Malawi: veja cinco curiosidades sobre o país africano
Menu & Busca
Malawi: veja cinco curiosidades sobre o país africano

Malawi: veja cinco curiosidades sobre o país africano

Home > Lifestyle > Viagens > Malawi: veja cinco curiosidades sobre o país africano

O Malawi, assim como muitos países do continente africano, é pouco conhecido pelos brasileiros. No entanto, isso não reduz o fato que este país esconde em seu território muitas paisagens lindas, além de histórias fascinantes. Para te ajudar a conhecer um pouquinho mais sobre este país, fizemos um artigo com 5 curiosidades sobre a região.

Principais fatos sobre o Malawi

Mapa do Malawi
Mapa do Malawi. | Foto: Wikimedia.
  • Capital: Lilongwe
  • População: 17.563.749
  • Língua: Inglês e Chewa
  • Tamanho: 118.484 km²
  • Moeda: Kwacha do Malawi

5 curiosidades sobre o Malawi

O país das chamas nas águas

nascer do sol
Nascer do sol no Lago Malawi. | Foto: Pixabay.

Um fato interessante sobre a região é o significado do nome do país. A palavra é oriunda de uma das línguas nativas da região cujo significado é algo próximo de “chama nas águas”. Pode parecer um nome estranho, mas existe uma explicação para isso.

A origem do termo está relacionada ao pôr do sol no lago Nyasa (nome pelo qual o Lago Malawi é conhecido no país). As chamas seriam nada mais, nada menos que o reflexo dos raios do sol na superfície das águas do lago durante o poente.

Um país sem costa marinha

Malawi praias
Apesar de não ter costa marinha, o país tem praias lindas. | Foto: Pixabay.

O Malawi é um dos vários países que não possuem nenhuma saída para o mar, assim como a Suíça, a Áustria e o Paraguai. O país africano se encontra espremido entre seus outros vizinhos: Moçambique a leste, Zâmbia a oeste e Tanzânia ao norte. Esta última nação também não possui saída para o oceano.

Os Grandes Lagos Africanos

lago malawi
Menino navegando no Lago Malawi. | Foto: Pixabay.

O país não possui costa marítima, porém possui uma imensa costa no Lago Malawi. Este imenso lago faz parte do conjunto dos Grandes Lagos Africanos e é considerado o 6º lago mais profundo do mundo, com cerca de 700m de profundidade.

O Lago Malawi possui em suas águas uma variedade de 500 a 1.000 espécies de peixes. Por sinal, você já deve ter visto algum destes animais em aquários aqui no Brasil. Pois os ciclídeos, peixes nativos do lago, são extremamente populares.

Dois patrimônios da Unesco

áfrica
Ciclídeos, peixes endêmicos do Lago Malawi. | Foto: Pixabay.

Uma curiosidade que muitos podem desconhecer sobre o Malawi é que o país possui dois locais tombados como Patrimônios Mundiais pela Unesco: o Parque Nacional do Lago Malawi/Niassa e a Arte Rupestre de Chongoni.

O Parque Nacional fica na ponta sul do lago e foi considerado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1984. Esse parque visa preservar a biodiversidade específica do lago, que conta com inúmeras espécies endêmicas (que só são encontradas lá).

As Pinturas Rupestre de Chongoni estão localizadas na região central do país e foram consideradas Patrimônio Mundial pela Unesco em 2006. Elas são um importante registro das primeiras populações humanas que habitaram a região durante o Paleolítico Superior.

Um país pacífico

continente africano
Bandeira do país. | Foto: Wikimedia.

O Malawi é um dos países mais pacíficos da África e do mundo. Segundo os dados do Global Peace Index 2020, elaborado pela Vision Humanity, ele está na 59ª posição. Este posicionamento pode não parecer o melhor, porém ele está à frente da França (66) e do Brasil (126).

Dentre os critérios analisados pelo ranking, o Malawi se saiu muito bem em aspectos relacionados à instabilidade política, boas relações com os vizinhos, segurança, além de participação em conflitos externos ou internos.

______________________________
Por Jefferson Ricardo – Fala! Universidade Federal de Pernambuco

Tags mais acessadas