Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Mindfulness: Exercícios físicos para reduzir o estresse do trabalho

Mindfulness: Exercícios físicos para reduzir o estresse do trabalho

Com o alto índice de pessoas infelizes com o que fazem profissionalmente,  aplicativos de exercícios físicos e meditação, por meio da gamificação, têm servido como solução para reduzir estresse e Burnout nas empresas, trabalhando o mindfulness

CINCO DICAS PARA TOMAR BOAS DECISÕES E VIVER BEM

Meditação, Espirituais, Ioga, Meditando, Saudável, Zen
Como trabalhar seu Mindfulness

Cansaço profissional e a Síndrome de Burnout

No Brasil, os colaboradores trabalham cerca de 18 horas extras, de acordo com uma pesquisa realizada pela Maxis GBN e 72% sofrem algum tipo de sequela ocasionada pelo estresse – segundo levantamento do International Stress Management Association, logo, não seria por menos que 32% dos indivíduos podem ser diagnosticados com Burnout.

Também conhecida como crise de esgotamento profissional, a síndrome pode se manifestar de diversas formas, os sentimentos mais comuns são: cansaço constante, baixa autoestima e mudanças bruscas de humor.

EXERCÍCIOS SIMPLES PARA COMEÇAR A PRATICAR YOGA

Em alguns casos pode apresentar sintomas próximos da depressão ou do transtorno de ansiedade. A causa é a mesma, trabalhar muitas horas consecutivas sob condições de trabalho estressante e psicologicamente desgastante.

A síndrome tem se tornado tão recorrente que, este ano, a OMS (Organização Mundial da Saúde) a incluiu na nova Classificação Internacional de Doenças.

ANITTA TEM SÍNDROME DE BURNOUT: SAIBA O QUE É O DISTÚRBIO

O lado positivo do reconhecimento do Burnout como um fenômeno ligado ao trabalho é que isso pode contribuir para uma mudança nos departamentos de RH, que vão olhar não apenas como um problema individual e sim algo que impacta os resultados da equipe e da empresa.

Já é possível ver essa mudança, cada vez mais companhias têm adotado medidas internas para prover um ambiente saudável aos colaboradores. “Muitas medidas tradicionais são caras e pouco efetivas, o que resulta numa piora do cenário.

YOGA: PARA O CORPO E PARA A ALMA

Como trabalhar seu Mindfulness?

Como já sabemos que o exercício físico é capaz de contribuir no gerenciamento do estresse, quisemos trazer algo eficiente para a empresa e divertido para o colaborador”,

afirma Tomás Camargos, sócio-fundador da VIK, plataforma que promove atividade física e hábitos saudáveis dentro das empresas. 

A VIK utiliza a gamificação para criar integração entre participantes, que precisam cumprir metas ligadas à saúde para vencer a “competição”. Eles já realizaram o desafio com as empresas MRV Engenharia, Itambé, Alelo, Falconi, Forno de Minas, Localiza e Dasa.

NATUROLOGIA: O QUE É, PARA QUE SERVE E QUEM FAZ

Com mais de 20 mil usuários, aproximadamente 42% ex- sedentários, muitos melhoraram seu condicionamento físico, além dessa mudança também observaram uma transformação no hábito dos participantes, como diminuição do estresse, melhora do sono, redução de álcool e tabagismo e até relatos de melhorias nos relacionamentos afetivos.

É preciso promover o auto cuidado e o tempo para nós mesmos quando falamos de uma sociedade hiperconectada. São ações que previnem e melhoram condições como o Burnout”

conta Régis Schröder Ramos, psicólogo e sócio da clínica Neuroglia. 

Além do desafio, a startup em parceria com a Neuroglia vai lançar em breve o NeuroVik, com foco em saúde emocional e cognitiva. Dentre os serviços que vão oferecer, está um aplicativo para o aprendizado de mindfulness e meditação de uma forma interativa.

Seguindo a mesma linha do desafio, a plataforma visa incentivar o participante por meio de marcadores que proporcionam uma mensuração e acompanhamento do desenvolvimento da prática. A meditação busca dominar os pensamentos e sentimentos através da respiração profunda e pausada.

CORRER É O MELHOR EXERCÍCIO PARA EMAGRECER?

A prática tem ganhado cada vez mais espaço dentro das empresas por ajudar no gerenciamento do estresse, além de desenvolver a atenção plena, característica muito valorizada no ambiente profissional. “Para as pessoas criarem uma relação saudável com o trabalho é preciso de um trabalho em conjunto com a empresa”, finaliza o especialista.

0 Comentários

Tags mais acessadas