Na última quinta-feira (22) o Presidente da França, Emmanuel Macron, se manifestou sobre as queimadas e o desmatamento da Amazônia, que vem sendo foco de preocupação mundial. Macron notificou que o assunto irá ser debatido no G7, que ocorrerá no próximo fim de semana.
O Presidente Jair Bolsonaro comentou a decisão de Macron em seu Twitter e seu filho, Eduardo Bolsonaro, publicou um vídeo que ofende o Presidente da França. Diversos famosos se manifestaram sobre as queimadas e ocorrerão protestos em todo o Brasil em prol da Amazônia a partir de hoje (23) em diversos Estados.
A NASA publicou uma foto no último dia 20 mostrando a fumaça das queimadas via satélite.
SATELITE DA NASA DETECTA PERIGO NA AMAZÔNIA E BOLSONARO COMENTA QUEIMADAS
Macron diz que queimadas na Amazônia são crise internacional
O Presidente da França, Emmanuel Macron, se pronunciou em seu Twitter sobre as queimadas que vem acontecendo na Floresta Amazônica e que o assunto deve ser discutido no próximo encontro do G7, que ocorrerá nesse fim de semana em Biarritz, no sudoeste francês.
O QUE NÃO TE CONTARAM SOBRE AS QUEIMADAS
Nossa casa queima. Literalmente. A Amazônia, o pulmão do nosso planeta que produz 20% do nosso oxigênio, está em chamas. É uma crise internacional. Membros do G7, vejo vocês em dois dias para falar sobre esta emergência.
Diz a publicação de Macron no Twitter
O que é o G7?
O G7, ou Grupo dos Sete, é um grupo internacional composto por: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, embora a União Europeia também esteja representada e tem por objetivo discutir questões de interesse mundial.
Foto publicada por Macron é de 1989
De acordo com a Folha, a imagem compartilhada pelo Presidente Francês é de um incêndio que ocorreu na Floresta Amazônica em 1989, cujo a foto foi tirada pelo jornalista Loren McIntyre, que morreu em 2003. Outros famosos também compartilharam fotos antigas incluindo Leonardo DiCaprio, Cristiano Ronaldo e Gisele Bundchen.
DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA: APÓS BOLSONARO, QUEIMADAS AUMENTAM EM 82%
Apesar das fotos não serem atuais, a divulgação dos famosos ajudou na repercussão dos incêndios e chamou atenção dos governos para o desmatamento da Amazônia, que aumentou em 82% em relação ao mesmo período em 2018 segundo dados do INEP.
Bolsonaro diz que Macron deseja ter ganhos políticos pessoais
O Presidente da República, Jair Bolsonaro, comentou em seu twitter sobre o apelo de Emmanuel Macron sobre as questões ambientais do Brasil, acusando-o de sensacionalismo e que a sugestão de Macron de convocar o G7 evoca “mentalidade colonialista descabida no século XXI”
Eduardo Bolsonaro publica vídeo que fala que Macron é idiota
Indicado a embaixador do Brasil pelo seu pai, o Presidente Jair Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL) divulgou em sua rede social um vídeo dizendo que Macron é idiota e provoca o francês, deixando um ‘recado’ para ele.
Macron é um idiota, porque ao invés de se preocupar com a própria população, ele está preocupado em lacrar na mídia e governar a partir de burocratas. Graças a Deus, o Brasil está fora desse caminho. Por essa e outras que o Bolsonaro foi eleito
Frase retirada do vídeo compartilhado por Eduardo Bolsonaro
A indicação de Eduardo ao cargo de embaixador ainda não foi formalizada pelo Palácio do Planalto e precisa do aval do Senado para se concretizar.
ONDA DE CALOR GERA DEBATE SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Secretário geral da ONU faz apelo a Amazônia
António Guterres, secretário geral da ONU, também se manifestou sobre os incêndios recorrentes na Floresta Amazônica, dizendo que a Amazônia precisa ser protegida:
Estou profundamente preocupado com os incêndios na floresta amazônica. No meio da crise climática global, não podemos permitir mais danos a uma fonte importante de oxigênio e biodiversidade. A Amazônia deve ser protegida.