele que você vai se diferenciar. Criando uma imagem forte e consolidada, sua empresa vai começar a crescer muito mais e logo vai ser responsável por essa expansão. 

Os clientes são atraídos por uma logo bem feita, simples e ao mesmo tempo criativa. A originalidade aqui faz toda a diferença e é o que separa uma grande marca de outras menores. A apresentação e o crescimento da marca, juntamente com o símbolo bem construído oferece ao público uma maior confiança no trabalho realizado por aquela empresa. 

A partir do logotipo, percebe-se de cara os valores e a imagem que o empreendedor quer passar para os clientes sobre o seu negócio. Esse ponto vai desde a escolha da fonte ou do símbolo até as cores que vão ser colocadas para complementar o visual. Tudo aqui importa e transmite uma mensagem. 

A logo profissional fideliza o cliente. É automático, quando ele lembrar do produto que está procurando (e se tiver a ver com o seu) vai lembrar da logo da sua empresa. Essa ação proporciona fidelidade do cliente e um aumento de venda para a marca. 

Agora que já sabemos a importância, vamos ao passo a passo. 

7 passos para criar um logo!

É importante que você saiba que não existe uma fórmula para se criar um logotipo, cada designer e empresas que fazem logotipo possuem o seu próprio método, mas aqui falaremos de um panorama geral. Acompanhe abaixo como criar um logo. 

1. Seja simples

 A escolha da logo deve ser certeira. Opte pelo simples, um visual muito enfeitado acaba deixando o visual poluído e desorganizado.

2. Realize uma pesquisa minuciosa

Saber se seu logo é parecido com algum outro é essencial, a originalidade conta bastante nesse aspecto. Pesquisar também te faz entender sobre o mercado e o que está mais em alta, além de analisar o que os seus concorrentes estão fazendo.

3. Conheça sua persona e seus objetivos

A personalidade da empresa vai ser exemplificada na logo. Assim, ter um bom conhecimento sobre o que é a sua empresa, o que ela pretende no mercado e como ela foi construída é primordial.

4. Saiba o que está na moda

Ter ideia do que está em alta no momento é muito importante antes de fazer o seu logo. O design muda constantemente e estar antenado te faz sair na frente e chamar atenção dos clientes.

5. Defina o conceito do seu logo e qual o tipo dele

Defina qual o melhor formato para construir a sua logo e qual objetivo da opção escolhida. É essencial que a logo demonstre, nem que seja um pouco, os produtos e/ou serviços oferecidos pela marca. 

6. Faça um esboço

É necessário que haja uma organização das ideias e é no esboço que você vai ver o que funciona ou não. 

7. Comece a digitalização do logo

Passe o desenho para o computador ou tablet e digitalize para ir dando uma forma mais parecida com a que ele vai ficar. É possível, até, projetar esse desenho em tamanho real. 

Depois de pronto é apresentar para o restante da equipe e esperar pelos bons resultados. Ficou com dúvidas? O ProjetoWeb pode te ajudar. A empresa é responsável pela criação de sites e realização da hospedagem deles. Com toda a experiência o ProjetoWeb é uma empresa que faz logomarca e pode concretizar o seu sonho de ver a marca crescer. 

ARTIGOS RECOMENDADOS