Por que Facebook, WhatsApp e Instagram ficaram fora do ar? Entenda
Menu & Busca
Por que Facebook, WhatsApp e Instagram ficaram fora do ar? Entenda

Por que Facebook, WhatsApp e Instagram ficaram fora do ar? Entenda

Home > Notícias > Por que Facebook, WhatsApp e Instagram ficaram fora do ar? Entenda

Ontem (04), o mundo se surpreendeu com uma falha que tirou do ar os aplicativos WhatsApp, Facebook e Instagram. Os usuários dessas redes sociais não conseguiram realizar qualquer atividade por volta de meio-dia (horário de Brasília). 

Após mais de 6 horas, os aplicativos voltaram a funcionar em alguns dispositivos, mas ainda com lentidão. Mas por que o apagão aconteceu? Entenda mais a seguir. 

Aplicativos do Facebook fora do ar: entenda a falha no sistema

Em nota oficial assinada por Santosh Janardhan, engenheiro de infraestrutura da empresa, o Facebook explicou que ocorreu uma falha interna durante o processo de alteração nas configurações. Dessa forma, a empresa confirmou que o apagão não foi em razão de vazamento de dados ou ataques de hackers. 

“Nossas equipes de engenharia aprenderam que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços”

Segundo a plataforma, a estrutura que coordena o tráfego apresentou uma falha e isso impediu que a comunicação dos aplicativos como o WhatsApp funcionasse adequadamente. Além disso, o Facebook pediu desculpas pela ocorrência, que prejudicou aqueles que utilizam os serviços para trabalhos. 

facebook
Aplicativos do Facebook ficam fora do ar e surpreendem usuários. | Foto: Reprodução/Pexels.

Pessoas e empresas em todo o mundo confiam em nós todos os dias para se manterem conectadas. Entendemos o impacto que interrupções como essas têm na vida das pessoas e nossa responsabilidade em mantê-las informadas sobre interrupções em nossos serviços. Pedimos desculpas a todos os afetados e estamos trabalhando para entender mais sobre o que aconteceu hoje para que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente.

E o problema não foi só nas redes sociais. Isso porque segundo a jornalista do New York Times, Sheera Frenkel, os funcionários do Facebook foram impedidos de entrar nos prédios da empresa, uma vez que a pane no sistema foi muito expressiva. “Acabei de falar ao telefone com alguém que trabalha para o Facebook que descreveu funcionários sem conseguir entrar nos prédios esta manhã para avaliar a extensão da pane porque seus crachás não funcionavam para abrir as portas”, relatou no Twitter. 

Assim, o WhatsApp, Instagram e o Facebook tiveram uma das maiores quedas da história e até mesmo Mark Zuckerberg, CEO da empresa, enfrentou problemas. Segundo a Forbes, em poucas horas, o bilionário perdeu 7 bilhões de dólares devido ao pane.

______________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!

Tags mais acessadas