quarta-feira, 24 abril, 24
HomeEsporteLibertadores 2021: Palmeiras é tricampeão da competição

Libertadores 2021: Palmeiras é tricampeão da competição

O Verdão bateu o Flamengo por 2×1, com um gol de Deyverson já na prorrogação

Palmeiras conquistou sua terceira Libertadores.
Palmeiras conquistou sua terceira Libertadores. | Foto: Cesar Greco.

No último sábado (27), foi realizada a grande final da Libertadores de 2021 entre Palmeiras e Flamengo. E ao contrário de todas as estatísticas que apontavam o rubro-negro carioca como grande favorito ao título, o alviverde conseguiu a vitória por 2×1, em mais uma aula tática do técnico português Abel Ferreira, que deixou seu futuro em aberto após a conquista.

Com o título, o Palmeiras se juntou a Santos, São Paulo e Grêmio como os únicos tricampeões brasileiros da Libertadores. Agora, o time segue em busca do tão sonhado Mundial de Clubes, que acontece em fevereiro de 2022, já sob a presidência de Leila Pereira, a primeira mulher a presidir o clube em toda sua história.

Além disso, o Palmeiras se tornou o primeiro time na história a conquistar duas Libertadores no mesmo ano, a primeira contra o Santos em 30 de janeiro, e agora contra o Flamengo. E Abel Ferreira se juntou a um seleto grupo de treinadores que venceram a principal competição da América Sul de forma consecutiva, se juntando à sua maior referência como técnico, Telê Santana, que conseguiu o feito pelo São Paulo em 1992 e 1993.

A campanha do Palmeiras na Libertadores 2021

Principal goleiro do Brasil nos últimos anos, Weverton teve mais uma campanha de destaque na competição.
Principal goleiro do Brasil nos últimos anos, Weverton teve mais uma campanha de destaque na competição. | Foto: Cesar Greco.

Campeão da última Libertadores, o Palmeiras era cabeça de chave no grupo A, junto do Defensa y Justicia, Independiente Del Valle e Universitario, de Argentina, Equador e Peru, respectivamente. Na primeira rodada, contra o time peruano, uma vitória por 3×2, com um gol de Renan no último lance. Na segunda partida, jogando em casa, um ótimo 5×0 contra o time equatoriano.

Na terceira rodada, mais uma vitória, agora por 2×1, contra o Defensa y Justicia, seu algoz na Recopa, ambos os gols foram marcados por Rony. Na partida seguinte, a quarta vitória seguida, agora contra o Del Valle, por 1×0, jogando na altitude, com um gol de pênalti convertido por Raphael Veiga.

Na penúltima rodada, veio a única derrota do time na Libertadores 2021 até aqui, jogando em casa contra o Defensa y Justicia, o time saiu derrotado por 4×3, em um jogo muito movimentado. Na última partida da fase de grupos, o time goleou novamente, agora o Universitario, em uma excelente partida da equipe alviverde, onde o jogo terminou 6×0.

Dudu voltou ao Palmeiras e decidiu as partidas contra São Paulo e Atlético-MG.
Dudu voltou ao Palmeiras e decidiu as partidas contra São Paulo e Atlético-MG. | Foto: André Penner/Reuters.

Nas oitavas de final, o sorteio colocou o Palmeiras frente a frente com o Universidad Catolica, do Chile. E com duas vitórias por 1×0, o time se classificou para as quartas de final, na primeira partida, o gol alviverde foi marcado por Raphael Veiga, de pênalti, já na partida de volta, o gol foi marcado por Marcos Rocha.

Nas quartas de final, um clássico estadual contra o São Paulo, time que o Palmeiras nunca havia eliminado na Libertadores. Na partida de ida, um empate por 1×1, onde Patrick de Paula marcou um gol de falta e garantiu o empate. No jogo de volta, o time comandado por Abel Ferreira goleou o rival por 3×0, com gols de Raphael Veiga, Dudu, e novamente Patrick de Paula.

Nas semifinais, o time enfrentou o Atlético Mineiro, atual líder do Brasileirão, e o primeiro jogo, no Allianz Parque, terminou em 0x0, em uma partida muito abaixo do nível técnico esperado. Já na partida de volta, no Mineirão, o time mineiro saiu na frente com Eduardo Vargas, mas 10 minutos depois, após a entrada de Gabriel Veron, o time paulista empatou em uma jogada inteligente do camisa 27, que deixou Dudu na cara do gol, e o ídolo palmeirense não desperdiçou a chance.

O jogo do título

Veiga, palmeirense desde a infância, marcou um dos gols da final da Libertadores 2021.
Veiga, palmeirense desde a infância, marcou um dos gols da final da Libertadores 2021. | Foto: Juan Mabromata/AFP.

Às 17h do sábado, rolou a bola para a grande decisão da Libertadores 2021, e não demorou muito para a rede balançar, porque após um lançamento espetacular de Gustavo Gómez para Mayke, o camisa 12 do Palmeiras, que fez uma excelente partida substituindo o suspenso Marcos Rocha, achou Raphael Veiga sozinho no meio da área e o camisa 23 chutou a bola para o fundo do gol, abrindo o placar logo aos 6 minutos do primeiro tempo.

Foi aí que Abel Ferreira entrou na mente de Renato Gaúcho, abrindo o placar cedo e quebrando toda a estratégia do treinador rubro-negro. Tanto que no primeiro tempo, o Flamengo deu apenas uma finalização no gol de Weverton, depois dos 40 minutos, quando Arrascaeta chutou para uma boa defesa do camisa 21 palmeirense.

Mas na segunda etapa, a coisa mudou, logo no início, Gabigol desperdiçou uma chance que colocaria o time carioca de volta no jogo. Até que aos 27 minutos, o próprio camisa 9 tabelou com Arrascaeta e conseguiu empatar o jogo, em um chute defensável no contrapé do goleiro do Palmeiras e da Seleção Brasileira.

Deyverson marcou o gol do título na prorrogação da Libertadores 2021.
Deyverson marcou o gol do título na prorrogação da Libertadores 2021. | Foto: Juan Mabromata/AFP.

Com o empate no tempo normal, a grande decisão foi para a prorrogação, e Abel Ferreira fez mais uma daquelas mexidas que todo mundo reclama, mas no final dá certo. Pois aos 5 minutos da primeira etapa, após uma falha grotesca de Andreas Pereira, Deyverson roubou a bola e finalizou na saída de Diego Alves, assim, marcando o gol do título alviverde, o gol do tri.

Ainda no final do tempo complementar, a torcida do Palmeiras ainda comemorou o gol inexistente de Danilo Barbosa, onde a bola passou raspando a trave de Diego Alves. Com isso, a partida acabou e o Verdão conquistou o Tri da Libertadores, conquistando seu sexto título de primeiro escalão em seis anos, sendo dois Brasileirões, duas Copas do Brasil e duas Libertadores, isso de 2015 pra cá.

______________________________________________________

Por Leonado Pignatari – Fala! PUC-SP

ARTIGOS RECOMENDADOS