Eddie Van Halen: o guitarrista, inventor e lenda
Menu & Busca
Eddie Van Halen: o guitarrista, inventor e lenda

Eddie Van Halen: o guitarrista, inventor e lenda

Home > Entretenimento > Música > Eddie Van Halen: o guitarrista, inventor e lenda

Músico Eddie Van Halen é considerado um dos melhores e mais influentes de todos os tempos

Edward Lodewijk Van Halen, nascido no dia 26 de janeiro de 1955 em Amsterdã, na Holanda, virou um dos maiores guitarristas da história, construiu seu próprio modelo de guitarra e aperfeiçoou técnicas trazendo um novo som para o rock. Ainda em vida teve todo seu talento reconhecido, seja pela legião de fãs ou até mesmo por outros nomes do mundo da música. Infelizmente, devido a um câncer de garganta, Van Halen morreu no dia 6 de outubro de 2020 na Califórnia, EUA. Mas seu legado estará para sempre marcado nos corações dos amantes da música.

Para conhecer mais sobre Eddie Van Halen, vamos falar sobre a guitarra, técnicas, sua banda e também sobre a vida deste músico, que pode até não ter criado o rock, mas revolucionou os rumos da guitarra.

Vida de Eddie Van Halen

Apesar de ter nascido na Holanda, a família de Eddie se mudou para Califórnia quando o músico ainda era criança e por lá, ele e o irmão Alex tiveram os primeiro contatos com a música, já que o pai era um multi-instrumentista e colocou os jovens em uma escola de música para aprenderem piano. Porém, a dupla tinha mais interesse em guitarra e bateria.

No começo, Eddie tocava bateria e Alex guitarra, mas, depois, eles trocaram de instrumentos, pois viram que um tinha mais talento com o instrumento do outro. Os irmãos começaram uma pequena banda ainda crianças e Eddie praticava muito para melhorar na guitarra. As grandes influências na época foram Eric Clapton e Jimmy Page, do Led Zeppelin. Apesar de todo o esforço, o holandês nunca aprendeu muita teoria ou noções musicais, ele dizia que a música deveria sair da alma.

Em 1972, os irmãos Van Halen formaram uma outra banda que, em 1974, seria batizada com o sobrenome deles, Van Halen, e, em 1977, conseguiram uma oferta com a gravadora Warner para no ano seguinte lançar o primeiro disco do grupo.

Eddie Van Halen
Eddie Van Halen tocando sua guitarra. | Foto: Reprodução.

Banda Van Halen

Com o irmão, Alex, na bateria, David Lee Roth nos vocais e Michael Anthony no baixo, a banda lançou o primeiro disco no início de 1978, chamado Van Halen. O álbum chegou fazendo enorme sucesso e revolucionou o cenário da época. Uma das principais músicas é Eruption, uma faixa toda instrumental de Eddie sozinho por quase dois minutos, algo muito diferente do que as outras bandas faziam. Inclusive, o solo dessa música é considerado pela revista Rolling Stones como o segundo melhor solo da história, atrás de Stairway to Heaven, de Jimmy Page. 

O álbum foi um grande sucesso, alcançado colocações nas paradas de sucesso da época, além de mostrar um novo som para o rock. Outro disco que fez muito barulho foi 1984, lançado em 84. Faixas como Panamá, I’ll Wait, Hot for Teacher, e o maior sucesso da banda e uma das faixas mais conhecidas do rock and roll, Jump, estão presentes. 

Eddie Van Halen banda
Banda Van Halen. | Foto: Reprodução.

A banda teve alguns problemas entre os integrantes e viveu trocas de vocalistas. David Lee Roth ficou de 74 a 85, saiu após desentendimentos com Eddie (até hoje segue sem muitas explicações sobre a briga), voltou em 96 para uma gravação de um disco e voltou definitivamente em 2006 e continua até os dias atuais. Após a primeira saída de Roth, Sammy Hagar assumiu os vocais em 85, ficando até 96 e retornando em 2003, mas deixando a banda dois anos depois. Outro cantor que o grupo teve foi Gary Cherone, também vocalista do Extreme, ficando durante o período de 1996 a 1998.

O filho de Eddie, Wolfgang Van Halen, assumiu o baixo em 2006 após a saída de Michael Anthony. A banda lançou ao todo 12 discos e, em 2007, foi introduzida ao Rock and Roll Hall of Fame.

Técnicas

Embora Eddie Van Halen não tenha criado nenhuma técnica do zero, ele incrementou o uso de muitas delas, fazendo coisas nunca antes vistas. Uma delas é o Tapping, que o músico bate com a mão direita nas cordas da guitarra, inclusive, na época do primeiro álbum, o holandês tocava Eruption de costas para ninguém ver como ele fazia os solos.  Acredita-se que a ideia de usar essa técnica surgiu ao ver Jimmy Page tocando com uma das mãos e com a outra ele acenava para o público. Eddie teve a ideia de usar a outra mão para acrescentar mais elementos ao som.

