O habilidoso Jérémy Doku: saiba mais sobre a carreira do jogador
Menu & Busca
O habilidoso Jérémy Doku: saiba mais sobre a carreira do jogador

O habilidoso Jérémy Doku: saiba mais sobre a carreira do jogador

Home > Notícias > Esporte > O habilidoso Jérémy Doku: saiba mais sobre a carreira do jogador

A conhecida “nova geração belga” ficou muito famosa nos últimos anos por possuir jogadores destaques em grandes clubes europeus, como é o caso do ponta Eden Hazard, do meia Kevin De Bruyne e do atacante Romelu Lukaku. O auge desse elenco até agora foi na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, quando o time treinado pelo espanhol Roberto Martínez chegou até as semifinais do torneio, sendo eliminada apenas pela campeã França, pelo placar de 1×0.

Porém, a Bélgica possui um grande projeto nas categorias de base, que busca sempre revelar jogadores ano a ano em todas as categorias, trabalho feito através dos grandes clubes do país como o Anderlecht, Club Brugge, entre outros. Entre os novos talentos, um que aparece como grande destaque é o ponta Jérémy Doku, de apenas 18 anos de idade.

Jérémy Doku
Jérémy Doku em ação pela seleção da Bélgica. | Foto: Soccrates/Getty Images.

Jérémy Doku

Nascido em Antwerp, no norte do país, Doku iniciou sua carreira jogando em dois pequenos clubes da sua cidade: o KVC Olympic Deurne e o Tubantia Borgerhout. Depois, se transferiu para o Beerschot, onde ficou pouco tempo até chegar no Anderlecht, com apenas 10 anos. Lá, o jovem se desenvolveu e foi subindo de categoria rapidamente. Em 2018, Jérémy jogou a UEFA Youth League com a equipe sub-19, disputando 4 partidas e dando uma assistência na competição.

Anderlecht
Jovem Jérémy Doku jogando nas categorias de base do Anderlecht. | Foto: Reprodução/Footy Ghana.

Na mesma temporada, o belga estreou pela equipe profissional em uma derrota por 4×2 para o Sint-Truiden, pela 16ª rodada da liga nacional. Ao todo, foram apenas 6 jogos, com 105 minutos dentro de campo. Um tempo muito curto, mas muito importante para dar experiência ao jovem atleta.

No ano seguinte, Doku ganhou mais espaço no elenco e atuou em 24 partidas. Seu 1º gol saiu em dezembro de 2019, com um chute de perna direita na derrota por 3×2 para o Oostende. Jérémy conseguiu marcar 4 gols e distribuir 3 assistências, o que ajudou o Anderlecht a alcançar a 8ª colocação do Campeonato Belga e chegar nas quartas de final da Copa da Bélgica.

Com seu rápido desenvolvimento e destaque na equipe principal, Doku chamou a atenção de grandes clubes europeus, sendo muito especulado a sua ida para o Liverpool, como pedido do treinador alemão Jürgen Klopp. Porém, foi o Rennes, da França, que contratou a joia pelo valor de 26 milhões de euros.

Rennes
Anúncio de Jérémy Doku pelo Rennes, da França no site oficial do clube e nas suas redes sociais. | Foto: Twitter/@staderennais.

Por conta da origem dos seus pais, Jérémy tem descendência ganesa, porém sempre optou por defender a Bélgica desde a categoria sub-15. Doku passou por todas as seleções de base, inclusive disputando o Europeu sub-17 em 2018. Em setembro, ele foi convocado pela primeira vez para a equipe principal para os jogos contra a Dinamarca e a Islândia pela Liga das Nações da UEFA, onde o jovem marcou um gol e atuou muito bem nas duas partidas.

Características

Doku joga pelas duas pontas do campo com muita facilidade e tem como uma das suas principais características o cruzamento e as jogadas de linha de fundo. O jovem liderou o último Campeonato Belga em dribles certos, mostrando muito repertório e velocidade em passar pelos zagueiros e abrir espaço na defesa para a chegada dos atacantes do Anderlecht.

Sua movimentação é excelente, o que faz com que ele sempre esteja livre para receber um passe ou finalizar uma jogada. Por conta da sua estatura (1,71m), Jérémy tem um baixo aproveitamento nas bolas aéreas. Outra fraqueza do belga é segurar a bola excessivamente em algumas oportunidades, algo comum para um jogador da sua idade e que pode ser melhorado.

Antes de ir para o Rennes, Doku marcou 2 gols e deu 4 assistências em apenas 7 jogos pelo Anderlecht nesta temporada. Sua estreia pelo clube francês foi no empate por 1×1, com o Dijon, entrando no 2º tempo no lugar do meia Benjamin Bourigeaud.

A liga francesa é o destino ideal para o belga se desenvolver e mostrar o seu grande talento. Sem a pressão de jogar em um gigante europeu, Jérémy terá tudo para aprimorar o seu futebol ainda mais e ser um dos melhores jogadores do time. A torcida da Bélgica espera que a promessa assuma o protagonismo da seleção no futuro e traga o título da Copa do Mundo pela primeira vez para os belgas.


*Nós do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_______________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC

Tags mais acessadas