sexta-feira, 26 abril, 24
HomeCinema e Séries'Morte às Seis da Tarde': uma crítica do filme de suspense polonês

‘Morte às Seis da Tarde’: uma crítica do filme de suspense polonês

O filme Morte às Seis da Tarde, dirigido por Patryk Vega, conta a história de uma série de assassinatos horríveis na cidade de Breslávia, na Polônia. No meio de todos esses casos, a policial Helena Rus tenta lidar com uma tragédia pessoal muito traumática. 

Os acontecimentos têm um ritmo aceitável, o que permite ao espectador acompanhar e entender os fatos sem muitas dificuldades. Possui uma trama interessante que chama a atenção de quem está assistindo, mas demora muito para aprofundar os fatos e explicar a razão de todos os assassinatos.

Crítica do filme Morte às Seis da Tarde
Filme Morte às Seis da Tarde. | Foto: Reprodução.

O suspense polonês traz Helena como a personagem principal, traumatizada pelo seu passado, com seu parceiro hospitalizado, sofrendo e agindo roboticamente. A policial aparenta ser fria, mas conforme as coisas vão acontecendo, tudo é explicado e podemos entender um pouco de sua história. Os assassinatos trazem um outro personagem muito importante para a trama: Iwona Bogacka, criminologista especializada em crimes violentos, enviada pela Central de Varsóvia.

Iwona parece ser a peça principal para que a polícia entenda qual a ligação entres as vítimas e porque todas estão marcadas com palavras queimadas por ferro quente na pele. É assim que descobrimos sobre as Pragas da Breslávia, uma história antiga da cidade que é explicada pela especialista. As Pragas são: degeneração, roubo, suborno, calúnia, opressão e mentira; nos tempos antigos, um carrasco costumava torturar e matar uma pessoa – identificada com uma das pragas – publicamente todo dias, às 18h, na ordem anteriormente mencionada.

Depois da explicação, tudo começa a fazer mais sentido em relação às mortes horrendas e porque todas elas são executadas em público. Porém, enquanto o suspense vai acontecendo, Iwona Bogacka começa a parecer suspeita. Não estava no trem que chegou de Varsóvia e sempre estava longe da polícia quando os assassinatos aconteciam. Logo, a pessoa por trás dos assassinatos é descoberta e não podemos ficar surpresos.

É fácil resolver os mistérios do filme se prestarmos bastante atenção em tudo o que está acontecendo. O enredo poderia ser melhor se tivesse sua história aprofundada e se fosse um pouco mais longo. Tudo acontece rápido demais e até mesmo o final, que é a parte mais surpreendente de todas, deixa a desejar.

Sinopse e trailer

Após descoberta de um corpo costurado na pele de um touro, uma policial se dá conta de que alguém está recriando castigos do século 18 para punir criminosos.

https://www.youtube.com/watch?v=atoR1wzfqoo

FICHA TÉCNICA: Morte às Seis da Tarde

Título Original: Plagi Breslau
Duração: 93 minutos
Lançamento: 22 de abril de 2020
Distribuidora: Netflix
Dirigido por: Patryk Vega
Classificação: 18 anos
Gênero: Suspense
País de Origem: Polônia

_______________________________________
Por Rafaela Thomaz Leite – Fala! PUC

ARTIGOS RECOMENDADOS