Rosangela Moro, esposa de Sérgio Moro, realiza projetos na APAE
Menu & Busca
Mulheres na política: Rosangela Moro, esposa de Sérgio Moro, realiza projetos na APAE

Mulheres na política: Rosangela Moro, esposa de Sérgio Moro, realiza projetos na APAE

Home > Notícias > Política > Mulheres na política: Rosangela Moro, esposa de Sérgio Moro, realiza projetos na APAE

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres representam a maior parte da população do país, contabilizando 51,5%. Esse cenário, no entanto, não se repete na política, visto que é possível observar uma baixa participação de mulheres. Rosangela Moro, esposa de Sérgio Moro, é uma das poucas exceções.

Um estudo realizado pela União Interparlamentar mostra que, dentre os 192 países analisados, o Brasil é o 142° na lista de países quando o assunto é participação feminina na política. 

Os números levaram em consideração o período de 1997 a 2018 e mostraram que apenas 15% das vagas da Câmara dos Deputados é ocupada por mulheres. No Senado Federal, o número cai para 12,4%. 

A falta de representatividade feminina na política traz à tona debates sociais e implicações na manutenção da democracia.

Por isso, mesmo que em passos lentos, o cenário vem mudando e algumas mulheres têm conquistado destaque na política brasileira. Rosangela Moro é um dos nomes que têm chamado atenção no cenário político. A seguir, saiba mais sobre a história de Rosangela e entenda sua participação na APAE.

Quem é Rosangela Moro?

Natural de Curitiba, Paraná, Rosangela Wolff Moro tem 48 anos e é advogada. Casada com Sérgio Moro (União Brasil), ex-Ministro da Justiça e Segurança Pública, a advogada conquistou a carteira da OAB aos 21 anos e é especialista em terceiro setor.

Rosangela Moro também é autora do livro Regime Jurídico das Parcerias das Organizações da Sociedade Civil e a Administração Pública (2016). A obra lançada pela editora Matrix reúne dicas de direito sobre relações do governo com o terceiro setor.

Rosangela Moro, Sérgio Moro, APAE, esposa de Sérgio Moro, Rosangela Wolff Moro 2 (1)
Rosangela Moro ao lado marido, Sérgio Moro. | Foto: Reprodução/ Instagram

Participação na APAE

Um dos destaques da carreira de Rosangela Moro é a participação em projetos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), uma organização que se une em prol dos direitos e do desenvolvimento de pessoas com deficiências. A advogada participa de projetos na associação e exerce o cargo de procuradora jurídica da Federação Nacional das APAES (Fenapaes).

Rosangela Moro na política

Além de advogada, Rosangela Moro vem buscando espaço na política. Neste ano, ela se filiou ao partido União Brasil, o mesmo do marido Sérgio Moro. Rosangela deve se candidatar ao cargo de Deputada Federal em São Paulo. Dois dias antes da filiação ao União Brasil, ela havia se filiado ao Podemos e transferido o domicílio eleitoral do Paraná para São Paulo. 

Rosangela é um dos exemplos de mulheres que estão engatando na política. Mesmo que a mudança ainda seja sutil, a tendência é que a participação feminina seja cada vez mais forte nas eleições. Um dos motivadores são as campanhas que buscam incentivar as candidaturas das mulheres. Como a campanha Mulheres na Política veiculada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em homenagem ao dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher. A partir de peças publicitárias, a ideia era estimular a participação feminina na política brasileira.

Eu MORO com ele

Em 2016, em meio à deflagração da Operação Lava Jato e o aumento da notoriedade do marido, Rosângela Moro criou uma página no Facebook chamada “Eu MORO com ele”, que contava com centenas de milhares de curtidas e trazia mensagens, cartas, textos, fotos e menções de apoio ao trabalho de Moro na Lava Jato.

Um dos textos iniciais da página dizia: “É uma página de agradecimento a vocês que encaminham ao Sergio mensagens, a mim e a minha família. Recebemos críticas também, faz parte e desde que respeitosas são mantidas na página. Aqui tratamos todos com respeito. (…) E, como Moro afirma que a corrupção não tem cores partidárias, não mantenho mensagens de críticas ou de ofensa pessoal a quem quer que seja, de qual partido político seja.” 

No final de 2017, a página foi desativada. Rosângela agradeceu as quase um milhão de curtidas da página e deixou aos seguidores “a minha mensagem de admiração, gratidão e respeito”.

Rosangela Moro, Sérgio Moro, APAE, esposa de Sérgio Moro, Rosangela Wolff Moro
Texto de despedida da página no Facebook “Eu MORO com ele”, que contava tinha quase um milhão de curtidas .
Tags mais acessadas