México: descubra quais são as cinco festas tradicionais do país
Menu & Busca
México: descubra quais são as cinco festas tradicionais do país

México: descubra quais são as cinco festas tradicionais do país

Home > Lifestyle > Viagens > México: descubra quais são as cinco festas tradicionais do país

Toda festa típica do país nos mostra um pouco mais sobre a cultura mexicana, com muita dança, música, comida e cores

Além da gastronomia e de praias belíssimas, o México também é referência quando falamos de celebrações, com uma fusão de tradições e costumes, já que os mexicanos possuem influência dos povos pré-colombianos, como os maias e astecas, além dos espanhóis após a colonização. Para eles, tudo é motivo para festejar, o que faz o povo mexicano ser um dos mais alegres do mundo. 

Conheça, a seguir, cinco tradicionais festas do país. Mas, antes, saiba que ao embarcar para o México, é preciso preparar o bolso, pois as buscas por esse destino aumentam no período desses eventos e, consequentemente, aumentam os preços do turismo. 

Cinco festas populares no México

Carnaval

Sim, o carnaval não é exclusivo do Brasil. No México e em outros países, também é possível curtir essa festa que nós, brasileiros, amamos tanto. Porém, na terra do guacamole não é considerado um feriado, já que não é comemorado no país inteiro, mas apenas em algumas regiões, como Veracruz, Mazatlán, Acapulco, Manzanillo, Mérida, Campeche e Villahermosa. O carnaval de Veracruz é uma das celebrações mais famosas do país, atraindo muitos turistas todos os anos.

carnaval
Carnaval no México. | Foto: Reprodução/Vida de Turista.

A celebração acontece em fevereiro e, assim como no Brasil, o evento é marcado por muita cor, música, danças típicas e desfiles com máscaras, fantasias e bandas – sempre lembrando a cultura mexicana.

O carnaval começa com a tradicional “queima do mau humor”, em que um personagem mal-humorado é queimado para que os foliões possam esquecer dos males que causam discórdia na sociedade. Geralmente, o personagem escolhido é conhecido. Em 2017, por exemplo, foi queimada a representação do muro que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criou na fronteira entre os dois países.

carnaval de Veracruz
Muro queimado para dar início ao carnaval de Veracruz. | Foto: Reprodução/G1/Reuters.

O Grito da Independência (El Grito)

É considerada umas das celebrações mais importantes do país. Todo dia 15 de setembro, os mexicanos se reúnem em praças e ruas para realizar a cerimônia do Grito da Independência, na qual uma autoridade – prefeito, embaixador, presidente – puxa um grito de “Viva!” e todos comemoram. 

A festa, geralmente, começa um mês antes da data, com bailes, músicas, fogos de artifício, culinária típica e, claro, com muito verde, branco e vermelho (cores da bandeira do país).

México festas
Celebração do ‘El grito’. | Foto: Reprodução/Rotas de Viagem.

Dia de Nossa Senhora de Guadalupe (la Vírgen de Guadalupe – padroeira do México)

A celebração nacional é comemorada no dia 12 de dezembro, quando foi registrada a primeira aparição da Santa em 1531. A Nossa Senhora de Guadalupe é a Santa padroeira do México e, todos os anos, atrai muitos fiéis à Basílica de Guadulpe, na Cidade do México, para saudá-la. As comemorações costumam iniciar na noite anterior, 11, com Las Mañanitas – o famoso “parabéns pra você”. 

Nossa Senhora de Guadalupe
Procissão para a Santa padroeira do México. | Foto: Reprodução.

Como é um feriado nacional, as manifestações de procissões, representações tradicionais, comidas e ritos religiosos acontecem no país inteiro. 

Festa da Guelaguetza

Também conhecido como Los Lunes del Cerro, acontece no final de julho, no estado de Oaxaca, com vários grupos folclóricos de oito regiões do estado (Los Valles Centraes, La Sierra Juárez, La Cañada, Papaloapna, La Mixteca, A Costa, La Sierra Sur e Istmo de Tehuantepec) que se reúnem para apresentarem suas danças, músicas, roupas e tradições. Além disso, os pratos típicos e os artesanatos são apresentados aos turistas. 

O evento antecede pela chegada dos espanhóis, provando a importância histórica e cultural da população indígena. O nome Guelaguetza é de origem zapoteco e significa “troca recíproca de presentes e serviços”. 

México
Festa da Guelaguetza. | Foto: Reprodução.

Día de Los Muertos

E, por fim, o Día de Los Muertos, o qual é muito bem retratado no filme Viva – A vida é uma festa, da Pixar. As celebrações começam no final de outubro e vão até o começo de novembro, dia 2, que, segundo a crença mexicana, nesse dia, os mortos possuem uma permissão divina para visitar parentes e amigos. Eles celebram a vida e a morte.

Día de Los Muertos
Filme Viva – a vida é uma festa. | Foto : Reprodução.

Com isso, os mexicanos enfeitam suas casas com altares de flores, velas, fotos, sal (representando a purificação) e comida, geralmente o prato preferido de quem se foi. Já nas ruas, acontecem algumas paradas com pessoas vestidas de caveiras, sempre com fantasias e maquiagens bem marcantes. 

México
Altar típico para los muertos. | Foto: Reprodução.

Além das caveiras mexicanas em todos os lugares do país, as caveiras doces (calaveras dulces), feitas de açúcar, água quente e limão, são muito famosas, pois segundo a tradição, quem ofertar uma caveira doce, garante o seu lugar no paraíso.  

E aí, já sabe qual festa popular do México você vai querer participar? 

_____________________
Por Gabriela Ramos – Fala! Metodista

Tags mais acessadas