Nicolás Siri, conheça o precoce atacante uruguaio
Menu & Busca
Nicolás Siri, conheça o precoce atacante uruguaio

Nicolás Siri, conheça o precoce atacante uruguaio

Home > Notícias > Esporte > Nicolás Siri, conheça o precoce atacante uruguaio

Aos 16 anos, o jovem uruguaio, Nicolás Siri, já chama atenção de gigantes equipes mundiais, por conta da sua técnica e faro de gol

Nicolás Siri
O jovem Nicolás Siri, destaque do Danubio no Campeonato Uruguaio. | Foto: Reprodução/ Twitter/@DanubioFC.

No Uruguai, um país de aproximadamente 3,5 milhões de habitantes, é muito comum que jovens atacantes sejam lançados pelas equipes profissionais ainda muito novos. Luis Suárez, hoje vice-artilheiro da La Liga, estreou aos 18 anos pelo Nacional, marcando 10 gols em 27 partidas no Campeonato Uruguaio. Já Edinson Cavani, centroavante do Manchester United com passagens por Paris Saint-Germain e Napoli, foi campeão logo no seu primeiro ano, em 2005, defendendo as cores do Danubio.

Nicolás Siri

Coincidentemente ou não, outro atleta, também revelado pelo Danubio, vem chamando a atenção na atual edição da liga uruguaia. Trata-se do atacante Nicolás Siri, de apenas 16 anos. Nascido em Montevidéu, capital do país, ele integra as categorias de base do time desde pequeno, destacando-se ano após ano.

Pela seleção do Uruguai, Nicolás é convocado desde 2018, sendo chamado para o Sul-Americano sub-15 em 2019. Apesar da decepcionante campanha da celeste olímpica, que amargou um 10º lugar na classificação geral entre 12 equipes, o garoto prodígio conseguiu ter algum destaque, anotando 3 gols na competição: um contra o Equador e dois contra o Chile. Além disso, seu irmão mais velho, o zagueiro Enzo Siri, também tem passagem pela seleção uruguaia, mas pelo time sub-17.

Nicolás Siri uruguai
O atacante Nicolás Siri vestindo a camisa da seleção uruguaia. | Foto: Reprodução/Instagram/@nicolassiri.

Sua estreia como profissional aconteceu em setembro de 2020, na 13ª rodada do Torneio Apertura do Campeonato Uruguaio, contra o Boston River, jogo que terminou 2×2. Ele ainda entrou em campo em mais duas partidas: outros dois empates contra Deportivo Maldonado e Rentistas. Porém, foi na atual competição, o Torneio Clausura de 2021, que Siri tornou-se conhecido. Após jogar três vezes e não marcar, o atacante empatou o duelo contra o Nacional (que terminou em uma virada do Danubio por 2×1) e fez história na rodada seguinte. Aos 16 anos, 11 meses e dois dias, Nicolás marcou um hat-trick contra o Boston River, em uma goleada por 5×1, tornando-se o segundo jogador mais jovem a anotar 3 gols em uma partida profissional na história, ficando atrás apenas do inglês Trevor Francis, que alcançou o feito em 1971.

Essa rápida ascensão atraiu os olhares de grandes clubes ao redor do mundo. Primeiramente, foi noticiado que o Barcelona estaria observando o promissor uruguaio, considerado por muitos o “novo Luis Suárez”. Essa seria terceira vez em um período recente que a equipe catalã traz um atleta da liga do Uruguai, após as chegadas dos zagueiros Santiago Bueno e Ronald Araújo. Há poucos dias, o Palmeiras também entrou na disputa por Nicolás, monitorando o atleta, porém sem abrir negociações inicialmente.

O Danubio realiza um trabalho nas suas categorias de base de muita excelência há anos. Álvaro Recoba, Marcelo Zalayeta, Walter Gargano e Edinson Cavani são só alguns jogadores revelados pelo clube “La Franja” que foram brilhar nos gramados do futebol europeu e também com a camisa da seleção uruguaia. E os próximos passos de Nicolás Siri não serão muito diferentes. O time da capital foi rebaixado pela 3ª vez a sua história na última rodada do Campeonato Uruguaio, deixando cada vez mais difícil a permanência do talentoso atacante. O que é uma pena, já que, com certeza, a torcida de “La Universidad del Fútbol Uruguayo” (como o time é conhecido) gostaria de assistir a muitos mais jogos, e comemorar dezenas de gols no estádio, desse que promete tornar-se um craque em um futuro muito próximo.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

__________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas