Meme do caixão: os homens de Gana que dançam em funerais
Menu & Busca
Meme do caixão: os homens de Gana que dançam em funerais

Meme do caixão: os homens de Gana que dançam em funerais

Home > Entretenimento > Cultura > Meme do caixão: os homens de Gana que dançam em funerais

O meme do caixão viralizou recentemente no WhatsApp arrancando risadas de muitas pessoas durante a quarentena. Mas, a pergunta que não quer calar é: por que os homens que carregam o caixão estão dançando em um momento tradicionalmente triste, que simboliza a partida de um ente querido?

meme do caixão
meme do caixão

A história por trás do meme do caixão

O meme é o seguinte: Após mostrar um vídeo em que alguma pessoa tenta, sem sucesso, realizar uma façanha com um final trágico, homens africanos aparecem dançando ao som da conhecida música eletrônica “Astronomia” de Vicetone & Tony Igy, segurando um caixão. Veja o vídeo para entender melhor:

O vídeo que compõe o meme do caixão foi gravado em Gana, um país africano localizado no Golfo da Guiné. Em nossa cultura, os funerais costumam lembrar som da marcha fúnebre, música de Frederic Chopin. Então é natural que estranhemos um funeral em que as pessoas dancem ao lado do caixão.

No entanto, no continente africano, a morte pode ser enxergada como celebração da vida do falecido e um rito de passagem para um lugar melhor, e não necessariamente com o pesar que estamos acostumados. Há diferentes tradições funerárias na Africa e enterros festivos são comuns.

Os carregadores de caixão elevam o ânimo nos funerais de Gana com danças loucas. As famílias pagam cada vez mais dinheiro pelos seus serviços para que possam se despedir de seus entes queridos dessa forma

Disse o agente funerário Benjamin Aidoo a BBC News em 2017

A performance dos dançarinos vai de acordo com o que o cliente preferir, pode ser animado, uma peça teatral ou até algo mais discreto. O custo para contratar os serviços da empresa pode chegar até R$ 80 mil reais, normalmente apenas as famílias ricas de Gana contratam o serviço.

Confira um vídeo mostrando a dança original dos carregadores de caixão em Gana:

Outra curiosidade é que, antes da cultura da dança funerária ser instaurada na Africa, alguns países do continente já possuíam costumes diferentes dos nossos: eles possuem caixões alegóricos, feito no formato de algo representativo para o falecido. Confira:

_______________________________________________
Por Redação Fala! e colaboração de Leonardo Almeida (UFBA)

Tags mais acessadas