O Bend é quando o guitarrista empurra a corda para cima ou para baixo, e Van Halen criou o seu próprio estilo de Bend ao misturar outras técnicas. Ele fazia Tapping ao mesmo tempo em que usava a técnica chamada de Slide, quando se desliza o dedo entre uma nota e outra. Porém, a versão mais comum é fazer com a mão esquerda, e ele fazia com a direita ao mesmo tempo que tocava Bends, Tappings. Para entender melhor a genialidade, só escutando suas músicas.

Um dos elementos da guitarra é a alavanca que afrouxa e aperta as cordas criando um efeito sonoro muito característico das músicas de Van Halen. Porém, na época, as alavancas só faziam um único movimento, as chamadas pontes tremolo. Aí entra em cena a ponte chamada Floyd Rose, que permitia movimento em ambas as direções, além de microafinações. E quem foi um dos grandes responsáveis pela criação e popularização do acessório? Eddie Van Halen.

música
Técnica do artista. | Foto: Reprodução.

Guitarra

Uma das grandes invenções de Eddie Van Halen é a icônica guitarra que ele usava. Na época, os principais modelos eram a Stratocaster (criada por Leo Fender, a guitarra tinha 3 captadores do modelo single coil e o músico mais famoso a usar uma foi Jimi Hendrix) e a Les Paul (criada pelo guitarrista Les Paul, o instrumento vinha com dois captadores do estilo Humbucker e um dos mais famoso a usá-la é o Slash), o que Van Halen fez foi juntá-las.

O músico comprou um corpo de madeira de segunda qualidade com os moldes de uma Strato e colocou um captador Humbucker na ponte. A grande diferença entre os modelos de captores é em relação ao som, enquanto o single coil dá um som mais estalado e brilhante, o Humbucker gera um mais cheio e gordo e foi o que Van Halen queria.

O músico não tinha muito conhecimento com construção de guitarras ou de elétrica, mas isso não o impediu de construir sua própria guitarra e, por conta dessas junções de modelos diferentes, fez com que o instrumento fosse batizado de Frankenstrat.

Atualmente, existem muitas guitarras com corpo de Strato e captadores Humbucker na ponte, as chamadas Superstratos, e quem incentivou o surgimento foi Eddie Van Halen. Também é possível comprar uma Frankenstrat criada pela marca do guitarrista, a EVH.

guitarra
Guitarra EVH. | Foto: Reprodução.

Parceria com Michael Jackson

Um dos solos mais icônicos da história do pop é o da música Beat It, do disco Thriller de 1984. No solo, há vários bends, uso de alavanca, tapping, um ritmo bem acelerado, o melhor de Eddie Van Halen em uma única peça.

Quem juntou as duas lendas foi um outro ícone do meio musical, o produtor Quincy Jones que convidou Eddie para gravar o solo e, em apenas 30 minutos, a gravação tinha sido feita. E Van Halen não cobrou pela participação, pois não quis assinar contratos para não ter problemas com a gravadora e a ideia do músico era fazer a gravação com Michael Jackson sem que ninguém da sua banda ficasse sabendo. O que não funcionou. 

michael jackson
Parceria entre Van Halen e Michael Jackson. | Foto: Reprodução.

Luta de Eddie Van Halen contra o câncer

Em 2001, o músico foi diagnosticado com câncer na língua, o que o tirou dos palcos por um tempo. E em 2003, ele anunciou que estava curado. De acordo com o TMZ, Eddie Van Halen estava fazendo tratamento para um câncer na garganta desde 2014. 

Mas a situação se agravou nos últimos dias da vida do guitarrista, quando a doença se alastrou para outros órgãos. No dia 6 de outubro de 2020, o filho Wolfgang anunciou a morte do pai, aos 65 anos.

van halen morte
Van Halen faleceu ano passado. | Foto: Reprodução.

Todo o legado de Eddie Van Halen vai continuar para sempre no mundo do rock, suas técnicas seguem sendo usadas por vários guitarristas e, após o falecimento, muitos foram às redes para lamentar a morte da lenda. Nomes como Billy Idol, Boy George, Phil X, John Mayer, Jimmy Page, David Lee Roth Sammy Hagar, o irmão Alex Van Halen e vários outros postaram mensagens de luto e admiração.

Agora que você conhece mais sobre essa lenda, é a hora de ouvir algumas de suas músicas como Jump, Panama, Unchained, Judgement Day, Eruption, Dreams, When It’s Love, Right Now, Can’t Stop You e tantas outras para conhecer a genialidade de Eddie Van Halen.

___________________________________
Por Raul Galetti – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas