Mac Jones: Uma nova era para o New England Patriots
Menu & Busca
Mac Jones: Uma nova era para o New England Patriots

Mac Jones: Uma nova era para o New England Patriots

Home > Notícias > Esporte > Mac Jones: Uma nova era para o New England Patriots

No NFL Draft de 2000, o New England Patriots selecionou com a escolha de número 199, um Quarterback chamado Tom Brady. Por quase duas décadas, Brady foi o rosto da franquia, levando-a a nada mais nada menos que seis títulos de Super Bowl. Vinte e um anos depois, Bill Bellichick escolheu seu primeiro Quarterback de primeira rodada em Mac Jones, o qual foi nomeado o titular na Semana 1 da temporada que se aproxima, dando início a uma nova era em New England.

Mac Jones, novo QB titular do New England Patriots.
Mac Jones, novo QB titular do New England Patriots. | Foto: Fã Clube Patriotas.

Do High School para o NFL Draft: a trajetória de Mac Jones

Michael McCorkle Jones, ou apenas, Mac Jones, nasceu em 5 de setembro de 1998, na cidade de Jacksonville, no norte da Flórida. Vindo de uma família de atletas, muito ligados ao tênis, Jones se encantou por outro esporte quando ainda tinha apenas cinco anos de idade: o futebol americano.

Mac Jones cresceu jogando o esporte mais popular dos Estados Unidos e quando chegou no Ensino Médio, se destacou na posição de Quarterback, jogando na The Bolles School, escola de sua terra natal. O seu bom desempenho atraiu os olhares de alguns dos maiores programas de futebol universitário do país, sendo classificado como Recruta Quatro Estrelas pela Rivals, ESPN e 247 Sports.

Inicialmente, se comprometeu com a Universidade de Kentucky, mas ao receber uma oferta da Universidade do Alabama, optou por trocar os Wildcats pelo Crimson Tide. Mac Jones foi para a faculdade antes mesmo de concluir o Ensino Médio, mas não chegou a jogar em 2017, seu ano de calouro.

Em 2018, atuou em 14 dos 15 jogos, mas a maioria como Holder no Time de Especialistas. Porém, em um de seus poucos momentos como Quarterback naquela temporada, conectou um Touchdown de 94 jardas com Jaylen Waddle (atualmente no Miami Dolphins) contra Louisiana, sendo este o segundo TD mais longo da história de Alabama.

No ano seguinte, Tua Tagovailoa (também jogador do Miami Dolphins) era o Quarterback titular do Crimson Tide, enquanto Mac Jones era o reserva imediato. Porém, na metade daquela temporada, Tua sofreu uma grave lesão no quadril, a qual o tirou do restante do ano no College Football, mas como diria o outro: “O azar de um homem, é a oportunidade de outro”.

Mac Jones assumiu o comando do ataque de ‘Bama’, na segunda metade da temporada e não decepcionou, apesar da não ida de Alabama aos Playoffs. Em 2019, foram 1503 jardas aéreas e 14 Touchdowns em 11 jogos, assegurando seu nome como o titular para a temporada de 2020, após a ida de Tua Tagovailoa para o NFL Draft, mesmo sendo considerado por muitos fãs e analistas, uma incógnita chegando para o início de seu terceiro ano no futebol americano universitário.

Mac Jones atuando por Alabama
Mac Jones atuando por Alabama. | Foto: Reprodução.

No ano passado, Mac Jones foi a peça central daquele que pode ser chamado de ‘melhor ataque da história do futebol americano’. Com Steve Sarkisian como seu Coordenador Ofensivo, Alabama tinha em seu ataque nomes como DeVonta Smith (vencedor do Highsman), Jaylen Waddle e Najee Harris, que contribuíram para a incrível média de 49 pontos por jogo. Porém, um dos grandes nomes da unidade também foi Mac Jones, que terminou o ano com números espetaculares.

Foram 4500 jardas aéreas, 41 Touchdowns e apenas 4 interceptações, em uma temporada que Alabama foi a campeã nacional. Se não bastasse o grande ano que teve em 2020, Mac Jones ainda foi o vencedor do Davey O’Brian, prêmio dado ao melhor QB; do Johny Unitas Golden Arm, prêmio dado ao QB mais completo em relação ao seu desempenho em campo, mas também por suas ações fora dele; e do Manning Award, troféu também dado ao melhor QB da temporada, contando suas performances nos Bowls de pós temporada. Além destas conquistas, Jones ainda foi finalista do Highsman, perdendo apenas para o seu companheiro de equipe, DeVonta Smith.

Após uma temporada singular, Mac Jones se declarou para o NFL Draft de 2021 e muito se especulava: para onde iria o melhor Quarterback da última temporada do College Football? Imaginava-se que poderia ser San Francisco, Chicago, Washington, ou até mesmo New England. Com a 15ª escolha geral, o New England Patriots escolheu o seu primeiro Quarterback de primeira rodada desde Drew Bledsoe em 1993. De fato, novos tempos se iniciavam na Nova Inglaterra.

Prazer, Mac Jones: O novo QB titular dos Patriots

Jones após ser draftado pelos Patriots em 2021 (Foto: Quinto Quarto)
Mac Jones após ser draftado pelos Patriots em 2021. | Foto: Quinto Quarto.

Entrando na temporada de 2021 da NFL que começa na próxima semana, nenhum assunto era mais comentado nos portais dos Patriots do que a disputa entre Mac Jones e Cam Newton. De um lado, um novato vindo de um consagrado programa como o de Alabama, e que teve uma temporada muito acima da média em 2020. Do outro, um veterano que conta com um MVP em sua bagagem, mas que está em acentuada queda nos últimos anos.

Newton foi o titular na última temporada de New England, mas não deixou uma boa impressão após demonstrar muita imprecisão nos passes ao longo de todo o ano. Porém, a impressão passada por Bill Bellichick no início da pré temporada era de que a experiência falaria mais alto e Cam, no mínimo, começaria o ano na NFL como titular.

Mas bastaram os jogos de pré temporada começar, para ter certeza de que Newton não seria titular. O veterano apresentou os mesmo problemas em seu jogo, enquanto o jovem Mac Jones mostrou muita maturidade e teve um grande desempenho ao longo dos jogos preparatórios.

Fora o desempenho em campo, um fator viria a prejudicar Cam Newton: o extracampo. Após quebrar os protocolos de Covid-19 da NFL, sendo um jogador que optou por não se vacinar, foi obrigado a ficar alguns dias afastados das instalações dos Patriots, enquanto Jones seguia jogando e impressionando a comissão técnica. O resultado não poderia ser outro: Bill Bellichick dispensou Cam Newton e nomeou Mac Jones como o Quarterback titular de New England na Semana 1.

Um recruta Quatro Estrelas, que jogou por Alabama e foi escolhido na primeira rodada da NFL, agora terá a oportunidade de comandar o ataque de uma das franquias mais vencedoras do futebol americano. Não se sabe até onde Mac Jones pode chegar, mas um fato é indiscutível neste momento: uma nova era se inicia no New England Patriots.

*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala! Universidades. Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_______________________________________________

Por Filipe Saochuk – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas