O veganismo é a prática de retirar da sua vida qualquer produto ou alimento de origem animal. Para atender esse público a moda vegana surgiu. No entanto, impulsionada pela transformação digital e maior preocupação com questões ambientais, ela passou a ser uma tendência fashion em crescimento.
Apesar de ser um segmento em expansão, ainda poucas marcas investem nessa prática. Por isso, entenda o que é e por que investir na moda vegana!
O que é moda vegana?
O veganismo é um conceito mais atual, que ganhou força quando passou a ser amplamente divulgado na internet e nas redes sociais, ganhando força com a transformação digital. Mas os produtos veganos sempre existiram, inclusive na moda!
Além de ser um estilo de vida, essa é uma tendência fashion hoje em dia. Contudo, tecnicamente, a moda vegana já existia como, por exemplo, aquela nossa camiseta básica de algodão orgânico ou jeans onipresentes. Essas são peças que usamos faz tempo e se encaixam nas exigências do veganismo, porque não contêm substâncias animais.
De certa forma, a moda vegana transcende a questão animal. Hoje em dia ela abraça também outras causas e problemas presentes na indústria fashion. Como produzir sem poluir e não usar trabalho escravo. Logo, o veganismo na moda se preocupa com toda uma sustentabilidade ambiental e também social.
Assim, o foco do veganismo e da moda vegana é um modo de vida que busca a redução dos danos no meio ambiente e o desenvolvimento de relações mais equilibradas entre as pessoas e o espaço. No mundo fashion, isso significa usar somente roupas, calçados e acessórios que não empregam nenhuma exploração animal em seu processo de fabricação, como a realização de testes e o uso de matéria-prima animal.
Por que investir na moda vegana?
Alguns benefícios da moda vegana, claro, além da preocupação com a sustentabilidade, fazem dela uma tendência fashion que não mostra sinais de desaceleração. Por isso, vale a pena investir! Confira, abaixo, quais são as vantagens do veganismo na moda!
1. Evita surgimento de novas doenças
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% de todos os patógenos humanos e 75% das novas doenças infecciosas têm origem em animais. Exemplos disso são o surto do coronavírus que começou em um mercado comercial vivo e a Dinamarca que realizou um abate em massa de vison infectados.
A moda vegana é uma forma de evitar surtos, como o que estamos vivendo agora. Por isso, os consumidores do setor fashion continuarão a questionar seu consumo e a compra de produtos de origem animal.
2. Segmento em crescimento e pouco explorado
Alternativas sustentáveis da moda vegana, que imitam a textura da pele, lã, seda ou couro, ainda não estão amplamente disponíveis no mercado fashion de massa. Com isso, a demanda está ultrapassando a oferta de produtos de moda adaptados ao veganismo.
Um exemplo de sucesso da moda vegana é o couro de alga marinha que a Nike já experimentou antes, sendo aclamado como uma das melhores alternativas para o veganismo. Ele cresce mais rápido do que o bambu e absorve o gás carbônico, desacelerando o aquecimento global e a acidificação dos oceanos.
Já outras marcas da moda como a Pangaia, Na KD e SAYE estão usando restos de frutas para produzir sneakers. O couro de cogumelo deve se tornar mais comercial em 2021, com a Adidas, o grupo Kearing Lululemon e Stella McCartney investindo no Mylo, um material feito com menos água e emissões de gases de efeito estufa do que o couro real.
Entretanto, os materiais para a moda vegana ainda são produzidos em baixa quantidade e vendidos a custos altos, o que inviabiliza seu uso para muitas marcas. É importante buscar alternativas ao, amplamente usado, couro.
3. O veganismo melhora a imagem da marca
A transformação digital influenciou o maior alcance de alguns termos. Esse é o caso do veganismo e cruelty free (livre de crueldade). Sendo assim, as marcas fashion de moda vegana têm ganhado destaque ao longo dos anos. Possivelmente, em parte, graças aos consumidores conscientes que desejam estender seus princípios veganos a todas as áreas de sua vida, inclusive na moda.
A U.Mode faz parte dessa transformação digital da moda
“É impossível falar de transformação digital, cliente no centro do negócio e não falar de sustentabilidade. Logo, cuidado e respeito com os animais deve ser uma pauta importante no discurso”, afirma a CIO da U.mode, Anay Zaffalon.
O que achou das nossas dicas e reflexões sobre a moda vegana? Você é adepta(o) a esse lifestyle de veganismo fashion? A Anay Zaffalon tem uma longa trajetória na moda, com experiência nacional e internacional. Com conteúdos periódicos, discute a transformação digital da moda e outros assuntos relacionados em seu Instagram (@anayzaffalon).
A U.mode é uma plataforma de fashion PLM 100% brasileira que oferece a solução perfeita para digitalizar o desenvolvimento de coleções de moda. A plataforma melhora a sua gestão e eficiência no desenvolvimento da sua coleção por meio da transformação digital. Se você quer ir fundo na moda vegana, essa é uma ótima estratégia para obter sucesso na área.
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Por Camila Nascimento – Fala! Cásper