Mislav Oršić e o Dínamo Zagreb: a remontada histórica do time
Menu & Busca
Mislav Oršić e o Dínamo Zagreb: a remontada histórica do time

Mislav Oršić e o Dínamo Zagreb: a remontada histórica do time

Home > Notícias > Esporte > Mislav Oršić e o Dínamo Zagreb: a remontada histórica do time

No dia 11/03, pelas oitavas de final da UEFA Europa League, o Tottenham Hotspur batia o Dínamo Zagreb, da Croácia, por 2×0 em seu estádio, o Tottenham Hotspur Stadium, no norte de Londres, na Inglaterra. Entretanto, o bom resultado no jogo de ida das eliminatórias não foi suficiente para o time de José Mourinho garantir o acesso às quartas de final da competição. 

Zoran Mamić, até então técnico da equipe croata, demitiu-se de forma polêmica após a derrota no primeiro jogo, sendo condenado pelo Supremo Tribunal Croata a 4 anos e 8 meses de prisão, por escândalo fiscal. Assim, sem comandante técnico oficial, Mislav Oršić, o ponta-esquerda da Croácia de 28 anos, liderou a remontada histórica do time no Estádio Maksimir, em Zagreb. Com um hat-trick, o atacante despachou os ingleses e classificou sua equipe às quartas de final da competição europeia.

futebol europeu
Zoran Mamić treinando o Dínamo Zagreb. | Foto: SNS Group/ Daily Mail.

Quem é Mislav Oršić?

Nasceu em Zagreb, capital da Croácia, em 1992. Começou sua carreira como jogador de futebol no NK Kustosija Zagreb, em 2007 e, em 2013, transferiu-se para o Inter Zapresic, também da Croácia. Após essa passagem, o jogador rodou pelo futebol europeu, acumulando passagens pelo Spezia Calcio (Itália), 3 passagens pelo clube croata HNK Rijeka, em 2014, 2015, 2016, e pelo NK Celge, equipe eslovena, de onde se transferiu para o futebol asiático, chegando ao Jeonnam Dragons, da Coreia do Sul, em 2016. No mesmo ano, Mislav foi negociado com o Changchum Yatai, da China, onde ficou por 8 meses e saiu rumo ao Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul. De lá, o atleta chegou em 2018 ao Dínamo Zagreb, seu atual time. Além da trajetória por clubes, Oršić possui passagens pelas seleções de base e principal da Croácia.

Na temporada 2020/21, o ponta-esquerda/atacante acumula 38 jogos, envolvendo o campeonato croata, UEFA Champions League, UEFA Europa League e jogos pela seleção de seu país, 19 gols e 8 assistências. Veloz e bom finalizador, o avançado vive uma das melhores temporadas de sua carreira, chegando ao valor de mercado de 7,5 milhões de euros, segundo o portal Transfermarkt.

Mislav Oršić
Mislav em ação pelo Dínamo Zagreb. | Foto: Reprodução/The SportsRush.

O Dínamo Zagreb na Europa League 2020/21

Na atual temporada, a equipe alcançou um feito inimaginável para os padrões da equipe: chegar às quartas de final de uma competição europeia. O clube classificou-se no Grupo K, que também contava com Wolfsberger AC, da Áustria, Feyenoord Rotterdam, da Holanda, e CSKA Moscou, da Rússia. Os 14 pontos conquistados, distribuídos em 4 vitórias e 2 empates, foram suficientes para classificá-los em primeiro da chave. Na segunda rodada, os croatas pegaram o FC Krasnodar, da Rússia, e passaram pelo placar de 4×2 no agregado dos 2 jogos, chegando às oitavas de final, onde bateu o Tottenham Hotspur FC, em uma virada histórica no segundo jogos das eliminatórias, fazendo 3×2 no placar combinado.

Assim, nas quartas de final, o time pega o Villareal Clúb de Fútbol, que eliminou nas oitavas, o Dínamo de Kyev, da Ucrânia, em busca do célebre título de uma competição continental. Cabe a Mislav Oršić e toda a delegação do GNK Dínamo Zagreb caminharem rumo a Gdańsk, na Polônia, para a disputa de uma das finais mais importantes de sua história.

Dínamo Zagreb
Equipe comemora classificação histórica. | Foto: Reprodução/Football 24 News English.

_______________________________
Por Matheus Carvalho Pereira – Fala! Cásper

Tags mais acessadas