terça-feira, 19 março, 24
HomeMercadoMedicina veterinária: o que você precisa saber antes de iniciar o curso

Medicina veterinária: o que você precisa saber antes de iniciar o curso

Saber qual curso seguir após terminar o Ensino Médio é uma questão comum entre os estudantes do 3° ano. Se, em algum momento, a ideia de fazer o curso de medicina veterinária passou pela sua cabeça, descubra o que você precisa ter para ser um médico veterinário e quais passos seguir para ingressar na carreira!

faculdade de veterinaria
Ser veterinário exige muito carinho e paciência. | Foto: Freepik.

A medicina veterinária é a ciência dedicada ao estudo, prevenção e tratamento das doenças dos animais. É uma carreira ampla, com um campo de atuação que vai do acompanhamento da saúde de animais de estimação até o controle de doenças em populações de grandes animais silvestres.

O Brasil é um dos países que concentra o maior número de veterinários no mundo: são aproximadamente 5 mil profissionais formados por ano. É muita coisa né?! Consequentemente, o número de Pet Shops não para de crescer.

Medicina veterinária

Gostar de bichos, com certeza, é o primeiro passo para o profissional da área, porém esse não é o único atributo que um veterinário precisa ter. Por isso, separamos alguns traços que fazem parte da rotina da medicina veterinária. Confira!

Controle emocional

O profissional precisa lidar diariamente com questões emocionais que podem aflorar a qualquer momento em virtude dos animais que possam estar com problemas de saúde. Casos como traumatismos ou feridas expostas são extremamente recorrentes, sejam acidentais ou por conta de maus-tratos, e normalmente geram comoção. Ter sangue frio (para analisar os casos de forma imparcial e encontrar a melhor saída médica), jogo de cintura e controle emocional fazem parte do perfil do médico veterinário.

Disponibilidade e prestatividade

Assim como nas outras áreas, situações emergenciais podem ocorrer frequentemente. Logo, o profissional precisa estar atento e disposto para deslocar-se caso precise.

Comprometimento

Esta é uma carreira que demanda paixão, responsabilidade e sacrifícios. A jornada pode ser difícil e cansativa, desde a faculdade até o mercado de trabalho. Como tudo na vida, é preciso ter amor, paciência e certeza do caminho certo a seguir.

Estudos complementares

Durante a graduação, certamente terá disciplinas como Anatomia, Histologia e Patologia, entre muitas outras que te tornarão um profissional capacitado. Quem deseja seguir nesta profissão deve estar ciente de que deve ir além dos estudos propostos dentro da sua área de atuação.

Desenvolver habilidades de comunicação e estudar alguma língua estrangeira, administração e/ou marketing pode agregar bastante à sua carreira. Estar constantemente em contato com pessoas, participar de negociações e congressos internacionais e gerenciar suas próprias finanças e atividades é fundamental.

Mercado e remuneração

Como já citado, o setor pet no Brasil vem crescendo cada vez mais. O mercado profissional é bastante amplo e oferece possibilidades de trabalho diversificadas. Segundo o CFMV, o número de áreas de atuação é superior a 80, ou seja, oportunidades não faltam.

O piso salarial é de R$ 2000, enquanto a média de remuneração é avaliada em R$ 4.042,87. Contudo, as possibilidades de renda são ilimitadas e de acordo com o que você se propõe a fazer. Identificou-se, mas ainda está curioso para saber como é a vida do estudante de medicina veterinária? Confira abaixo mais informações!

Grade curricular do curso de medicina veterinária

O curso de Medicina Veterinária é do tipo Bacharelado e tem duração de 5 anos. A graduação é composta por disciplinas das Ciências Biológicas, e a carga horária costuma ser intensa: além das aulas teóricas, o aluno entrará em contato com atividades práticas em hospitais veterinários, laboratórios e até fazendas.

Algumas disciplinas que você poderá encontrar no curso de Medicina Veterinária são: Anatomia, Anestesiologia, Animais Silvestres, Biologia, Bioquímica, Diagnóstico por Imagem, Direito e Legislação, Direitos Humanos, Economia e Administração de Serviços Veterinários, Enfermidades Parasitárias, Epidemiologia Veterinária, Farmacologia, Fisiologia, Histologia, Genética, Histologia, Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal, Legislação Aplicada à Medicina Veterinária, Microbiologia, Imunologia, entre outras.

Curso de medicina veterinária

A Aport Educacional é uma empresa de educação especializada em ensino, ancorada em soluções inovadoras. Oferece cursos de qualidade de graduação e pós-graduação, além de cursos técnicos​, com um ensino semipresencial de qualidade a preço justo. O curso de medicina veterinária proporciona um aprendizado eficaz para o profissional a fim de prevenir, diagnosticar, tratar e garantir o bem-estar e saúde dos animais.

Dentre as áreas de atuação estão: defesa sanitária animal, vigilância sanitária animal, vigilância ambiental, consultoria em impactos ao meio ambiente e produção animal, clínica e cirurgia.

Além disso, a Aport Educacional oferece uma clínica própria onde os alunos podem fazer estágio e assim garantir uma aprendizagem completa e inovadora. Se você se encaixa no perfil de veterinário e possui vocação, invista em você. O caminho é longo, mas muita dedicação e esforço farão de você um profissional de sucesso na área de medicina veterinária.

___________________________________
Por Marianne Xavier – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul